Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da rede municipal participam de palestra da Semana do Consumo Seguro
18/9/2015 - PROCON Municipal

Michael Sampaio



Orientar e informar os jovens sobre o risco de comprar produtos falsificados. Foi esse o objetivo da palestra “Educação contra a pirataria”, ministrada nesta quinta-feira (17) no Teatro Santa Catarina pelo analista tributário e representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita do Brasil (Sindireceita), Moisés Hoyos. A atividade fez parte da programação da Semana do Consumo Seguro, promovida pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. 

Na cidade portuária, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Procon e Secretaria de Educação, e reuniu cerca de 200 alunos do ensino fundamental II e médio de várias escolas. Em pauta, os riscos do consumo de produtos falsificados e os problemas que trazem à sociedade.

“O principal objetivo dessa ação é conscientizar alunos e a população em geral sobre a necessidade de combater a pirataria de produtos, pois esse é um problema que afeta a receita dos governos e também traz danos à saúde, como, por exemplo, ao comprar um óculos de sol ou remédios falsificados. Todo produto pirata pode causar um mal para o consumidor”, destaca o secretário do Procon de Cabedelo, Francinaldo Oliveira. 

Durante sua palestra, Hoyos trouxe orientações a respeito dos malefícios que a pirataria traz à saúde, à economia do país e à segurança. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e esclarecer suas dúvidas para se tornarem agentes multiplicadores da informação.

“Eu estou achando muito bom esse evento, porque está nos ensinando que quando formos comprar alguma coisa, o melhor é optar por produtos originais”, afirmou Eduardo da Silva, aluno do 8° ano da Escola Maria Pessoa.

Já Erisson Silva, do 9° ano da mesma Escola, fez questão de demonstrar o aprendizado com palestra: “Não devemos comprar produtos pirata. Eles podem ser mais baratos, mas não têm garantia”. 

Reclamações – De acordo com Francinaldo, as principais queixas do consumidor cabedelense com relação à pirataria envolvem a comercialização de óculos, roupas, calçados, remédios e CDs, que muitas vezes são vendidos como se fossem originais. Com o intuito de preservar o direito do consumidor, o Procon Municipal tem firmado parcerias com a Polícia Federal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para a realização de operações de fiscalização. Além disso, o órgão está idealizando novas ações educativas e repressivas.

Semana do Consumo Seguro - A Semana do Consumo Seguro foi idealizada pelo Procon Estadual, e visa a prevenção de acidentes de consumo. A iniciativa, que acontece pela primeira vez na Paraíba, contou com a parceria do Sindireceita, que já desenvolve o projeto “Semana Original”, focando a redução dos efeitos da pirataria e a educação fiscal em vários setores da sociedade. 

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180