Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Palestra educativa orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
9/10/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, na manhã desta sexta-feira (9), uma palestra educativa e informativa sobre o câncer de mama e do colo do útero. A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa e reuniu cerca de 180 mulheres que, antes, participaram de uma aula de Zumba no Ginásio Poliesportivo, no bairro de Camalaú.  

A SEPM e a Sescab ainda disponibilizaram uma enfermeira para aferir a pressão das participantes. A palestra foi proferida pela coordenadora de Saúde da Mulher da Sescab, Anabelly Cabral. Na ocasião, ela tirou dúvidas e explicou a importância do autoexame e da mamografia. 

“Esse mês de outubro, em que estamos dedicadas ao combate do câncer de mama e do colo do útero, nunca é demais saber sobre o que podemos fazer para nos prevenir. Mulheres, se toquem. O autoexame das mamas é de suma importância para o diagnóstico precoce. Se aparecer algo, procurem um médico. Para as mulheres acima dos 40 anos, é necessária a realização da mamografia, exame que disponibilizamos gratuitamente na Policlínica da cidade. Para aquelas abaixo dos 40, a ultrassom mamária já é suficiente para detectar alguma anormalidade. No que diz respeito ao câncer do colo do útero, todas nós precisamos fazer, anualmente, o exame do Papanicolau. Cuidar de nossa saúde demonstra amor por nós mesmas. Por isso, a mensagem maior é: vamos prevenir. O quanto antes detectarmos a doença, mais chances de cura temos”, disse Anabelly. 

Para quem participou da aula de Zumba e assistiu a palestra, a mensagem maior é o de amor a si próprio.

“A palestra foi bem esclarecedora. Foi bom porque pudemos tirar dúvidas, esclarecer algumas coisas. Esse ano fiz, pela primeira vez, a mamografia, aqui mesmo em Cabedelo. Descobri que estou com um nódulo no seio, e agora vou tratar de me cuidar. Se Deus quiser, não há de ser nada grave”, declarou Josicleide Soares a Silva, de 43 anos, moradora do bairro de Jardim Manguinhos. 

Mobilização – Durante todo esse mês, todas as Unidades de Saúde da Família (USF), bem como o Hospital Municipal, a Policlínica e o seu Anexo, estão com atividades programadas de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. 

O dia D da campanha no Anexo será na próxima sexta-feira (16), a partir das 8h00. Na Policlinica, a mobilização acontece nos dias 22 e 23. E diariamente, as USFs estão realizando exames e prestando todos os esclarecimentos de como prevenir e diagnosticar as doenças. As mulheres interessadas devem comparecer a qualquer uma dessas unidades de saúde portando documento de identificação com foto e cartão do SUS. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180