Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
SCFV - Reviver II promove atividades sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
27/8/2015 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Cabedelo recebeu, nesta quarta-feira (26), o grupo de dança “Inclusão é Show”, da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). A apresentação fez parte da programação idealizada pela coordenação do Serviço em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou no dia 21 e segue até amanhã (28).

As atividades da Semana têm por objetivo gerar conhecimento entre crianças e adolescentes usuárias do serviço sobre as deficiências, os problemas enfrentados, e como a sociedade trata o tema atualmente. Além disso, a iniciativa faz parte do engajamento do SCFV no movimento ativo de instituições públicas e sociedade civil, que busca a conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

“O objetivo da Semana é mostrar aos meninos como lidar com os deficientes no dia a dia. Tivemos palestras sobre as várias deficiências, sobre as placas de orientação e de auxílio aos deficientes. Tem muitas informações desse universo que eles desconheciam e tivemos, inclusive, depoimentos de professores que têm alguma deficiência e apresentaram suas experiências de vida”, explicou a coordenadora do SCFV, Janaína Pedrosa.

Ainda dentro da programação, os usuários do SCFV tiveram a oportunidade de visitar a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), em João Pessoa, para conhecer de perto a realidade das pessoas com deficiência e os cuidados para com elas.

“Foi uma oportunidade para os usuários dos dois turnos verem que a deficiência é uma coisa comum, que a gente tem que aprender a respeitar as pessoas com deficiência.

Divulgar para eles a Semana, com as visitas e a apresentação de hoje, que eles gostaram muito, tem um caráter de formação para que essas crianças e adolescentes cresçam com um sentimento de amor, de respeito ao próximo e que saibam lidar com essas situações. Enfim, que sejam adultos melhores no futuro", destacou Janaína.

Inclusão – O grupo “Inclusão é Show”, ligado à Coordenação de Inclusão da Semais é uma das iniciativas da Prefeitura Municipal de Cabedelo para o processo de inclusão social das pessoas com deficiência. O grupo, que esta na ativa há um ano, é fruto da inspiração da primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, para o trabalho com esse segmento da população.

Atualmente, o Inclusão é Show é composto por 21 membros e tem à frente a coreógrafa Gabriele Soares, o educador físico Gerson Neto e a intérprete de libras Kallhu Saccoáni.

“A participação nessa programação do SCFV é de muita importância para o grupo, porque esse é o trabalho que a gente desenvolve dentro do município. É preciso que cada vez mais pessoas participem, acreditem na inclusão, pois o ponto alto da gestão é justamente divulgar os trabalhos voltados para a pessoa com deficiência e, também, mostrar que elas são tão capazes quanto qualquer um de nós”, salientou Gabriele Soares.

A Semana - A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , O tema da edição deste ano é: “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”.

Atividades como palestras, passeatas, visitações às escolas, torneios esportivos e culturais, rodas de conversa e excursões fazem parte da programação desenvolvida pelas unidades da instituição por todo o país. As atividades visam discutir, explorar e expor valores e conceitos que contribuam para a inclusão e a cidadania dessa parcela da sociedade brasileira. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180