Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
População de Cabedelo vai às urnas e elege 10 novos conselheiros tutelares
6/10/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



No último domingo (4), a população de Cabedelo participou do pleito eleitoral que definiu os novos conselheiros tutelares do município. Ao todo, 6.217 eleitores compareceram às urnas de forma tranquila e ordeira, e participaram de um processo eleitoral que definiu o nome de 10 novos conselheiros tutelares (dentre titulares e suplentes) que vão atuar em seus respectivos setores (I e II).

A eleição, que pela primeira vez ocorreu de forma unificada em todo país, foi organizada por uma Comissão Especial Eleitoral, criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e a votação, em Cabedelo, foi feita através de células manuais. 

Os eleitores puderam votar em 18 seções, distribuídas em todos os bairros da cidade, e a apuração do pleito foi realizada no Ginásio Poliesportivo, em Camalaú, sendo acompanhada pela população através da instalação de um telão em frente ao local. Todo processo foi finalizado às 18h da segunda-feira (5).

"Em nome da comissão eleitoral, queremos agradecer a participação dos eleitores cabedelenses que, de forma surpreendente, foram às urnas, demonstrando a importância que os conselhos tutelares têm para nossa cidade. Também quero citar a Prefeitura Municipal de Cabedelo, pela logística fornecida ao CMDCA para a realização da eleição, a presença dos representantes do Poder Judiciário e os cidadãos, que foram convocados e participaram de todo processo eleitoral. Parabenizamos os conselheiros eleitos e informamos que, a partir de janeiro, vamos estar juntos nessa luta árdua", destacou o advogado Bruno Dornelas, representante da Comissão Especial Eleitoral. 

O advogado Francisco dos Santos, presidente do CMDCA, ressaltou o suporte que o Conselho oferecerá aos conselheiros eleitos. "Estaremos junto com o poder judiciário, capacitando ainda mais os candidatos eleitos para que, ao assumirem, estejam preparados para atender à população. E também, junto com eles, estaremos organizando as políticas públicas e melhorias que zelam pelos direitos da infância e da juventude na nossa cidade". 

Os conselheiros eleitos devem assumir em janeiro de 2016 e permanecerão durante o próximo quadriênio (2016-2019).

Justiça presente - O Poder Judiciário se fez presente durante todas as etapas da eleição para conselheiro tutelar em Cabedelo, desde a concepção dos candidatos até a homologação do resultado. O juiz Antônio Silveira Neto e a promotora de justiça Cristiana Vasconcelos, ambos da Vara da Infância e da Juventude da Comarca De Cabedelo, foram os representantes no pleito. 

"Eu avalio positivamente todo o processo eleitoral. A eleição ocorreu com tranquilidade, devido ao bom comportamento de todos e também porque houve um comparecimento massivo dos eleitores de Cabedelo. Isso demonstrou que eles estão propensos a uma participação política maior, revelando a importância dos conselhos tutelares para a comunidade. O Conselho Tutelar pode ser os olhos e os ouvidos da justiça, pois é o órgão responsável pela fiscalização de todas as ações, sejam públicas ou privadas, direcionadas à infância e à juventude. É também a porta de entrada das reclamações da comunidade com relação a todos os problemas que envolvem a infância e juventude. Uma sociedade que não cuida de suas crianças e de seus adolescentes tende a se destruir. Vamos procurar uma aproximação. ainda maior com os conselheiros eleitos ou reeleitos", afirmou Silveira Neto. 

A promotora Cristiana Vasconcelos também demonstrou comprometimento durante todo processo eleitoral, participando e garantindo ainda mais a sua lisura. 

"Cabedelo está de parabéns, pois no final das contas, tivemos um resultado muito positivo, comparado ao que aconteceu em algumas cidades do Brasil, onde foi denotada a ausência total da justiça eleitoral e do próprio Governo Federal em auxiliar o processo de eleição. Em Cabedelo, o processo foi demorado porque a votação foi manual e a apuração contada cédula a cédula. Porém, o pleito foi realizado com total lisura. Parabenizo, principalmente, o CMDCA, por ter envidado todos os esforços possíveis para que o pleito fosse bem sucedido. 

Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180