Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Exames e orientações marcam Dia D de Campanha Municipal de Combate ao Fumo
28/8/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta sexta-feira (28), o Dia D da Campanha Municipal Contra o Tabagismo, com ações voltadas aos usuários e à população em geral. O evento aconteceu no Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart – Policlínica e marcou as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto na cidade portuária. 

Com o slogan “Apague esse Mal”, uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência para Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF) prestou atendimento a centenas de cabedelenses fumantes. Entre outras orientações, foram realizados, gratuitamente, exames de glicemia, tipo sanguíneo e HIV e aferição de pressão. Para os usuários que apresentavam um quadro mais comprometido, a Sescab disponibilizou exames de espirometria, também conhecida como ‘teste do sopro’. 

De acordo com o pneumologista da Policlínica, Alfredo Fagundes, ainda é muito pequeno o número de fumantes que procuram o tratamento, o que aumenta consideravelmente as estatísticas de várias doenças provocadas pelo fumo, inclusive óbitos. Doenças cardíacas e vários tipos de câncer, por exemplo, poderiam ser evitados com o acompanhamento clínico. 

“A prevenção é a melhor arma contra as doenças causadas pelo hábito de fumar. Esse trabalho continuado deverá ser ampliado, gratuitamente, a todos os cabedelenses. Estaremos de braços abertos para recebê-los com os melhores recursos hoje disponíveis nesta especialidade”.
 
Todas as Unidades de Saúde de Cabedelo estão comprometidas com a abordagem aos fumantes, estimulando-os a ingressar no tratamento assistido no CRATF. 

“É um trabalho que busca atender o usuário em várias dimensões, desde o quadro clínico propriamente dito aos aspectos psicossociais e socioeconômicos. E tudo isso de forma acessível a gratuita a todos”, explica a coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Vigilância em Saúde, Patrícia Maria de Oliveira.  

CRATF– A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, o fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O Centro, que foi destaque em um vídeo produzido pela Cabedelo TV no mês de junho, funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.
 
Secom – Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180