Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Campanha do Outubro Rosa inicia com palestras e ações em todas as Unidades de Saúde
2/10/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



Conscientizar e esclarecer a população sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero são as principais metas da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) neste mês de outubro. A campanha Outubro Rosa foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (1º) com o II Fórum Outubro, no Teatro Santa Catarina.

Realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), o evento contou com palestras e apresentações artísticas, visando destacar a importância do autoexame para prevenção ao câncer de mama.

A partir desta sexta-feira (2) e durante todo esse mês de outubro, serão realizadas diversas ações nas 20 Unidades de Saúde da Família (USF), na Policlínica e também no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa. 

Na programação, estão previstas atividades educativas, exame físico das mamas e orientação alimentar. Toda a equipe da atenção básica irá desenvolver trabalhos voltados ao diagnóstico precoce do câncer de mama e à conscientização das mulheres sobre a importância da mamografia e dos exames de rastreamento.

O Fórum foi aberto pela primeira-dama Jacqueline Monteiro, autora da proposta que institui a Campanha em Cabedelo, em 2013. Em seu discurso, ela fez questão de enfatizar que a meta da atual gestão, neste mês, é ampliar os serviços de saúde oferecidos às mulheres cabedelenses.

“Quero me dirigir às cabedelenses e dizer que elas serão assistida de forma plena esse mês, de forma que possam fazer todos os exames necessários para prevenir e diagnosticar o câncer de mama. Todas as nossas Unidades de Saúde estarão prontas para recebê-las e orientá-las. Também aproveito para parabenizar à SEPM, pelo excelente trabalho que vem fazendo, buscando fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas às mulheres da nossa cidade. Estamos trabalhando para oferecer a toda a população um serviço de saúde de excelência. Até o final do mês, por exemplo, o prefeito Leto Viana deve entregar a reforma e ampliação da Maternidade e do Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal”.

Além da SEPPM, o Outubro Rosa conta com o apoio das Secretarias de Saúde (Sescab), Educação (Seduc) e Ação e Inclusão Social (Semais), em um esforço conjunto para que as mulheres cabedelenses sejam assistidas de forma plena durante a Campanha.

“O Outubro Rosa é, sobretudo, um alerta, um chamado para que as pessoas em geral busquem se cuidar. Aqui em Cabedelo, as mulheres têm um importante aliado nessa luta, que é o nosso mamógrafo. É importante que elas realizem o autoexame, não tenham medo de se cuidar. Sabemos que o câncer de mama, se descoberto no início, tem grandes chances de cura. Por isso, nosso recado principal é: se cuidem, busquem ajuda, façam os exames preventivos”, destaca Mônica Pimentel, à frente da SPPM.

A secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, também esteve presente à abertura do Outubro Rosa em Cabedelo, e fez questão de destacar o trabalho que a SEPM vem fazendo na cidade.

“Esse mês, nunca é demais lembrar, é um mês para motivar as mulheres a procurarem ajuda para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos câncer de mama e de colo de útero. Mas a luta preventiva é uma luta continuada, que deve ir além do Outubro Rosa. Aqui em Cabedelo, é importante destacar a atuação da secretária Mônica no incentivo ao cuidado com a saúde da mulher, bem como no combate à violência e na busca pelos direitos da cidadã cabedelense. Está de parabéns a Prefeitura pela iniciativa e pelas conquistas que tem alcançado nesse setor”.

Palestra – Durante o II Fórum Outubro Rosa, a médica mastologista Marina Cartaxo proferiu palestras sobre o câncer de mama nas perspectivas atuais e destacou a importância do mamógrafo para a saúde das mulheres de Cabedelo. 

"Você falar em câncer num órgão que é sinônimo de sedução, amor, alimentação é sempre muito difícil. Mas o principal é se antecipar à doença, pois eu trabalho no Hospital Laureano (João Pessoa) e vejo todos os dias que a quantidade de mulheres que chegam com o diagnóstico já avançado é quase incalculável. E não é uma doença exclusiva de pessoas idosas, temos várias pacientes jovens. O câncer tem cura e deve ser prevenido, pois é o principal tumor que acomete as pacientes no Brasil. Graças a Deus, Cabedelo tem o privilégio de ter um mamógrafo, instrumento de rastreamento que serve para facilitar a vida de muitas mulheres que, antes, iam buscar o serviço em outras cidades. Em Cabedelo há muita celeridade no rastreamento. E um outro ponto fundamental para o tratamento é a presença da família, pois, infelizmente, muitas mulheres são abandonadas durante os procedimentos”. 

Programação – Além de todas as atividades de saúde e prevenção, realizadas pela Sescab e Semais, a SEPM preparou, ainda, uma palestra com a coordenadora de Saúde da Mulher da Atenção Básica de Cabedelo, Anabelly Cabral Marques, que deve acontecer no dia 9, no Ginásio de Esportes de Camalaú, às 7h30. Também está previsto um Aulão de Zumba, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, no final do mês

Mamógrafo – Desde que foi adquirido pela PMC, o mamógrafo já realizou cerca de 1.030 exames preventivos e de diagnóstico do câncer de mama. O equipamento está disponível às todas as mulheres cabedelenses na Policlinica da cidade,localizada no bairro de Camalaú. 

Secom Cabedelo


 









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180