Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Usuários da Saúde participam de apresentação teatral sobre tabagismo
5/9/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Companhia do Sorriso e da Saúde, em parceria com o Anexo da Policlínica, realizou, na sexta-feira (04), uma apresentação teatral em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto. 

A apresentação sobre os males causados pelo fumo à saúde da população foi realizada na recepção do Anexo para cerca de cem pessoas.  A companhia do Sorriso e da Saúde é composta por funcionários do hospital Clementino Fraga e tem como objetivo informar a população sobre temas ligados à saúde, através de performances teatrais. 

“Essa atividade foi programada para acontecer em uma sexta-feira porque é um dia de maior público do Anexo. Temos aqui usuários da pneumologia, angiologia e clínica médica. Muitos deles eram fumantes, e outros ainda fumam. A gente vem fazendo uma campanha junto com a Policlínica visando a erradicação do fumo e a conscientização da população dos riscos que o cigarro traz para as pessoas”, destaca a diretora do Anexo, Elisandra Chaves.

O público presente aprovou a forma divertida como foram transmitidas as informações. Maria José, moradora de Areia Dourada, já demonstrou parte do aprendizado.

“O fumo mata, e quem convive com os fumantes é prejudicado da mesma maneira. Eu achei bem interessante o jeito que foi apresentado, porque foi divertido e dá para as pessoas ficarem mais conscientes”. 

Para Rosilda Lourenço, moradora do Centro, o teatro foi uma boa alternativa para chamar a atenção do público.

“O teatro chama mais a atenção da gente. Foi muito bom, porque através das brincadeiras eles passaram muitas orientações para as pessoas se conscientizarem de que o cigarro faz muito mal à saúde”. 

CRATF – A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, o fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O Centro funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.

Secom Cabedelo
 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180