Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
SCFV - Reviver II promove atividades sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
27/8/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Cabedelo recebeu, nesta quarta-feira (26), o grupo de dança “Inclusão é Show”, da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). A apresentação fez parte da programação idealizada pela coordenação do Serviço em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou no dia 21 e segue até amanhã (28).

As atividades da Semana têm por objetivo gerar conhecimento entre crianças e adolescentes usuárias do serviço sobre as deficiências, os problemas enfrentados, e como a sociedade trata o tema atualmente. Além disso, a iniciativa faz parte do engajamento do SCFV no movimento ativo de instituições públicas e sociedade civil, que busca a conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

“O objetivo da Semana é mostrar aos meninos como lidar com os deficientes no dia a dia. Tivemos palestras sobre as várias deficiências, sobre as placas de orientação e de auxílio aos deficientes. Tem muitas informações desse universo que eles desconheciam e tivemos, inclusive, depoimentos de professores que têm alguma deficiência e apresentaram suas experiências de vida”, explicou a coordenadora do SCFV, Janaína Pedrosa.

Ainda dentro da programação, os usuários do SCFV tiveram a oportunidade de visitar a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), em João Pessoa, para conhecer de perto a realidade das pessoas com deficiência e os cuidados para com elas.

“Foi uma oportunidade para os usuários dos dois turnos verem que a deficiência é uma coisa comum, que a gente tem que aprender a respeitar as pessoas com deficiência.

Divulgar para eles a Semana, com as visitas e a apresentação de hoje, que eles gostaram muito, tem um caráter de formação para que essas crianças e adolescentes cresçam com um sentimento de amor, de respeito ao próximo e que saibam lidar com essas situações. Enfim, que sejam adultos melhores no futuro", destacou Janaína.

Inclusão – O grupo “Inclusão é Show”, ligado à Coordenação de Inclusão da Semais é uma das iniciativas da Prefeitura Municipal de Cabedelo para o processo de inclusão social das pessoas com deficiência. O grupo, que esta na ativa há um ano, é fruto da inspiração da primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, para o trabalho com esse segmento da população.

Atualmente, o Inclusão é Show é composto por 21 membros e tem à frente a coreógrafa Gabriele Soares, o educador físico Gerson Neto e a intérprete de libras Kallhu Saccoáni.

“A participação nessa programação do SCFV é de muita importância para o grupo, porque esse é o trabalho que a gente desenvolve dentro do município. É preciso que cada vez mais pessoas participem, acreditem na inclusão, pois o ponto alto da gestão é justamente divulgar os trabalhos voltados para a pessoa com deficiência e, também, mostrar que elas são tão capazes quanto qualquer um de nós”, salientou Gabriele Soares.

A Semana - A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , O tema da edição deste ano é: “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”.

Atividades como palestras, passeatas, visitações às escolas, torneios esportivos e culturais, rodas de conversa e excursões fazem parte da programação desenvolvida pelas unidades da instituição por todo o país. As atividades visam discutir, explorar e expor valores e conceitos que contribuam para a inclusão e a cidadania dessa parcela da sociedade brasileira. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180