Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito entrega projeto para o Parque de Areia Vermelha ao Governo do Estado
1/10/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana entregou, esta semana, ao secretário executivo estadual de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, o projeto arquitetônico da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, assinado pela Secretaria Municipal de Habitação. A construção do Parque ficará a cargo do governo estadual, em parceria com uma empresa privada (através de compensação ambiental).

A Prefeitura ainda ficou responsável pela cessão de área pública localizada na Praia do Poço (nas imediações do antigo Bar do Marcão), destinada para a construção do empreendimento. 

O projeto atende as exigências de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e pela Sudema junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de oferecer aos estudantes, turistas e demais visitantes do Parque Marinho, educação ambiental, orientação, conforto e segurança, bem como, estabelecer normas para a proteção ambiental do importante ponto turístico. 

“Areia Vermelha é um dos principais pontos turísticos e de lazer da Paraíba e requer uma visão administrativa de futuro. Assim, é justo que compartilhemos ações que contribuam para a adequada utilização da área, de forma sustentável”, destacou Leto Viana. 

De acordo com Fabiano Lucena, o processo para a construção da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha está em fase de formalização da cessão do uso da área junto ao município e ao Patrimônio da União. O secretário ainda destacou a celeridade e eficiência da Prefeitura de Cabedelo, e ressaltou a importância da implantação da educação ambiental naquele local.
 
"Fui surpreendido positivamente com a apresentação desse projeto. Compreendemos que Cabedelo é extremamente importante para o turismo e para a economia do Estado. O secretário Walber Farias (Meio Ambiente) é um dos mais atuantes da Paraíba, e o prefeito Leto tem demonstrado toda atenção com as questões ambientais. Reconhecemos que ainda falta muita estrutura e informação para que Areia Vermelha seja, de fato, uma unidade de conservação. E essa sede será de fundamental importância para essa conscientização. Precisamos mudar a relação e o comportamento das pessoas para com o parque". 

O Parque - No local previsto para a sede, funcionará a administração do Parque, incluindo a guarda de materiais e equipamentos utilizados no manejo da área. O projeto prevê, ainda, a construção de uma mureta de contenção do mar, passeio público, ciclovia, sala de exposição, museu vivo, banheiros e boxes de informação ao turista, além de urbanização e paisagismo da área. 

Com base em sugestões dos participantes, na sede poderão funcionar postos de saúde e policial. Próximo ao local, já existem bares e restaurantes, uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma capela religiosa e ponto de ônibus.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180