Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da Escola Municipal Rosa Figueiredo destacam-se em Desafio Nacional Acadêmico
30/9/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Ampliar conhecimentos, desenvolver a criatividade, noções de liderança e de trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que exercitam tomadas de decisões e o espírito empreendedor. Com esses objetivos, uma equipe de cinco estudantes participa do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2015. São alunos das 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, que sob orientação do professor Washington Feitosa, foram convidados pelos idealizadores do programa para competir junto a outros 1.600 alunos, divididos em 330 equipes do Brasil inteiro.

O DNA é um desafio de conhecimento, abordando as áreas de meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico e direito, além de um tema surpresa. A iniciativa se dá por meio de um jogo virtual, que leva as equipes a se confrontarem com diversos enigmas e desafios. Será campeã a equipe que solucionar o maior número de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido, entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro.

No momento, a equipe cabedelense -  formada pelos alunos Tainá Rodrigues, João Roberto, Débora Albuquerque, André Luiz e Lais Ribeiro -  ocupa o 20º lugar no ranking da competição, utilizando diversas ferramentas de pesquisa, principalmente a Internet.

“O DNA é mais uma oportunidade de mostrarmos os projetos da nossa escola, uma vez que já participamos, por exemplo, da Olimpíada Nacional de História de Brasil, classificando muito bem nossa equipe entre mais de 11 mil competidores. E estamos felizes pelo nível alcançado neste DNA, bem como pelo grande e decisivo apoio e incentivo da direção da escola”, comentou Washington Feitosa.

Selecionados entre 200 alunos interessados, os componentes da equipe do Rosa Figueiredo de Lima reconhecem o impacto positivo dessa participação no dia a dia da escola, nos estímulos pela busca de conhecimento e aspectos de socialização. Segundo Tainá Rodrigues, aluna da 8ª série, parte da equipe já havia participado de outra competição e se sente positivamente desafiada.

“Acho muito interessante o processo de resolução dos desafios, a cooperação de várias cabeças pensando nas soluções, dentro de um tempo determinado”. 

Cada um dos componentes se destaca em determinadas áreas de conhecimento. Para João Roberto, aluno da 9ª série, são grandes as expectativas nessa fase final. 

“O esforço tem sido grande. Nos saímos muito bem tanto nas perguntas surpresas como em música, história e nas de tecnologia, que é a que mais gosto. O grupo hoje é mais unido, se comunica melhor, numa maior interação entre as salas de aula”.

O DNA premiará a equipe vencedora deste ano com R$ 6.000,00. Mais detalhes do desafio podem ser conhecidos pelo site oficial do desafio.

Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180