Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob encerra Semana do Trânsito com caminhada pela paz
25/9/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional



A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo encerrou, nesta sexta-feira (25), as atividades relativas à Semana do Trânsito com uma Caminhada pela Paz, que reuniu sociedade e órgãos públicos. A campanha, que este ano teve como tema “Trânsito de paz é a gente quem faz”, promoveu diversas atividades alertando para a responsabilidade individual na mudança dos comportamentos no trânsito.


A caminhada saiu da Praça Pedro Américo em direção à Praça Getúlio Vargas, no Centro. No percurso, agentes de trânsito, estudantes, professores e representações do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, de Igrejas e Associações de Moradores, acompanhados de uma banda marcial e trio elétrico, caminharam alertando a população sobre os cuidados fundamentais com o trânsito.

“A Semana Nacional de Trânsito mobiliza por uma semana todos os municípios, buscando despertar na população a importância da educação para o trânsito. A partir do momento que se tem educação, gentileza e respeito, obviamente vai-se observar melhor a sinalização, respeitar as vagas especiais e etc. A gente busca nessa semana fazer ações ativas em escolas, blitz educativas nas ruas, despertando a população para uma mudança, porque o trânsito é um espaço coletivo, mas a atitude individual é primordial para que haja uma mudança”, comentou secretaria adjunta da Semob, Patrícia Cunha.

A Semana do Trânsito foi aberta oficialmente no dia 18, em solenidade no Teatro Santa Catarina. Já as operações educativas foram distribuídas ao longo da semana, com a realização de pitstops, panfletagem e palestras. O objetivo da campanha, de acordo com Patrícia, foi puramente educativo, no intuito de promover a conscientização de motoristas e pedestres sobre certos hábitos que contribuem para os altos índices de acidentes de trânsito.

“Vimos muito positivamente a participação da população. Não é uma semana de campanha que vai fazer com que as pessoas acordem com mais civilidade no trânsito, porém, espero que aos poucos a gente chegue lá. As ações educativas em Cabedelo irão continuar e, sempre que preciso, as coercitivas também”, destacou.

Semana Educativa - A programação semanal constou de blitz realizadas em vários bairros da cidade, inclusive nas praias, onde se verifica constantemente pessoas querendo transitar e estacionar veículos nas areias, o que constitui, além de infração de trânsito, um crime ambiental A maioria das blitz teve como público alvo os motociclistas, que são os atores que mais estão morrendo e tendo sequelas gravíssimas no trânsito.

“A campanha é muito importante para Cabedelo. A Semob está de parabéns pelo trabalho realizado na cidade e por essa semana educativa, sobretudo por envolver as crianças que são a base de tudo. O trabalho para o trânsito na cidade, como o incentivo ao uso do capacete, do cinto de segurança, para o pedestre atravessar na faixa, ciclista descer da bicicleta para atravessar, é muito importante”, comentou Jonathan Raniery, morador do Centro.

Rebeca Matias, aluna da Escola Rosa Figueiredo, também ressaltou a importância da Semana e a caminhada.

“Gostei de participar. Acho legal conhecer o trânsito e o que é importante, como o respeito as faixa, os sinais e os papeis dos motoristas e dos pedestres nas ruas”, destacou.

Campanha inusitada Este ano, a Semob de Cabedelo realizou, durante as ações da Semana do Trânsito, uma abordagem diferente. Além de cartazes e panfletos falando sobre o que é proibido, eles inovaram com o slogan “Não siga o conselho da Senhora Morte!”.

Durante as ações, um personagem caracterizado alertava pedestres e motoristas sobre os perigos de não atravessar na faixa, o não uso do capacete e beber e dirigir, dentre outras coisas.

“Foi uma maneira mais impactante de alertar sobre os perigos no trânsito. A morte com conselhos que, se seguidos, poderiam leva-los até ela. Foi muito bem aceito em nossas ações, e acho que conseguimos, com isso, dar o recado que queríamos”, conclui Patrícia.


Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180