Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado com atividades lúdicas e caminhada em Cabedelo
21/9/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



Neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para lembrar a data em Cabedelo, a Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) preparou uma programação com atividades de consciência e lazer. Durante a manhã desta segunda-feira (21), o Grupo Inclusão é Show realizou uma linda apresentação para alunos da Escola Municipal José Veríssimo, no Renascer IV. À noite, a partir das 18h, a Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec) promove uma caminhada pelas ruas do centro da cidade. 

O grupo ‘Inclusão é Show’ é coordenado por Gabriela Soares e realiza atividades através da música, dança e brincadeiras, utilizando linguagem de sinais. A iniciativa contempla pessoas de todas as idades, com as mais variadas formas de deficiência. O Grupo conta, também, com integrantes sem deficiência, em uma  proposta de ampliação do conceito de inclusão. 

“O Grupo Inclusão é Show é uma oportunidade dessas pessoas com deficiência reconhecerem a capacidade de lidar com seus próprios limites e possibilidades. Isso é feito de forma lúdica, interativa e contribui para mostrar e esclarecer a sociedade sobre as possibilidades de inclusão”, comenta Gabriela. 

Avanços - Segundo Gabriela, alguns fatores podem ser considerados como avanços recentes em termos de políticas públicas municipais para os deficientes. Ela cita como exemplos a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Coordenação de Inclusão Social da Semais, além da Lei nº 1.628, que instituiu o Dia Municipal de Inclusão da Pessoa Com Deficiência – 8 de novembro.  

A coordenadora do Inclusão é Show enfatiza, ainda, a prioridade que essas ações de inclusão vem tendo na atual gestão municipal, principalmente por parte da primeira dama e vereadora Jacqueline Monteiro, madrinha do Grupo Inclusão é Show. Gabriela destaca também o esforço em alcançar os objetivos do ‘Plano Viver Sem Limites’, ao qual Cabedelo aderiu em 2013. Através dele, paulatinamente, várias conquistas vão sendo possíveis nas áreas de esportes e de acessibilidade, por exemplo.

De acordo com os dados do último censo que foi realizado pelo IBGE no ano de 2010, a cidade de Cabedelo tem um número aproximado de 17 mil pessoas com deficiência. Esse contingente é atendido de forma integrada por vários setores de governo, através da Semais e das Secretarias de Educação e Saúde. 

Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180