Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito participa da assinatura de convênio que implantará sinalização noturna no Porto de Cabedelo
25/8/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana participou, nesta segunda-feira (24), da solenidade de assinatura de um convênio celebrado entre a União e o Governo do Estado para a liberação de R$ 3 milhões que possibilitará o fornecimento e implantação de novos equipamentos de sinalização náutica para o Porto de Cabedelo, gerido pela Companhia Docas da Paraíba, viabilizando, assim, seu funcionamento 24 horas. 

A cerimônia ocorreu no Palácio da Redenção, sede do Governo Estadual, em João Pessoa, e marcou também a visita do ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SPPR), Edinho Araújo, ao Estado. O convênio nº 816196/2015, celebrado entre a SPPR e a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), vai garantir a extensão das atividades de atracação de navio e funcionamento do cais.

O prefeito Leto Viana comentou a iniciativa e destacou a importância das intenções de investimento no Porto e na cidade de Cabedelo. 

"Apesar da crise política e financeira que assola o país, é bem clara a intenção do ministro Edinho de oportunizar novos investimentos que visam o  desenvolvimento do Porto de Cabedelo. E é muito importante criar situações de investimentos, sejam eles públicos ou em parceria com iniciativa privada. Portanto, faremos o que puder, dentro da realidade do nosso município, nos articulando com os Governos Estadual e Federal, para que possamos dar incentivos fiscais e melhorar a infraestrutura da cidade, com o objetivo de atrair a chegada de investidores que impulsionem a nossa economia”. 

O ministro Edinho Araújo afirmou que as intenções do Governo Federal com a política de investimento no setor portuário têm o objetivo de tornar os portos brasileiros mais competitivos.

"Para a economia, os Portos são fundamentais em qualquer país do mundo e, aqui no Brasil, não seria diferente. Noventa e cinco por cento do que se importa e se exporta no Brasil passa por eles. E a Paraíba, através do Porto de Cabedelo, está incluída nessa movimentação. Daí a importância desse Porto, que é quase centenário, para o Estado e para o País. Esse convênio vai melhorar a sinalização , proporcionando um maior tempo de operação”. 

Acesso ao Porto - No último dia 13, o prefeito Leto Viana autorizou o projeto de Pavimentação e Drenagem das ruas de acesso ao Porto de Cabedelo. Serão seis vias beneficiadas através de emendas parlamentares e contrapartida da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC).

Ao todo, foram destinados R$ 7.155.600,00 do Ministério das Cidades, oriundos de emendas parlamentares. As obras terão execução da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com projeto urbanístico assinado pela Secretaria de Habitação, e devem começar tão logo sejam concluídos os processos licitatórios. 

O projeto prevê obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica de 2.107,823 metros de vias de acesso ao Porto de Cabedelo, em especial das ruas Coronel José Teles, Francisco Serafim, Santa Catarina, Conde Augusto Chericate, Rua Projetada e Travessa do Mercado de Artesanato.

Presenças - Além das autoridades supracitadas, estavam presente à  solenidade: o governador Ricardo Coutinho; a vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano; o presidente do Tribunal de Justiça, des. Marcos Cavalcanti; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo; o Capitão dos Portos da Paraíba, comte. Valdinei Ciola; o secretário estadual da Infraestrura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo; o deputado federal Damião Feliciano (PDT); o deputado estadual Artur Cunha Lima Filho (PRTB); e o vereador de Cabedelo, José Pereira (PSB), dentre diversas autoridades do Estado.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180