Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semana da Educação Infantil encerra atividades com brincadeiras e piquenique
26/8/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, encerrou nesta terça-feira (25) a I Semana de Educação Infantil realizada no município. O evento, que começou no último dia 20, marcou as comemorações do Dia Nacional da Educação Infantil – 25 de agosto, e contou com programações localizadas em Unidades de Ensino Infantil da Rede Municipal.

A Semana, que teve como tema “Direito da criança: conquista e compromisso de todos”, foi destinado a mobilizar e envolver o segmento da educação infantil em atividades pedagógicas, dentro e fora das escolas, e, também, pais e comunidades para a consciência sobre a importância da educação infantil. 

Ao todo, participaram das atividades – que envolveram palestras, circuitos lúdicos, caminhadas nos bairros, oficinas e rodas de conversa – cerca de 1.500 alunos e 200 profissionais das nove creches e 11 pré-escolas. 

“A Semana foi uma iniciativa que promoveu o fortalecimento da parceria entre a família e a creche/escola, incentivou os profissionais a ousarem na diversificação das atividades oferecidas às crianças e, principalmente, promoveu um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. Também buscou valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, que organiza tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz”, avalia a coordenadora de Educação Infantil da Seduc, Nadja Santos. 

Na manhã desta terça-feira (25), a Creche Santa Catarina e a Escola Edézio Rezende se uniram, na praça do bairro Jardim Manguinhos, para um circuito de brincadeiras. A Edézio ainda realizou um piquenique e apresentação de malabares.

“A realização da Semana foi de extrema importância, pois o segmento da Educação Infantil representa a base de todo processo educativo. Comemorar com os alunos nas escolas e estar mostrando para a comunidade o nosso trabalho é essencial para que eles percebam a importância dessa atividade no dia a dia na vida dos filhos deles. Portanto, a comemoração envolve desde o trabalho até a divulgação e mostra de nossas atividades”, destacou a supervisora pedagógica da Creche Santa Catarina, Cecilia Beatriz.

Os 80 alunos e equipe de professores e auxiliares da Creche Santa Catarina participaram intensamente da Semana. Nesse período, foram realizadas apresentações teatrais com o grupo de professoras, auxiliares e cuidadoras; palestra para os pais com psicóloga da equipe da inclusão sobre limites; atividades recreativas dentro da creche, pit stop para divulgar a Semana da Educação Infantil pelo bairro e uma caminhada na segunda-feira (24) com a participação de todas as crianças da creche, com cartazes confeccionados por eles e pelas professoras para divulgar a Semana e a importância desse segmento.

Já a Escola Edézio Resende recebeu durante a Semana apresentações teatrais com professoras caracterizadas com personagens do mundo infantil contando historinhas; apresentação do trabalho desenvolvido na educação infantil, brincadeiras lúdicas e uso de brinquedos improvisados artesanais e palestra sobre indisciplina com uma psicóloga.

A supervisora pedagógica da Escola Edezio Rezende, Genilza Barbosa, destacou a importância da Semana para o segmento da educação infantil.

“A infância é muito importante. A fase em que eles estão é a base de tudo, sobretudo, de aprendizado para uma vida perfeita, para uma vida futura bem melhor. Na infância, se a criança é bem trabalhada, de forma lúdica, com um trabalho que privilegie a cidadania, ela vai levar consigo esse aprendizado pelas outras fases da vida. A Semana e o Dia da Educação Infantil são interessantes, também, porque a sociedade precisa se envolver mais, dar mais importância á educação infantil no processo de formação das pessoas”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180