Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desfile cívico militar do Renascer é marcado por resgates históricos e temas da atualidade
5/9/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A saudação à pátria através de seus símbolos, raízes históricas, riquezas e manifestações culturais foram temas recorrentes no desfile cívico militar realizado neste sábado (5) no Bairro do Renascer, dentro da programação do 7 de setembro em Cabedelo. Os festejos continuam na segunda-feira (7), no Centro da cidade.

Ao todo, cinco escolas municipais e uma particular, duas creches e um grupo de xaxado infantil, acompanhados por quatro bandas marciais desfilaram para um público atento e festivo. Cada unidade teve, ao final de cada apresentação, um troféu de participação entregue por autoridades locais

“Esse é um momento para comemorar o fortalecimento da democracia que foi conquistada com tanto sacrifício, tanto suor. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Educação pela organização desse evento no Renascer, um momento de muita importância e de muita valia para a comunidade e para os todos brasileiros. Dá para perceber que é um trabalho feito com amor e dedicação”, destacou o prefeito Leto Viana, que fez questão de participar do desfile ao lado da primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A secretaria da Educação, Clecy Alves, falou sobre a data e acentuou a particularidade da realização do desfile na comunidade do Renascer.

“É muito importante a realização do desfile cívico. Na comunidade do Renascer, então, é de fundamental importância, uma vez que ela tem bairros circunvizinhos que podem prestigiar esse momento único e ver seus filhos desfilando. É importante para a cidadania, para o bem estar e até para o aprender a cuidar e valorizar seu bairro. Democracia é isso”. 

Assistindo atenta ao desfile e aproveitando para vender água e lanches, Diana Ribeiro, moradora do bairro, todos os anos participa das comemorações ao 7 de Setembro em Cabedelo, e destaca a importância do momento e do que mais gosta nas festividades. 

“Estou achando ótimo. Todos os anos assisto aos desfiles aqui em Cabedelo. O que me atrai muito são as bandas e as crianças da creche. O nome  independência já diz tudo, é muito importante comemorar a data e prestigiar esse trabalho”, comentou.

Já Beatriz Fideles, também moradora do bairro, falou sobre o prazer assistir ao desfile.

“Gosto de desfile desde criança. Hoje estou assistindo, mas gosto muito de desfilar. Acho muito importante a comemoração da data da independência. O desfile de hoje foi ótimo, lindo mesmo”. 

Escolas – Participaram dos desfiles do Renascer as escolas municipais Hidelbrando Silva, Vereador Pedro Américo, Maria das Graças C. Rezende, Maria Jose Veríssimo e Plácido de Almeida; as creches municipais Santa Bárbara e Josefa Régis; o grupo de xaxado infantil e o Instituto Educacional Francisco de Souza. As bandas marciais foram Duque de Caxias, Dom Hélder Câmara, Afonso Pereira e Marcial Sinfônica da Sedec.

Organização – Os desfiles do 7 de setembro são organizados pela Secretaria de Educação (Seduc), mas acabam por mobilizar outras secretarias municipais diretamente. É o que fez questão de enfatizar o prefeito Leto Viana. 

“O 7 de setembro e as comemorações são eventos previstos no calendário, porém demanda planejamento e organização para garantir uma celebração pública eficiente e responsável”, destacou.

A secretária Clecy também comentou o processo que antecede os desfiles, e enfatizou a participação de secretarias como as de Cultura, Infraestrutura, Cerimonial, Segurança, Mobilidade Urbana, Saúde, Finanças, Meio Ambiente e Comunicação.

“São três meses, no mínimo, nos preparando com todo o processo de licitação e mobilização da equipe de outras secretarias. É uma participação de todos. Uma participação coletiva para que tudo corra bem”, concluiu.

À frente de um efetivo de 17 agentes de mobilidade urbana, o diretor de trânsito Thiago Dias, revelou o trabalho previamente desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para garantir a segurança de quem desfila e do público, além, é claro, a fluidez do trânsito dentro do bairro durante o evento.

“Nosso trabalho começou basicamente há duas semanas, verificando todos os itinerários, fazendo planejamento e retirando todos os carros que estavam sucateados no local onde seria a concentração e o percurso do desfile. Hoje viemos para fazer o isolamento de todas as vias para garantir a segurança do pessoal que vai desfilar. O desfile é marco na cidade de Cabedelo e a cada ano fica mais bonito”, comentou. 

7 de setembro - Na segunda (7), será montada uma grande estrutura de som e palco na Praça Getúlio Vargas, no centro de Cabedelo, onde representantes do poder público, da sociedade e da classe estudantil estarão prestigiando o evento cívico a partir das 15h, e percorrerão as Avenidas Duque de Caxias e Pastor José Alves de Oliveira.  

No cortejo, estarão envolvidas 14 Bandas Marciais e cinco representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; o Coral Beth Shalon; os Escoteiros do Mar e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. 

O evento principal vai reunir, ainda, escolas e creches em homenagem à contadora de histórias Elisabeth Ferreira da Silva, a Tia Beta. 

A Semob também preparou um esquema especial para o desfile. A partir das 12h e até às 21h, serão interditadas as ruas Pastor José Alves de Oliveira, Aderbal Piragibe, Presidente João Pessoa e av. Duque de Caxias. Os ônibus coletivos seguirão pelas ruas São Sebastião, Siqueira Campos, Juarez Távora, Pedro S. Coutinho (rua do ginásio) e retornam à São Sebastião. O ponto final será na Juarez Távora, em frente ao Hospital Geral. O desfile começa às 15h00.

A segurança também será reforçada durante as atividades alusivas ao 7 de Setembro. Além do efetivo da Guarda Municipal, a Polícia Militar disponibilizará policiais ao longo do percurso, fardados e à paisana.   

A Seduc também preparou toda uma estrutura de apoio para quem for participar e acompanhar os desfiles, com banheiros químicos ao longo do percurso, sendo três deles adaptados para portadores de deficiência física, e ambulâncias durante a realização das festividades. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180