Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Biblioteca Itinerante promove leitura em praças e escolas municipais
12/9/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



Desenvolver em crianças e jovens o gosto pela leitura através de textos literários e contação de histórias. Esse é o objetivo do projeto “Biblioteca Itinerante: O livro em suas mãos”, que até o dia 21 vai passar por diversas escolas municipais de Cabedelo.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), através da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, o projeto, que utiliza como ferramentas um caminhão adaptado à biblioteca com acervo de 2.200 títulos de literatura jovem e gibis, tem caráter continuado e atingiu, este ano, a marca de 15.000 jovens beneficiados.

Nesta sexta-feira (11), a Biblioteca chegou até à Praça da Palmeira. Lá, alunos e usuários puderam usufruir dos benefícios e do prazer da leitura, de forma gratuita e lúdica.

“Eu acho muito legal esse projeto porque inspira cada vez mais as crianças a lerem. Eu costumo ler. Em casa, tenho muitos livros e gibis”, afirmou Ellen Vitória, aluna do 6° ano da escola Rosa de Figueiredo, que participou dessa primeira etapa do Biblioteca Itinerante. 

Para Layssa Mariane, o fato da biblioteca ir até eles em um carro é como uma viagem no mundo da imaginação. “É muito bacana porque é um carro cheio de livros que incentiva as pessoas a lerem e viajar no mundo. Gosto muito dos gibis, é o que dá mais vontade de ler”, destaca. 

Coordenadora do projeto há nove anos, e idealizadora do formato atual, a bibliotecária cabedelense Anelise Macedo conquistou em 2014, por conta da Biblioteca Itinerante, o Prêmio Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (Minc).  

“É um projeto que, entre várias outras possibilidades de caráter pedagógico, busca despertar nos jovens o interesse pelos livros e facilitar-lhes o acesso. Ao mesmo tempo, busca formas de interação entre a literatura e as atuais e modernas ferramentas digitais”, explica.

A professora de português da escola Rosa de Figueiredo, Marlécia Maciel, desenvolve um projeto de leitura na escola há cinco anos. Para ela, o projeto da Biblioteca Itinerante tem sido muito importante. 

“Sempre que o carro vem aqui na escola, nós nos juntamos nessa parceria de incentivo à leitura que só vem a contribuir com o projeto já desenvolvido aqui. A leitura é muito importante, é a base de tudo. Acredito que esse trabalho de incentivo à leitura não é apenas do professor de língua portuguesa, mas de todos os professores, porque sem a leitura os alunos certamente terão mais dificuldades em todas as matérias.” 

Na quarta-feira (16), a iniciativa estará na Escola Antônio Viana; no dia 18, será a vez da Damásio França; e no dia 21, a escola Agripino José de Moraes é quem deve receber a Biblioteca, que estará disponível sempre das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Leitura a todos - O Biblioteca Itinerante foi criado em Cabedelo em 2006, com o apoio do então secretário de Cultura Altimar Pimentel, dentro do Projeto Cooperar, do Governo do Estado.

O itinerário da Biblioteca abrange praças públicas e escolas municipais. Lá, jovens alunos e toda a comunidade próxima são convidados à leitura. Conforme a idade e o interesse individual ou de grupos, a equipe de bibliotecárias desenvolve narrativas de histórias baseadas nos textos disponíveis. Também são desenvolvidas atividades lúdicas com o desenvolvimento de desenhos, fazendo uma releitura das histórias lidas.

A iniciativa, segundo Anelise, vem sendo renovada e ampliada na atual gestão, quando foi feita nova adesivagem e a restauração mecânica do caminhão biblioteca. A Biblioteca Itinerante planeja, em breve, viabilizar um teatro de bonecos como recurso pedagógico, além de renovar e ampliar o acervo de obras literárias.

A Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe está localizada à Rua Ismael Farias, s/n no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7h00 as 11h00; das 13h às 17h; e das 19h às 21h30. Para mais informações, o telefone para contato é o (83) 3250.3101.
 
Secom - Cabedelo














Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180