Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Amapedec celebra Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
22/9/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


"O dia de hoje representa felicidade e a reivindicação dos nossos direitos. Estamos também chamando mais gente para, juntos, vencermos essa batalha”. A frase é do jovem Pablo Ximenes, que na segunda-feira (21), na Praça Getúlio Vargas, se uniu a outras pessoas com deficiências e aos agentes que lutam com elas para celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência em Cabedelo. 

A celebração foi promovida pela Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec) e contou com apoio logístico da Prefeitura Municipal. A caminhada simbólica, com atividades lúdicas e apresentações, reuniu dezenas de pessoas em prol da causa. 

A noite foi animada com muita alegria e brilhantismo pelo grupo "Inclusão é show", um projeto da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) sob o comando da educadora e coreógrafa Gabrielle Soares. O grupo participou da caminhada e depois fez diversas apresentações de dança no centro da Praça.

A presidente da Amapedec, e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Nicelma do Nascimento, falou sobre a importância desse dia e as principais conquistas alcançadas. 

"As principais vitórias das pessoas com deficiência em Cabedelo foram a efetivação dessa Associação, a criação do Conselho Municipal e toda atenção que vem sendo dada pela gestão municipal. Em especial pela primeira-dama Jacqueline Monteiro. Mas a luta não para e simboliza todas as dificuldades que nós ainda temos. A nossa principal reivindicação é que as pessoas tenham acessibilidade no coração". 

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Edna Nascimento, também deu seu recado. "Essas mães guerreiras estão de parabéns, e Cabedelo também, porque se destaca no cenário estadual. Atualmente, temos o Conselho e a Associação e, com certeza, com essa atenção que estamos recebendo da gestão atual, teremos dias melhores pela frente. A nossa satisfação é poder ver os cabedelenses e os filhos dos cabedelenses que têm deficiência serem atendidos da melhor maneira possível em todas as áreas". 

Amapedec - Criada há quase 10 anos, porém regularizada há cerca de dois meses, a Amapedec conta atualmente com 60 associados. A associação atende, provisoriamente, na Rua Francisco Moreira dos Santos, 25, Camalaú, e também pelo endereço eletrônico amapedec@hotmail.com, ou pelo contato (83) 9 8712-9847.

Para quem é atendido pela Associação, o sentimento é de gratidão: "Eu sou mãe de duas crianças com deficiência, e sou muito grata à Deus e ao trabalho desenvolvido pela Amapedec e pelo Grupo Inclusão é Show. Quem não participa, não convive ou quem não enfrenta esse problema realmente não sabe como é difícil, principalmente no lado emocional. E essa união aqui nos fortalece. O meu filho era muito inibido e não tinha nem vontade de falar e, hoje, já conversa, dança, está socializando. Não tem como comparar, esse serviço que está sendo prestado é muito bom", elogia Rosemary Lira. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180