Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desfile de 7 de Setembro reúne famílias, estudantes e autoridades no Centro de Cabedelo
8/9/2015 - Secretaria de Educação

Ismael Farias



O dia 7 de Setembro, definitivamente, não representa apenas um feriado nacional em que as pessoas aproveitam para curtir a praia e o sol. A tradição secular de participar e assistir aos desfiles cívico-militares passa de geração em geração e continua atraindo milhares de famílias em Cabedelo

A aposentada Maria de Oliveira, de 69 anos, lembra com carinho da ligação da sua família com a data que marca a Independência do Brasil: “Assisto a esse desfile aqui em Cabedelo há 40 anos, e amo de coração. Sempre estou presente com toda minha família aplaudindo, porque é tudo muito lindo e nos emociona. Acompanhei meus filhos, ainda crianças, desfilando aqui, e hoje trago meus netos. Esse ano está muito bonito, isso demonstra que Cabedelo está mudando para melhor”. 

O desfile que emociona Dona Maria de Oliveira há quatro décadas aconteceu neste domingo (7) no Centro da cidade, e reuniu mais de seis mil pessoas, marcando o encerramento da Semana da Pátria. Organizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc), o desfile percorreu as avenidas Pr. José Alves de Oliveira e Duque de Caxias. Por lá, passaram dezenas de organizações militares, unidades escolares (públicas e privadas) e associações, além de ONGs, grupos culturais e religiosos. Todos acompanhados por bandas marciais que abrilhantaram ainda mais o evento.

O prefeito Leto Viana realizou as tradicionais cerimônias de revista às tropas e hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional ao lado de autoridades das Forças Armadas Brasileiras. Na ocasião, estiveram presentes o major Renato Araújo, representante do I Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro; o major Charlton Ribeiro, comandante da I Cia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba; o capitão de fragata Valdinei Ciola, comandante da Capitania dos Portos da Paraíba; e o capitão Marcelo Tadeu Rodrigues, comandante interino da 6ª Cia Independente de Polícia Militar. 

“Essa data é importante para todo cidadão brasileiro porque relembra o fortalecimento da nossa democracia e a reafirmação do nosso amor à pátria. Com o apoio da Secretaria de Educação e de todos os funcionários públicos municipais, pudemos apresentar, neste 7 de setembro, um grande evento cívico. Oferecer à população eventos com qualidade e segurança, e a cada ano melhorar em termos de organização, são – e sempre serão - nossas metas”, destacou Leto. 

Ao final do desfile, a secretária de Educação, professora Clecy Alves, falou sobre a organização do evento, sua beleza e a participação do cidadão cabedelense. 

“O desfile transcorreu normalmente e atingiu nossas expectativas, porque o realizamos com o mesmo brilhantismo e organização do último ano, porém, convém salientar, observando o princípio da economicidade. Agradecemos a ajuda das diversas secretarias que nos apoiaram, a participação de todas as escolas, entidades civis organizadas e grupos que desfilaram, e, principalmente, ao comportamento do público cabedelense”.

Para Joana Maria, de 56 anos, que tal qual dona Maria de Oliveira, fez questão de participar das festividades, ficou a beleza e a organização do evento. "Eu acompanho desde mocinha e gostei muito do desfile esse ano. Foi muito bem organizado e deu para ver tudo. A parte que eu mais gostei foi o desfile da Escola que a minha filha trabalha”, lembra. 

Além de escolas municipais, estaduais e particulares de Cabedelo, estiveram envolvidas no cortejo 14 Bandas Marciais e cinco representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; o Coral Beth Shalon; os Escoteiros do Mar e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. 

Homenagens – Cores, fantasias, adereços, determinação e muita alegria não faltaram aos grupos e às pessoas que desfilaram. As unidades escolares apresentaram diversos temas e homenagens, atraindo a atenção do público. O destaque foi para o "Ano Cultural Tia Beta", cujos projetos estão sendo desenvolvidos no âmbito da rede municipal de ensino.

Durante o trajeto, várias coreografias foram apresentadas para o público que acompanhava o desfile. Destaque também para as bandas marciais das escolas estaduais Aníbal Moura e Pedro Américo, projetos musicais desenvolvidos em Cabedelo.

Andrei Antunes, estudante ‘especial’ de 9 anos, carregou durante o desfile o símbolo máximo do nosso país e da Independência brasileira: a bandeira nacional.

“É muito bom. Eu gosto do Brasil e gosto do desfile da minha escola. As pessoas têm que aplaudir onde a gente passar”, afirmou o aluno do instituto Educacional Pequeno Príncipe.

Em nossa galeria você pode ver todas as imagens do desfile.

Segurança – De acordo com informações oficiais da Companhia Independente de Bombeiro Militar, o evento reuniu mais de seis mil pessoas no Centro da cidade e transcorreu na maior tranquilidade. A segurança foi feita através de centenas de policiais militares e Guardas Civis Municipais (GCMS) dispostos na avenida. Além disso, dezenas de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo fizeram o controle do tráfego de veículos nas vias secundárias durante o período do desfile.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180