Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da rede municipal participam de palestra da Semana do Consumo Seguro
18/9/2015 - PROCON Municipal

Michael Sampaio



Orientar e informar os jovens sobre o risco de comprar produtos falsificados. Foi esse o objetivo da palestra “Educação contra a pirataria”, ministrada nesta quinta-feira (17) no Teatro Santa Catarina pelo analista tributário e representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita do Brasil (Sindireceita), Moisés Hoyos. A atividade fez parte da programação da Semana do Consumo Seguro, promovida pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. 

Na cidade portuária, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Procon e Secretaria de Educação, e reuniu cerca de 200 alunos do ensino fundamental II e médio de várias escolas. Em pauta, os riscos do consumo de produtos falsificados e os problemas que trazem à sociedade.

“O principal objetivo dessa ação é conscientizar alunos e a população em geral sobre a necessidade de combater a pirataria de produtos, pois esse é um problema que afeta a receita dos governos e também traz danos à saúde, como, por exemplo, ao comprar um óculos de sol ou remédios falsificados. Todo produto pirata pode causar um mal para o consumidor”, destaca o secretário do Procon de Cabedelo, Francinaldo Oliveira. 

Durante sua palestra, Hoyos trouxe orientações a respeito dos malefícios que a pirataria traz à saúde, à economia do país e à segurança. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e esclarecer suas dúvidas para se tornarem agentes multiplicadores da informação.

“Eu estou achando muito bom esse evento, porque está nos ensinando que quando formos comprar alguma coisa, o melhor é optar por produtos originais”, afirmou Eduardo da Silva, aluno do 8° ano da Escola Maria Pessoa.

Já Erisson Silva, do 9° ano da mesma Escola, fez questão de demonstrar o aprendizado com palestra: “Não devemos comprar produtos pirata. Eles podem ser mais baratos, mas não têm garantia”. 

Reclamações – De acordo com Francinaldo, as principais queixas do consumidor cabedelense com relação à pirataria envolvem a comercialização de óculos, roupas, calçados, remédios e CDs, que muitas vezes são vendidos como se fossem originais. Com o intuito de preservar o direito do consumidor, o Procon Municipal tem firmado parcerias com a Polícia Federal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para a realização de operações de fiscalização. Além disso, o órgão está idealizando novas ações educativas e repressivas.

Semana do Consumo Seguro - A Semana do Consumo Seguro foi idealizada pelo Procon Estadual, e visa a prevenção de acidentes de consumo. A iniciativa, que acontece pela primeira vez na Paraíba, contou com a parceria do Sindireceita, que já desenvolve o projeto “Semana Original”, focando a redução dos efeitos da pirataria e a educação fiscal em vários setores da sociedade. 

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180