Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
7 de setembro, por Neroaldo Pontes
6/9/2015 - Secretaria de Educação




Em meio às comemorações do 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – o professor Neroaldo Pontes, assessor especial da Secretaria de Educação de Cabedelo, traz uma bela reflexão acerca do significado da data, pontuada com a situação de crise pela qual passa o Brasil. 

Neroaldo, em seu artigo, destaca as medidas administrativas tomadas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo para enfrentar a situação de forma a não prejudicar servidores e, principalmente, a população. “A forma de comemorar este 7 de setembro de 2015 não é com pessimismo intransigente, nem otimismo ingênuo. Com realismo, procura-se unir forças para honrar os compromissos coletivos mais significativos para a população”, diz. 

Confira o texto na íntegra: 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: COMO COMEMORAR?

Há 193 anos, as margens plácidas do riacho Ipiranga, em São Paulo, ouviram de Dom Pedro I o grito que simbolizou a liberdade política do Brasil: “Independência ou morte”. Nosso Hino Nacional diz que do povo heroico é que se ouviu o brado retumbante.

Sabemos muito bem que a independência não se construiu e nem se completou em um só dia. Antes da Independência, Tiradentes já se tornara o símbolo dessa conquista. Por outro lado, decorreram 66 anos até que o Brasil viesse a abolir a escravidão.

Rui Barbosa, no seu idealismo, define o que nosso Hino chama de pátria amada: “A pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem um monopólio; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.”

Em 2015, neste dia da comemoração da independência, todos, cercados de incerteza, estamos preocupados com os rumos do nosso País cada um, a seu modo, cada um com a sua responsabilidade e, ao mesmo tempo, cada um com a sua contribuição.

Este dia 7 de setembro nos leva a uma reflexão para sabermos em que medida estamos contribuindo para a construção de um País melhor, com mais justiça, com mais igualdade social e de direitos, numa nação em que a paz possa reinar e que a justiça social seja a grande meta da independência de todos que vivem neste País chamado Brasil.

Tem atualidade o apelo de John Kennedy: “Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.”

A cidade de Cabedelo, inserida que está no conjunto de dificuldades por que passa o País, vem adotando as medidas necessárias, nem sempre fáceis de serem assimiladas por todos, para ultrapassar esse período difícil.

A forma de comemorar este 7 de setembro de 2015 não é com pessimismo intransigente, nem otimismo ingênuo. Com realismo, procura-se unir forças para honrar os compromissos coletivos mais significativos para a população.

É com este sentimento de responsabilidade que Cabedelo comemora o 7 de setembro, sabendo que a paz, a justiça social, o bem-estar da população é que podem dar sentido à liberdade de cada um dos cabedelenses.

*Neroaldo Pontes de Azevedo
Mestre em Letras pela Universidade de Toulouse, França.
Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP.
Ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Atualmente Assessor de Educação do Município de Cabedelo – PB.



 







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180