Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC realiza Semana do Bebê com atividades de saúde e educação
22/9/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Discutir os direitos à cidadania e saúde desde o nascimento. Esse é objetivo da Semana do Bebê, que já está em sua terceira edição em Cabedelo. A abertura oficial do evento aconteceu nesta segunda-feira (21) no Teatro Santa Catarina. Até o dia 25, a Secretaria de Educação (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, e em parceria com o Selo Unicef, vai realizar diversas atividades dentro do tema: Convivência Familiar e Comunitária: Direito dos Bebês. 

Além da Seduc, a Semana conta com o apoio das Secretarias de Saúde e Ação e Inclusão Social. A solenidade de abertura contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre autoridades, professores e crianças. 

Entre as atividades programadas para a III Semana do Bebê estão o Circuito Literário; Circuito de Atividades Lúdicas; Rodas de Conversas; Palestras; Oficinas e Gincana da pré-escola; além da realização do IV Mini Fórum para os adolescentes, do II Quem Conta Encanta e de concursos culturais. 

As Unidades de Saúde da Família (USF) e o Anexo da Policlínica Leonardo Mozart também integram a Semana do Bebê, com a realização de diversas atividades voltadas à saúde de toda a população. Na Policlínica, haverá o Espaço Cuidando da Família, onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão, verificação de glicemia, peso e altura.

A programação ainda conta com passeatas e ações em todas as creches e pré-escolas de Cabedelo. O encerramento das atividades acontece no dia 25, com a entrega de premiações dos Concursos Culturais realizados nas unidades de ensino municipal junto aos pais, alunos e professores da Educação Infantil.

“Nosso objetivo é o de chamar a atenção de todos quanto ao direito à cidadania do bebê logo ao nascer, principalmente no que diz respeito à atenção, nutrição e saúde, em um ambiente humanizado pela família e comunidade. A ideia é reunir diversas Secretarias de governo no apoio às ações integradas de assistência educacional, cultural e de saúde voltadas à primeira infância”, explica a coordenadora de Educação Infantil da Seduc e articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja dos Santos Araújo.

A primeira infância, público alvo desta mobilização, vai desde o nascimento até aos seis anos de idade. E para cuidar dessas crianças, profissionais da saúde, educação e assistência social têm se dedicado a buscar melhorias no serviço prestado no município. 

“Esse é um momento em que nos unimos para partilhar informações e orientações da área de saúde, educação e ação social, para que os profissionais que lidam diretamente com as crianças venham cuidar melhor deles e que venhamos trazer a família para dentro desse processo, para que eles também possam entender a importância desse cuidado”, destacou a secretária da Educação, Clecy Alves.

Bebê prefeito - Uma das etapas que antecedeu a abertura da III Semana do Bebê foi um concurso fotográfico para a escolha do garoto propaganda da Semana. O vencedor do concurso foi Caio Lucas, filho de Michele Moreira, professora da Escola Adjuto Carlos de Morais, que recebeu durante a solenidade a chave simbólica da cidade. 

“Foi uma surpresa receber esse convite para meu filho ser o garoto propaganda da Semana do Bebê. E acredito ser mais importante para mim, como mãe, ter a oportunidade de cuidar dele, amamentando e demonstrando meu amor”. 

O Projeto – A Semana do Bebê é uma iniciativa apoiada pela Unicef no sentido de incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, intensa mobilização em favor da primeira infância. O objetivo é fazer com que as cidades priorizem em suas agendas a garantia e os cuidados com a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos.

A estratégia indicada é que durante uma semana, a critério de cada um dos municípios participantes, sejam realizadas oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais, visando trazer ao público a atenção integral à primeira infância. 

A proposta da iniciativa é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.

Outras informações sobre a Semana podem ser obtidas pelo site www.semanadobebe3.wix.com/site .

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180