Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Biblioteca Itinerante promove leitura em praças e escolas municipais
12/9/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



Desenvolver em crianças e jovens o gosto pela leitura através de textos literários e contação de histórias. Esse é o objetivo do projeto “Biblioteca Itinerante: O livro em suas mãos”, que até o dia 21 vai passar por diversas escolas municipais de Cabedelo.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), através da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, o projeto, que utiliza como ferramentas um caminhão adaptado à biblioteca com acervo de 2.200 títulos de literatura jovem e gibis, tem caráter continuado e atingiu, este ano, a marca de 15.000 jovens beneficiados.

Nesta sexta-feira (11), a Biblioteca chegou até à Praça da Palmeira. Lá, alunos e usuários puderam usufruir dos benefícios e do prazer da leitura, de forma gratuita e lúdica.

“Eu acho muito legal esse projeto porque inspira cada vez mais as crianças a lerem. Eu costumo ler. Em casa, tenho muitos livros e gibis”, afirmou Ellen Vitória, aluna do 6° ano da escola Rosa de Figueiredo, que participou dessa primeira etapa do Biblioteca Itinerante. 

Para Layssa Mariane, o fato da biblioteca ir até eles em um carro é como uma viagem no mundo da imaginação. “É muito bacana porque é um carro cheio de livros que incentiva as pessoas a lerem e viajar no mundo. Gosto muito dos gibis, é o que dá mais vontade de ler”, destaca. 

Coordenadora do projeto há nove anos, e idealizadora do formato atual, a bibliotecária cabedelense Anelise Macedo conquistou em 2014, por conta da Biblioteca Itinerante, o Prêmio Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (Minc).  

“É um projeto que, entre várias outras possibilidades de caráter pedagógico, busca despertar nos jovens o interesse pelos livros e facilitar-lhes o acesso. Ao mesmo tempo, busca formas de interação entre a literatura e as atuais e modernas ferramentas digitais”, explica.

A professora de português da escola Rosa de Figueiredo, Marlécia Maciel, desenvolve um projeto de leitura na escola há cinco anos. Para ela, o projeto da Biblioteca Itinerante tem sido muito importante. 

“Sempre que o carro vem aqui na escola, nós nos juntamos nessa parceria de incentivo à leitura que só vem a contribuir com o projeto já desenvolvido aqui. A leitura é muito importante, é a base de tudo. Acredito que esse trabalho de incentivo à leitura não é apenas do professor de língua portuguesa, mas de todos os professores, porque sem a leitura os alunos certamente terão mais dificuldades em todas as matérias.” 

Na quarta-feira (16), a iniciativa estará na Escola Antônio Viana; no dia 18, será a vez da Damásio França; e no dia 21, a escola Agripino José de Moraes é quem deve receber a Biblioteca, que estará disponível sempre das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Leitura a todos - O Biblioteca Itinerante foi criado em Cabedelo em 2006, com o apoio do então secretário de Cultura Altimar Pimentel, dentro do Projeto Cooperar, do Governo do Estado.

O itinerário da Biblioteca abrange praças públicas e escolas municipais. Lá, jovens alunos e toda a comunidade próxima são convidados à leitura. Conforme a idade e o interesse individual ou de grupos, a equipe de bibliotecárias desenvolve narrativas de histórias baseadas nos textos disponíveis. Também são desenvolvidas atividades lúdicas com o desenvolvimento de desenhos, fazendo uma releitura das histórias lidas.

A iniciativa, segundo Anelise, vem sendo renovada e ampliada na atual gestão, quando foi feita nova adesivagem e a restauração mecânica do caminhão biblioteca. A Biblioteca Itinerante planeja, em breve, viabilizar um teatro de bonecos como recurso pedagógico, além de renovar e ampliar o acervo de obras literárias.

A Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe está localizada à Rua Ismael Farias, s/n no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7h00 as 11h00; das 13h às 17h; e das 19h às 21h30. Para mais informações, o telefone para contato é o (83) 3250.3101.
 
Secom - Cabedelo














Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180