Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Policlínica lembra Dia Nacional de Combate ao Fumo com ações e serviços à população nesta sexta-feira
25/8/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet



O Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart – Policlínica realiza nesta sexta-feira (28) o Dia D da Campanha Municipal contra o Tabagismo. A ação integra o calendário de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto, e visa conscientizar a população contra os perigos do tabagismo e alertar acerca das doenças causadas pelo vício. 

As atividades acontecem na Policlínica, das 8h às 11h, e vão contar com a participação de uma equipe multidisciplinar que realizará aferição de pressão, exame de tipo sanguíneo e espirometria para usuários do fumo, entre outros serviços.

De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos não transmissíveis da Vigilância em Saúde de Cabedelo, Patrícia Maria de Oliveira, o momento é importante para a apresentação e divulgação dos serviços de combate ao tabagismo no município.

“Estaremos reforçando as informações referentes às atividades do Centro de Referência para Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF), que funciona na Policlínica, como também o comprometimento de todas as nossas Unidades de Saúde da Família na abordagem aos usuários do fumo”. 

Craft – A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O tratamento oferecido pelo Centro faz com que 35% dos fumantes abandonem o vício. Atualmente, o Centro recebe em média 30 pacientes por mês, um número baixo, considerando a quantidade de fumantes e o alto índice de enfermidades relacionadas ao tabagismo que são diagnosticados no município.

O CRATF realiza dois tipos de tratamento: o tratamento por BUP (nome comercial do medicamento cloridrato de bupropiona), através de antidepressivos, que tem efeito de auxiliar no abandono do cigarro; e o tratamento por reposição de nicotina, através de adesivos e até chicletes, que diminuem os efeitos da síndrome de abstinência.

O Centro funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.

Sobre o tabagismo- O Tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a enfermidade que provoca o maior número de óbitos evitáveis. No Brasil, responde pelo gasto anual de bilhões de reais para o tratamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e de vários tipos de câncer.

É uma doença que atinge o dependente tanto do ponto de vista bioquímico como comportamental, que leva-o ao vício e, consequentemente, requer uma abordagem terapêutica multidisciplinar. 

O fumo, além de desperdício financeiro, provoca dependência, mau hálito, impotência sexual, aborto, falta de fôlego, infarto, envelhecimento precoce, cegueira e câncer.

Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180