Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semana da Educação Infantil encerra atividades com brincadeiras e piquenique
26/8/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, encerrou nesta terça-feira (25) a I Semana de Educação Infantil realizada no município. O evento, que começou no último dia 20, marcou as comemorações do Dia Nacional da Educação Infantil – 25 de agosto, e contou com programações localizadas em Unidades de Ensino Infantil da Rede Municipal.

A Semana, que teve como tema “Direito da criança: conquista e compromisso de todos”, foi destinado a mobilizar e envolver o segmento da educação infantil em atividades pedagógicas, dentro e fora das escolas, e, também, pais e comunidades para a consciência sobre a importância da educação infantil. 

Ao todo, participaram das atividades – que envolveram palestras, circuitos lúdicos, caminhadas nos bairros, oficinas e rodas de conversa – cerca de 1.500 alunos e 200 profissionais das nove creches e 11 pré-escolas. 

“A Semana foi uma iniciativa que promoveu o fortalecimento da parceria entre a família e a creche/escola, incentivou os profissionais a ousarem na diversificação das atividades oferecidas às crianças e, principalmente, promoveu um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. Também buscou valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, que organiza tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz”, avalia a coordenadora de Educação Infantil da Seduc, Nadja Santos. 

Na manhã desta terça-feira (25), a Creche Santa Catarina e a Escola Edézio Rezende se uniram, na praça do bairro Jardim Manguinhos, para um circuito de brincadeiras. A Edézio ainda realizou um piquenique e apresentação de malabares.

“A realização da Semana foi de extrema importância, pois o segmento da Educação Infantil representa a base de todo processo educativo. Comemorar com os alunos nas escolas e estar mostrando para a comunidade o nosso trabalho é essencial para que eles percebam a importância dessa atividade no dia a dia na vida dos filhos deles. Portanto, a comemoração envolve desde o trabalho até a divulgação e mostra de nossas atividades”, destacou a supervisora pedagógica da Creche Santa Catarina, Cecilia Beatriz.

Os 80 alunos e equipe de professores e auxiliares da Creche Santa Catarina participaram intensamente da Semana. Nesse período, foram realizadas apresentações teatrais com o grupo de professoras, auxiliares e cuidadoras; palestra para os pais com psicóloga da equipe da inclusão sobre limites; atividades recreativas dentro da creche, pit stop para divulgar a Semana da Educação Infantil pelo bairro e uma caminhada na segunda-feira (24) com a participação de todas as crianças da creche, com cartazes confeccionados por eles e pelas professoras para divulgar a Semana e a importância desse segmento.

Já a Escola Edézio Resende recebeu durante a Semana apresentações teatrais com professoras caracterizadas com personagens do mundo infantil contando historinhas; apresentação do trabalho desenvolvido na educação infantil, brincadeiras lúdicas e uso de brinquedos improvisados artesanais e palestra sobre indisciplina com uma psicóloga.

A supervisora pedagógica da Escola Edezio Rezende, Genilza Barbosa, destacou a importância da Semana para o segmento da educação infantil.

“A infância é muito importante. A fase em que eles estão é a base de tudo, sobretudo, de aprendizado para uma vida perfeita, para uma vida futura bem melhor. Na infância, se a criança é bem trabalhada, de forma lúdica, com um trabalho que privilegie a cidadania, ela vai levar consigo esse aprendizado pelas outras fases da vida. A Semana e o Dia da Educação Infantil são interessantes, também, porque a sociedade precisa se envolver mais, dar mais importância á educação infantil no processo de formação das pessoas”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180