Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Palestra educativa orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
9/10/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, na manhã desta sexta-feira (9), uma palestra educativa e informativa sobre o câncer de mama e do colo do útero. A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa e reuniu cerca de 180 mulheres que, antes, participaram de uma aula de Zumba no Ginásio Poliesportivo, no bairro de Camalaú.  

A SEPM e a Sescab ainda disponibilizaram uma enfermeira para aferir a pressão das participantes. A palestra foi proferida pela coordenadora de Saúde da Mulher da Sescab, Anabelly Cabral. Na ocasião, ela tirou dúvidas e explicou a importância do autoexame e da mamografia. 

“Esse mês de outubro, em que estamos dedicadas ao combate do câncer de mama e do colo do útero, nunca é demais saber sobre o que podemos fazer para nos prevenir. Mulheres, se toquem. O autoexame das mamas é de suma importância para o diagnóstico precoce. Se aparecer algo, procurem um médico. Para as mulheres acima dos 40 anos, é necessária a realização da mamografia, exame que disponibilizamos gratuitamente na Policlínica da cidade. Para aquelas abaixo dos 40, a ultrassom mamária já é suficiente para detectar alguma anormalidade. No que diz respeito ao câncer do colo do útero, todas nós precisamos fazer, anualmente, o exame do Papanicolau. Cuidar de nossa saúde demonstra amor por nós mesmas. Por isso, a mensagem maior é: vamos prevenir. O quanto antes detectarmos a doença, mais chances de cura temos”, disse Anabelly. 

Para quem participou da aula de Zumba e assistiu a palestra, a mensagem maior é o de amor a si próprio.

“A palestra foi bem esclarecedora. Foi bom porque pudemos tirar dúvidas, esclarecer algumas coisas. Esse ano fiz, pela primeira vez, a mamografia, aqui mesmo em Cabedelo. Descobri que estou com um nódulo no seio, e agora vou tratar de me cuidar. Se Deus quiser, não há de ser nada grave”, declarou Josicleide Soares a Silva, de 43 anos, moradora do bairro de Jardim Manguinhos. 

Mobilização – Durante todo esse mês, todas as Unidades de Saúde da Família (USF), bem como o Hospital Municipal, a Policlínica e o seu Anexo, estão com atividades programadas de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. 

O dia D da campanha no Anexo será na próxima sexta-feira (16), a partir das 8h00. Na Policlinica, a mobilização acontece nos dias 22 e 23. E diariamente, as USFs estão realizando exames e prestando todos os esclarecimentos de como prevenir e diagnosticar as doenças. As mulheres interessadas devem comparecer a qualquer uma dessas unidades de saúde portando documento de identificação com foto e cartão do SUS. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180