Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Usuários da Saúde participam de apresentação teatral sobre tabagismo
5/9/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Companhia do Sorriso e da Saúde, em parceria com o Anexo da Policlínica, realizou, na sexta-feira (04), uma apresentação teatral em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto. 

A apresentação sobre os males causados pelo fumo à saúde da população foi realizada na recepção do Anexo para cerca de cem pessoas.  A companhia do Sorriso e da Saúde é composta por funcionários do hospital Clementino Fraga e tem como objetivo informar a população sobre temas ligados à saúde, através de performances teatrais. 

“Essa atividade foi programada para acontecer em uma sexta-feira porque é um dia de maior público do Anexo. Temos aqui usuários da pneumologia, angiologia e clínica médica. Muitos deles eram fumantes, e outros ainda fumam. A gente vem fazendo uma campanha junto com a Policlínica visando a erradicação do fumo e a conscientização da população dos riscos que o cigarro traz para as pessoas”, destaca a diretora do Anexo, Elisandra Chaves.

O público presente aprovou a forma divertida como foram transmitidas as informações. Maria José, moradora de Areia Dourada, já demonstrou parte do aprendizado.

“O fumo mata, e quem convive com os fumantes é prejudicado da mesma maneira. Eu achei bem interessante o jeito que foi apresentado, porque foi divertido e dá para as pessoas ficarem mais conscientes”. 

Para Rosilda Lourenço, moradora do Centro, o teatro foi uma boa alternativa para chamar a atenção do público.

“O teatro chama mais a atenção da gente. Foi muito bom, porque através das brincadeiras eles passaram muitas orientações para as pessoas se conscientizarem de que o cigarro faz muito mal à saúde”. 

CRATF – A morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco fez com que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e com o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), criasse o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e, através dele, os CRATFs, que são habilitados pelos Municípios junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em Cabedelo, o CRATF está instalado na sala 36 da Policlínica. Lá, o fumante tem ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista, e participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso.

O Centro funciona às quintas-feiras, a partir das 13h. Para ter acesso, o paciente que deseja parar de fumar também pode obter informações através do telefone (83) 3250-3280.

Secom Cabedelo
 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180