Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC realiza Semana do Bebê com atividades de saúde e educação
22/9/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Discutir os direitos à cidadania e saúde desde o nascimento. Esse é objetivo da Semana do Bebê, que já está em sua terceira edição em Cabedelo. A abertura oficial do evento aconteceu nesta segunda-feira (21) no Teatro Santa Catarina. Até o dia 25, a Secretaria de Educação (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, e em parceria com o Selo Unicef, vai realizar diversas atividades dentro do tema: Convivência Familiar e Comunitária: Direito dos Bebês. 

Além da Seduc, a Semana conta com o apoio das Secretarias de Saúde e Ação e Inclusão Social. A solenidade de abertura contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre autoridades, professores e crianças. 

Entre as atividades programadas para a III Semana do Bebê estão o Circuito Literário; Circuito de Atividades Lúdicas; Rodas de Conversas; Palestras; Oficinas e Gincana da pré-escola; além da realização do IV Mini Fórum para os adolescentes, do II Quem Conta Encanta e de concursos culturais. 

As Unidades de Saúde da Família (USF) e o Anexo da Policlínica Leonardo Mozart também integram a Semana do Bebê, com a realização de diversas atividades voltadas à saúde de toda a população. Na Policlínica, haverá o Espaço Cuidando da Família, onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão, verificação de glicemia, peso e altura.

A programação ainda conta com passeatas e ações em todas as creches e pré-escolas de Cabedelo. O encerramento das atividades acontece no dia 25, com a entrega de premiações dos Concursos Culturais realizados nas unidades de ensino municipal junto aos pais, alunos e professores da Educação Infantil.

“Nosso objetivo é o de chamar a atenção de todos quanto ao direito à cidadania do bebê logo ao nascer, principalmente no que diz respeito à atenção, nutrição e saúde, em um ambiente humanizado pela família e comunidade. A ideia é reunir diversas Secretarias de governo no apoio às ações integradas de assistência educacional, cultural e de saúde voltadas à primeira infância”, explica a coordenadora de Educação Infantil da Seduc e articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja dos Santos Araújo.

A primeira infância, público alvo desta mobilização, vai desde o nascimento até aos seis anos de idade. E para cuidar dessas crianças, profissionais da saúde, educação e assistência social têm se dedicado a buscar melhorias no serviço prestado no município. 

“Esse é um momento em que nos unimos para partilhar informações e orientações da área de saúde, educação e ação social, para que os profissionais que lidam diretamente com as crianças venham cuidar melhor deles e que venhamos trazer a família para dentro desse processo, para que eles também possam entender a importância desse cuidado”, destacou a secretária da Educação, Clecy Alves.

Bebê prefeito - Uma das etapas que antecedeu a abertura da III Semana do Bebê foi um concurso fotográfico para a escolha do garoto propaganda da Semana. O vencedor do concurso foi Caio Lucas, filho de Michele Moreira, professora da Escola Adjuto Carlos de Morais, que recebeu durante a solenidade a chave simbólica da cidade. 

“Foi uma surpresa receber esse convite para meu filho ser o garoto propaganda da Semana do Bebê. E acredito ser mais importante para mim, como mãe, ter a oportunidade de cuidar dele, amamentando e demonstrando meu amor”. 

O Projeto – A Semana do Bebê é uma iniciativa apoiada pela Unicef no sentido de incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, intensa mobilização em favor da primeira infância. O objetivo é fazer com que as cidades priorizem em suas agendas a garantia e os cuidados com a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos.

A estratégia indicada é que durante uma semana, a critério de cada um dos municípios participantes, sejam realizadas oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais, visando trazer ao público a atenção integral à primeira infância. 

A proposta da iniciativa é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.

Outras informações sobre a Semana podem ser obtidas pelo site www.semanadobebe3.wix.com/site .

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180