Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atleta cabedelense é destaque regional de bocha paralímpica
8/9/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer




O atleta cabedelense Daniel da Silva Gomes, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), é um dos classificados no Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica, realizada em Maceió, entre os dias 27 e 30 de agosto. A classificação no campeonato representa a confirmação do atleta na avaliação funcional BC3, categoria que compreende as pessoas com limitações neuromotoras que atingem braços, pernas e habilidades cognitivas.

Na competição, organizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), o atleta venceu duas das três etapas, conquistando, assim, o passaporte para as próximas disputas regionais e possibilidade de se qualificar para disputas nacionais. A trajetória até a disputa na capital alagoana começou com os jogos escolares estaduais, versão 2014, onde a equipe cabedelense conseguiu o 1º lugar individual e o 3º por equipes.

De acordo com a técnica e árbitra confederada da Ande, Maria José de Melo Barbosa, o trabalho com a bocha adaptada para deficientes foi iniciada em Cabedelo com apenas um praticante. Hoje, o esporte já conta com seis atletas treinando. A classificação de Daniel, ainda de acordo com ela, vem coroar os esforços do trabalho direcionado para os deficientes na cidade, que envolve o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os profissionais de educação física e os pais.

“O nosso objetivo é inserir e tirar da inércia o individuo que está fora da sociedade, e promover a tão sonhada inclusão social através do esporte. Hoje, Cabedelo está inserida nesse cenário a partir da estruturação do Conselho da Pessoa com Deficiência. O esporte para nós, profissionais de educação física, tem o objetivo de ver o atleta e procurar meios de melhorar sua mobilidade. Além disso, buscamos promover a interação da pessoa com deficiência com a sociedade”, definiu a professora.

Inclusão através do esporte– A bocha paralímpica é uma modalidade esportiva destinada a pessoas com deficiência que apresentem limitações funcionais neuromotoras e é classificada em quatro categorias, de acordo com a capacidade funcional do atleta: BC1, BC2, BC3, BC4. É a avaliação de profissionais que estabelece em que classificação o atleta se insere. Cada uma das categorias é determinada pelo nível de mobilidade dos atletas e a origem de suas limitações.

Daniel da Silva Gomes está confirmado, através da Ande, na categoria BC3 que, segundo o treinador e árbitro, Júlio Cesar Milanez Florêncio, é aquela em que o grau de comprometimento motor é muito grande. Além de cadeirante, o atleta não consegue arremessar a bola de uma maneira concisa e eficiente. Para competir, ele é aparelhado com um capacete com ponteiro e uma calha e precisa de um ajudante para posicionar a bola e facilitar os arremessos.

“Uma coisa interessante e peculiar da bocha, e que fazemos questão de frisar, é que ela é praticada por pessoas com limitações funcionais neuromotoras seríssimas, que não estão inseridas em nenhuma outra modalidade paradesportiva. Então, o bocha é a mais inclusiva das modalidades paraesportivas, a ponto de ser hoje famosíssima mundialmente, com praticantes dos Estados Unidos, Alemanha Inglaterra e Itália”, destacou o professor.

Apoio - Daniel treina diariamente no Ginásio Municipal de Cabedelo. A Prefeitura, segundo a técnica Maria José, oferece todo apoio e suporte para ele e os demais atletas. “Temos um carro que vai buscá-los e deixá-los em casa. Além disso, a gestão ainda nos dá uma ajuda de custo nas competições que participamos. O cuidado com a inclusão social através do esporte em Cabedelo é muito grande. A Secretaria de Ação e Inclusão Social e a de Esporte acreditam e valorizam muito nossos atletas paralímpicos”, diz. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180