Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC elabora documento que regulamenta prática do Kitesurf
24/9/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer




A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Turismo (Setur) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), concluiu a minuta com os principais pontos para regulamentar a prática do Kitesurf nas praias cabedelenses. O documento será encaminhado à Procuradoria Geral do Município para apreciação, e logo em seguida à Câmara de Vereadores para consequente aprovação. 

Com o objetivo de disciplinar a prática esportiva do Kitesurf, o novo ordenamento pretende acomodar interesses específicos de cada esporte, aplacar conflitos e resguardar os direitos de todos os usuários das praias. Visando principalmente aspectos de segurança, a medida atende demanda antiga de banhistas e esportistas. 

De acordo com o documento apresentado pela PMC, assim que aprovada, a lei determina a criação de dois pontos de pouso e decolagem de Kitesurf (sendo um nas imediações de Ponta de Campina e outro na altura da Av. Mar Vermelho, em Intermares). Além disso, fica proibida a prática do Kitewave nas áreas de maior movimento de surfistas, como no Mar dos Macacos e no Dique. A minuta também determina o uso da faixa a partir de 150m da linha de quebra mar (considerando a menor maré) e a responsabilidade das escolas de Kitesurf pela adequada sinalização dos pontos de pouso e decolagem nas faixas de areia e mar.

“Todos tendem a ganhar com o ordenamento, já que tanto os praticantes conhecerão seus pontos de apoio como os banhistas saberão as áreas seguras para o banho. Assim, esperamos contribuir para as várias práticas esportivas no município, tão cheio de boas oportunidades de lazer náutico”, destacou Emerson Lucena, à frente da Sejel.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, a medida é fruto da atenção dada pela atual gestão às demandas da população. 

“Trata-se de um trabalho construído a muitas mãos, ouvindo as comunidades e representantes de várias modalidades esportivas, associações, moradores e outros poderes, como a Capitania dos Portos. Um esforço da atual gestão municipal visando solucionar alguns conflitos entre os esportistas de várias modalidades”. 

Apoio de campeão - Ao longo das discussões para a elaboração do documento, todos os envolvidos destacaram a segurança dos banhistas como prioridade. O empresário, esportista e campeão mundial de Kitesurf, Wilson Bodete Veloso, chamou a atenção para o grande crescimento da prática do esporte no mundo inteiro e apoiou a iniciativa da PMC. 

“Tenho certeza que Cabedelo sai na frente e dá ao Brasil um modelo de ordenamento da prática desse belo esporte. Minha opinião, e a da maioria dos colegas de profissão, é que a lei está correta e adequada aos interesses dos praticantes. Sempre fomos favoráveis à regulamentação do Kitesurf em Cabedelo, para maior segurança tanto dos praticantes como dos banhistas”. 

Incentivo ao turismo – A regulamentação da prática do Kitesurf nas praias cabedelenses, além de garantir mais organização e segurança aos banhistas e praticantes, também vai viabilizar a vinda de competições nacionais e até internacionais da modalidade, incentivando investimento e o turismo na cidade. 

“O esporte náutico é importantíssimo para o desenvolvimento do Turismo em Cabedelo, dadas as características de nossas praias. São modalidades de alto custo financeiro. As competições trazem ao município tanto os praticantes como seus familiares, e todos eles precisam de um ambiente favorável à uma prática salutar. Além disso, Cabedelo recebe regularmente grande número de visitantes que também têm direito de usar nossas praias, em um ambiente seguro e prazeroso”, disse o secretário de Turismo, Omar Gama. 

Secom  Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180