Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
7 de setembro, por Neroaldo Pontes
6/9/2015 - Secretaria de Educação




Em meio às comemorações do 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – o professor Neroaldo Pontes, assessor especial da Secretaria de Educação de Cabedelo, traz uma bela reflexão acerca do significado da data, pontuada com a situação de crise pela qual passa o Brasil. 

Neroaldo, em seu artigo, destaca as medidas administrativas tomadas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo para enfrentar a situação de forma a não prejudicar servidores e, principalmente, a população. “A forma de comemorar este 7 de setembro de 2015 não é com pessimismo intransigente, nem otimismo ingênuo. Com realismo, procura-se unir forças para honrar os compromissos coletivos mais significativos para a população”, diz. 

Confira o texto na íntegra: 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: COMO COMEMORAR?

Há 193 anos, as margens plácidas do riacho Ipiranga, em São Paulo, ouviram de Dom Pedro I o grito que simbolizou a liberdade política do Brasil: “Independência ou morte”. Nosso Hino Nacional diz que do povo heroico é que se ouviu o brado retumbante.

Sabemos muito bem que a independência não se construiu e nem se completou em um só dia. Antes da Independência, Tiradentes já se tornara o símbolo dessa conquista. Por outro lado, decorreram 66 anos até que o Brasil viesse a abolir a escravidão.

Rui Barbosa, no seu idealismo, define o que nosso Hino chama de pátria amada: “A pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem um monopólio; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.”

Em 2015, neste dia da comemoração da independência, todos, cercados de incerteza, estamos preocupados com os rumos do nosso País cada um, a seu modo, cada um com a sua responsabilidade e, ao mesmo tempo, cada um com a sua contribuição.

Este dia 7 de setembro nos leva a uma reflexão para sabermos em que medida estamos contribuindo para a construção de um País melhor, com mais justiça, com mais igualdade social e de direitos, numa nação em que a paz possa reinar e que a justiça social seja a grande meta da independência de todos que vivem neste País chamado Brasil.

Tem atualidade o apelo de John Kennedy: “Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.”

A cidade de Cabedelo, inserida que está no conjunto de dificuldades por que passa o País, vem adotando as medidas necessárias, nem sempre fáceis de serem assimiladas por todos, para ultrapassar esse período difícil.

A forma de comemorar este 7 de setembro de 2015 não é com pessimismo intransigente, nem otimismo ingênuo. Com realismo, procura-se unir forças para honrar os compromissos coletivos mais significativos para a população.

É com este sentimento de responsabilidade que Cabedelo comemora o 7 de setembro, sabendo que a paz, a justiça social, o bem-estar da população é que podem dar sentido à liberdade de cada um dos cabedelenses.

*Neroaldo Pontes de Azevedo
Mestre em Letras pela Universidade de Toulouse, França.
Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP.
Ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Atualmente Assessor de Educação do Município de Cabedelo – PB.



 







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180