Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Exames e orientações marcam Dia D de Campanha Municipal de Combate ao Fumo
28/8/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta sexta-feira (28), o Dia D da Campanha Municipal Contra o Tabagismo, com ações voltadas aos usuários e à população em geral. O evento aconteceu no Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart – Policlínica e marcou as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto na cidade portuária. 

Com o slogan “Apague esse Mal”, uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência para Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF) prestou atendimento a centenas de cabedelenses fumantes. Entre outras orientações, foram realizados, gratuitamente, exames de glicemia, tipo sanguíneo e HIV e aferição de pressão. Para os usuários que apresentavam um quadro mais comprometido, a Sescab disponibilizou exames de espirometria, também conhecida como ‘teste do sopro’. 

De acordo com o pneumologista da Policlínica, Alfredo Fagundes, ainda é muito pequeno o número de fumantes que procuram o tratamento, o que aumenta consideravelmente as estatísticas de várias doenças provocadas pelo fumo, inclusive óbitos. Doenças cardíacas e vários tipos de câncer, por exemplo, poderiam ser evitados com o acompanhamento clínico. 

“A prevenção é a melhor arma contra as doenças causadas pelo hábito de fumar. Esse trabalho continuado deverá ser ampliado, gratuitamente, a todos os cabedelenses. Estaremos de braços abertos para recebê-los com os melhores recursos hoje disponíveis nesta especialidade”.
 
Todas as Unidades de Saúde de Cabedelo estão comprometidas com a abordagem aos fumantes, estimulando-os a ingressar no tratamento assistido no CRATF. 

“É um trabalho que busca atender o usuário em várias dimensões, desde o quadro clínico propriamente dito aos aspectos psicossociais e socioeconômicos. E tudo isso de forma acessível a gratuita a todos”, explica a coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Vigilância em Saúde, Patrícia Maria de Oliveira.  

CRATF– A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, o fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O Centro, que foi destaque em um vídeo produzido pela Cabedelo TV no mês de junho, funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.
 
Secom – Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180