Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
III SEMANA DO BEBÊ: PMC entrega Kits Enxoval a mães carentes
22/9/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



Vinte e oito futuras mamães de Cabedelo já podem celebrar ainda mais a chegada dos filhos. É que o programa Cuidando do Amanhã distribuiu, na manhã desta terça-feira (22), Kits Enxoval de Bebê. A entrega, que aconteceu no pátio do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Reviver II, no Bairro do Renascer, contou com a presença da primeira-dama, Jacqueline Monteiro, e fez parte da programação da III Semana do Bebê, que segue até o dia 25. 

Antes da entrega dos kits, as gestantes ouviram palestras sobre aleitamento materno, higiene bucal e participaram de uma Oficina de Shantala (massagem indiana), ministrada pela fisioterapeuta Leila Busporff, da equipe do Núcleo de Assistência Familiar (Nasf). 

Dedicado às mulheres carentes em fase de gestação e extensiva aos seus bebês no pós-parto, o Cuidando do Amanhã faz parte do programa federal Rede Cegonha, e tem recebido especial atenção da atual gestão. No ano passado, o programa entregou aproximadamente 300 kits. Para 2015, está programada a distribuição para 450 mães cabedelenses. 

“A nossa Constituição Federal diz que todos têm direito à vida. Dentro desse contexto, nossa gestão não poderia fugir a esse compromisso de garantir serviços essenciais a todas as mamães cabedelenses. Do mesmo modo, dirigi-me a elas, hoje, chamando sua atenção para a responsabilidade de cada uma com o futuro dos seus bebês, a partir do cuidado com sua própria saúde”, destacou Jacqueline. 

Segundo Euzo da Cunha Chaves, à frente da Semais, ações como essas objetivam atrair as gestantes à rede de proteção mantida em Cabedelo, e que atua de forma integrada com outras Secretarias. A Prefeitura oferece, de forma gratuita,  serviços de saúde e educação e acompanhamentos psicológicos, nutricional e fisioterapêuticos, além de exames e demais cuidados médicos, dos primeiros meses após o nascimento dos bebês.
“Essa é uma oportunidade de cada uma dessas mães beneficiadas receber nossa atenção em termos de cuidados básicos de prevenção, com imunização e orientações sobre aleitamento materno, nutrição e cuidados à primeira infância de seus bebês”, explicou.

Para Antônia da Conceição Borges, grávida de sete meses do pequeno Vitor Miguel, o Programa foi essencial para a sua saúde e do seu bebê. 

“Eu estou muito satisfeita com tudo, principalmente com o atendimento nas Unidades de Saúde da Família. Porque todos os exames e orientações que preciso, estou conseguindo através do programa. A gente se sente muito mais segura”.

Angelina Martins, grávida de oito meses de Stefanne Alana, também destacou a qualidade do atendimento que vem recebendo ao longo da gestação. 

“Realmente fui muito bem atendida por todos até agora, reconhecida como uma gestante do bairro, o que permitiu receber o Kit Enxoval, que chegou em muito boa hora”.

Kits - O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), e que fazem o acompanhamento pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê.

O kit consta de duas bolsas, dois pacotes de fraldas de pano, um kit mijão; um kit de camisetas; um lençol com fronha; dois cueiros; um par de meias; uma saboneteira, um sabonete e uma banheira plástica.

Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelas USFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, com os documentos acima referidos.
 
Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180