Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Policlínica lembra Dia Nacional de Combate ao Fumo com ações e serviços à população nesta sexta-feira
25/8/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet



O Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart – Policlínica realiza nesta sexta-feira (28) o Dia D da Campanha Municipal contra o Tabagismo. A ação integra o calendário de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto, e visa conscientizar a população contra os perigos do tabagismo e alertar acerca das doenças causadas pelo vício. 

As atividades acontecem na Policlínica, das 8h às 11h, e vão contar com a participação de uma equipe multidisciplinar que realizará aferição de pressão, exame de tipo sanguíneo e espirometria para usuários do fumo, entre outros serviços.

De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos não transmissíveis da Vigilância em Saúde de Cabedelo, Patrícia Maria de Oliveira, o momento é importante para a apresentação e divulgação dos serviços de combate ao tabagismo no município.

“Estaremos reforçando as informações referentes às atividades do Centro de Referência para Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF), que funciona na Policlínica, como também o comprometimento de todas as nossas Unidades de Saúde da Família na abordagem aos usuários do fumo”. 

Craft – A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O tratamento oferecido pelo Centro faz com que 35% dos fumantes abandonem o vício. Atualmente, o Centro recebe em média 30 pacientes por mês, um número baixo, considerando a quantidade de fumantes e o alto índice de enfermidades relacionadas ao tabagismo que são diagnosticados no município.

O CRATF realiza dois tipos de tratamento: o tratamento por BUP (nome comercial do medicamento cloridrato de bupropiona), através de antidepressivos, que tem efeito de auxiliar no abandono do cigarro; e o tratamento por reposição de nicotina, através de adesivos e até chicletes, que diminuem os efeitos da síndrome de abstinência.

O Centro funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.

Sobre o tabagismo- O Tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a enfermidade que provoca o maior número de óbitos evitáveis. No Brasil, responde pelo gasto anual de bilhões de reais para o tratamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e de vários tipos de câncer.

É uma doença que atinge o dependente tanto do ponto de vista bioquímico como comportamental, que leva-o ao vício e, consequentemente, requer uma abordagem terapêutica multidisciplinar. 

O fumo, além de desperdício financeiro, provoca dependência, mau hálito, impotência sexual, aborto, falta de fôlego, infarto, envelhecimento precoce, cegueira e câncer.

Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180