Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atleta cabedelense é destaque regional de bocha paralímpica
8/9/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer




O atleta cabedelense Daniel da Silva Gomes, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), é um dos classificados no Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica, realizada em Maceió, entre os dias 27 e 30 de agosto. A classificação no campeonato representa a confirmação do atleta na avaliação funcional BC3, categoria que compreende as pessoas com limitações neuromotoras que atingem braços, pernas e habilidades cognitivas.

Na competição, organizada pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), o atleta venceu duas das três etapas, conquistando, assim, o passaporte para as próximas disputas regionais e possibilidade de se qualificar para disputas nacionais. A trajetória até a disputa na capital alagoana começou com os jogos escolares estaduais, versão 2014, onde a equipe cabedelense conseguiu o 1º lugar individual e o 3º por equipes.

De acordo com a técnica e árbitra confederada da Ande, Maria José de Melo Barbosa, o trabalho com a bocha adaptada para deficientes foi iniciada em Cabedelo com apenas um praticante. Hoje, o esporte já conta com seis atletas treinando. A classificação de Daniel, ainda de acordo com ela, vem coroar os esforços do trabalho direcionado para os deficientes na cidade, que envolve o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os profissionais de educação física e os pais.

“O nosso objetivo é inserir e tirar da inércia o individuo que está fora da sociedade, e promover a tão sonhada inclusão social através do esporte. Hoje, Cabedelo está inserida nesse cenário a partir da estruturação do Conselho da Pessoa com Deficiência. O esporte para nós, profissionais de educação física, tem o objetivo de ver o atleta e procurar meios de melhorar sua mobilidade. Além disso, buscamos promover a interação da pessoa com deficiência com a sociedade”, definiu a professora.

Inclusão através do esporte– A bocha paralímpica é uma modalidade esportiva destinada a pessoas com deficiência que apresentem limitações funcionais neuromotoras e é classificada em quatro categorias, de acordo com a capacidade funcional do atleta: BC1, BC2, BC3, BC4. É a avaliação de profissionais que estabelece em que classificação o atleta se insere. Cada uma das categorias é determinada pelo nível de mobilidade dos atletas e a origem de suas limitações.

Daniel da Silva Gomes está confirmado, através da Ande, na categoria BC3 que, segundo o treinador e árbitro, Júlio Cesar Milanez Florêncio, é aquela em que o grau de comprometimento motor é muito grande. Além de cadeirante, o atleta não consegue arremessar a bola de uma maneira concisa e eficiente. Para competir, ele é aparelhado com um capacete com ponteiro e uma calha e precisa de um ajudante para posicionar a bola e facilitar os arremessos.

“Uma coisa interessante e peculiar da bocha, e que fazemos questão de frisar, é que ela é praticada por pessoas com limitações funcionais neuromotoras seríssimas, que não estão inseridas em nenhuma outra modalidade paradesportiva. Então, o bocha é a mais inclusiva das modalidades paraesportivas, a ponto de ser hoje famosíssima mundialmente, com praticantes dos Estados Unidos, Alemanha Inglaterra e Itália”, destacou o professor.

Apoio - Daniel treina diariamente no Ginásio Municipal de Cabedelo. A Prefeitura, segundo a técnica Maria José, oferece todo apoio e suporte para ele e os demais atletas. “Temos um carro que vai buscá-los e deixá-los em casa. Além disso, a gestão ainda nos dá uma ajuda de custo nas competições que participamos. O cuidado com a inclusão social através do esporte em Cabedelo é muito grande. A Secretaria de Ação e Inclusão Social e a de Esporte acreditam e valorizam muito nossos atletas paralímpicos”, diz. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180