Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
III SEMANA DO BEBÊ: PMC entrega Kits Enxoval a mães carentes
22/9/2015 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



Vinte e oito futuras mamães de Cabedelo já podem celebrar ainda mais a chegada dos filhos. É que o programa Cuidando do Amanhã distribuiu, na manhã desta terça-feira (22), Kits Enxoval de Bebê. A entrega, que aconteceu no pátio do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Reviver II, no Bairro do Renascer, contou com a presença da primeira-dama, Jacqueline Monteiro, e fez parte da programação da III Semana do Bebê, que segue até o dia 25. 

Antes da entrega dos kits, as gestantes ouviram palestras sobre aleitamento materno, higiene bucal e participaram de uma Oficina de Shantala (massagem indiana), ministrada pela fisioterapeuta Leila Busporff, da equipe do Núcleo de Assistência Familiar (Nasf). 

Dedicado às mulheres carentes em fase de gestação e extensiva aos seus bebês no pós-parto, o Cuidando do Amanhã faz parte do programa federal Rede Cegonha, e tem recebido especial atenção da atual gestão. No ano passado, o programa entregou aproximadamente 300 kits. Para 2015, está programada a distribuição para 450 mães cabedelenses. 

“A nossa Constituição Federal diz que todos têm direito à vida. Dentro desse contexto, nossa gestão não poderia fugir a esse compromisso de garantir serviços essenciais a todas as mamães cabedelenses. Do mesmo modo, dirigi-me a elas, hoje, chamando sua atenção para a responsabilidade de cada uma com o futuro dos seus bebês, a partir do cuidado com sua própria saúde”, destacou Jacqueline. 

Segundo Euzo da Cunha Chaves, à frente da Semais, ações como essas objetivam atrair as gestantes à rede de proteção mantida em Cabedelo, e que atua de forma integrada com outras Secretarias. A Prefeitura oferece, de forma gratuita,  serviços de saúde e educação e acompanhamentos psicológicos, nutricional e fisioterapêuticos, além de exames e demais cuidados médicos, dos primeiros meses após o nascimento dos bebês.
“Essa é uma oportunidade de cada uma dessas mães beneficiadas receber nossa atenção em termos de cuidados básicos de prevenção, com imunização e orientações sobre aleitamento materno, nutrição e cuidados à primeira infância de seus bebês”, explicou.

Para Antônia da Conceição Borges, grávida de sete meses do pequeno Vitor Miguel, o Programa foi essencial para a sua saúde e do seu bebê. 

“Eu estou muito satisfeita com tudo, principalmente com o atendimento nas Unidades de Saúde da Família. Porque todos os exames e orientações que preciso, estou conseguindo através do programa. A gente se sente muito mais segura”.

Angelina Martins, grávida de oito meses de Stefanne Alana, também destacou a qualidade do atendimento que vem recebendo ao longo da gestação. 

“Realmente fui muito bem atendida por todos até agora, reconhecida como uma gestante do bairro, o que permitiu receber o Kit Enxoval, que chegou em muito boa hora”.

Kits - O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), e que fazem o acompanhamento pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê.

O kit consta de duas bolsas, dois pacotes de fraldas de pano, um kit mijão; um kit de camisetas; um lençol com fronha; dois cueiros; um par de meias; uma saboneteira, um sabonete e uma banheira plástica.

Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelas USFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, com os documentos acima referidos.
 
Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180