Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desfile de 7 de Setembro reúne famílias, estudantes e autoridades no Centro de Cabedelo
8/9/2015 - Secretaria de Educação

Ismael Farias



O dia 7 de Setembro, definitivamente, não representa apenas um feriado nacional em que as pessoas aproveitam para curtir a praia e o sol. A tradição secular de participar e assistir aos desfiles cívico-militares passa de geração em geração e continua atraindo milhares de famílias em Cabedelo

A aposentada Maria de Oliveira, de 69 anos, lembra com carinho da ligação da sua família com a data que marca a Independência do Brasil: “Assisto a esse desfile aqui em Cabedelo há 40 anos, e amo de coração. Sempre estou presente com toda minha família aplaudindo, porque é tudo muito lindo e nos emociona. Acompanhei meus filhos, ainda crianças, desfilando aqui, e hoje trago meus netos. Esse ano está muito bonito, isso demonstra que Cabedelo está mudando para melhor”. 

O desfile que emociona Dona Maria de Oliveira há quatro décadas aconteceu neste domingo (7) no Centro da cidade, e reuniu mais de seis mil pessoas, marcando o encerramento da Semana da Pátria. Organizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc), o desfile percorreu as avenidas Pr. José Alves de Oliveira e Duque de Caxias. Por lá, passaram dezenas de organizações militares, unidades escolares (públicas e privadas) e associações, além de ONGs, grupos culturais e religiosos. Todos acompanhados por bandas marciais que abrilhantaram ainda mais o evento.

O prefeito Leto Viana realizou as tradicionais cerimônias de revista às tropas e hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional ao lado de autoridades das Forças Armadas Brasileiras. Na ocasião, estiveram presentes o major Renato Araújo, representante do I Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro; o major Charlton Ribeiro, comandante da I Cia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba; o capitão de fragata Valdinei Ciola, comandante da Capitania dos Portos da Paraíba; e o capitão Marcelo Tadeu Rodrigues, comandante interino da 6ª Cia Independente de Polícia Militar. 

“Essa data é importante para todo cidadão brasileiro porque relembra o fortalecimento da nossa democracia e a reafirmação do nosso amor à pátria. Com o apoio da Secretaria de Educação e de todos os funcionários públicos municipais, pudemos apresentar, neste 7 de setembro, um grande evento cívico. Oferecer à população eventos com qualidade e segurança, e a cada ano melhorar em termos de organização, são – e sempre serão - nossas metas”, destacou Leto. 

Ao final do desfile, a secretária de Educação, professora Clecy Alves, falou sobre a organização do evento, sua beleza e a participação do cidadão cabedelense. 

“O desfile transcorreu normalmente e atingiu nossas expectativas, porque o realizamos com o mesmo brilhantismo e organização do último ano, porém, convém salientar, observando o princípio da economicidade. Agradecemos a ajuda das diversas secretarias que nos apoiaram, a participação de todas as escolas, entidades civis organizadas e grupos que desfilaram, e, principalmente, ao comportamento do público cabedelense”.

Para Joana Maria, de 56 anos, que tal qual dona Maria de Oliveira, fez questão de participar das festividades, ficou a beleza e a organização do evento. "Eu acompanho desde mocinha e gostei muito do desfile esse ano. Foi muito bem organizado e deu para ver tudo. A parte que eu mais gostei foi o desfile da Escola que a minha filha trabalha”, lembra. 

Além de escolas municipais, estaduais e particulares de Cabedelo, estiveram envolvidas no cortejo 14 Bandas Marciais e cinco representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; o Coral Beth Shalon; os Escoteiros do Mar e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. 

Homenagens – Cores, fantasias, adereços, determinação e muita alegria não faltaram aos grupos e às pessoas que desfilaram. As unidades escolares apresentaram diversos temas e homenagens, atraindo a atenção do público. O destaque foi para o "Ano Cultural Tia Beta", cujos projetos estão sendo desenvolvidos no âmbito da rede municipal de ensino.

Durante o trajeto, várias coreografias foram apresentadas para o público que acompanhava o desfile. Destaque também para as bandas marciais das escolas estaduais Aníbal Moura e Pedro Américo, projetos musicais desenvolvidos em Cabedelo.

Andrei Antunes, estudante ‘especial’ de 9 anos, carregou durante o desfile o símbolo máximo do nosso país e da Independência brasileira: a bandeira nacional.

“É muito bom. Eu gosto do Brasil e gosto do desfile da minha escola. As pessoas têm que aplaudir onde a gente passar”, afirmou o aluno do instituto Educacional Pequeno Príncipe.

Em nossa galeria você pode ver todas as imagens do desfile.

Segurança – De acordo com informações oficiais da Companhia Independente de Bombeiro Militar, o evento reuniu mais de seis mil pessoas no Centro da cidade e transcorreu na maior tranquilidade. A segurança foi feita através de centenas de policiais militares e Guardas Civis Municipais (GCMS) dispostos na avenida. Além disso, dezenas de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo fizeram o controle do tráfego de veículos nas vias secundárias durante o período do desfile.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180