Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sejel promove palestra com o herói olímpico Vicente Lenilson
9/10/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio



O Teatro Santa Catarina foi palco, na manhã desta sexta-feira (9), de um encontro bem especial. Cerca de 100 alunos, de nove escolas da rede municipal de ensino, tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir a história de vida do ex-atleta velocista Vicente Lenílson.

O encontro foi uma promoção da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e fez parte da programação que antecede a realização do Circuito Maratoninha, evento promovido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que acontece no  domingo (11), em João Pessoa.

 “Todo tipo de parceria que resulte nesse tipo de conversa, de apresentação desse nível, principalmente vindo de um campeão que é um orgulho não só para o nordeste, mas para o Brasil todo, como o Vicente Lenilson, é um estimulo, uma motivação para essas crianças que estão acordando agora para saber a questão da importância do esporte. O esporte é o fundamento principal de saúde, de educação, e evita que vejamos nossas crianças perdidas, sendo levadas para o mundo das drogas. Todo tipo projeto, de ação que possa juntar as crianças, despertando nelas o sentimento da importância do esporte vai ser sempre bem vindo aqui e apoiado pela Prefeitura de Cabedelo”, destacou o secretário de Esportes, Emerson Lucena.

O evento, além de promover o contato dos alunos com uma personalidade do esporte, também teve por objetivo trazer experiências de vida, bem como aspectos técnicos das práticas esportivas. Na palestra, Lenílson - que já foi o grande destaque nas pistas de Atletismo mundo afora - destacou detalhes de sua carreira, as dificuldades dos primeiros passos e os resultados positivos, além de enfatizar os aspectos da motivação e da superação na vida atlética.

“É fundamental dividir a experiência de vida com o alunado. Comecei em jogos escolares tarde, já com 17 anos, mas foram eles que me possibilitaram o inicio de minha trajetória e que me levou para o mundo. Acho fundamental estar hoje conversando com os jovens, com um só objetivo: que é o de mostrar para eles que da mesma forma que eu consegui eles também conseguem vencer na vida através do esporte. Parabenizo, portanto, ao prefeito e ao secretário dos Esportes por essa iniciativa”, destacou Lenilson. 

Antes do inicio da palestra, os alunos ganharam camisetas, bonés e poupançudos, (mascotes símbolos da poupança da CEF).  Ao final, além do lanche servido, os estudantes também puderam fazer inscrições para a Maratoninha.  

Motivação – O aspecto motivacional da palestra parece ter contagiado a todos que participaram da apresentação, sobretudo pelo quesito de superação das dificuldades.

Lunadja Cavalcanti, de 13 anos, aluna da escola municipal Vereador Pedro Américo e atleta de arremesso de peso, destacou a importância do esporte como o elemento forte da palestra. “Achei muito boa, muito interessante porque fala de esporte e esporte é algo que a gente gosta”.

Já Alisson Mendonça de Sousa, de 14 anos, atleta de futsal e atletismo, gostou dos relatos de experiência de vida de Lenílson. “Muito boa a palestra, principalmente porque ele fala da vida dele, das dificuldades, dos sonhos e da possibilidade de realizá-los”. 

Para a educadora física Mônica Cabral, a influência de palestras como essa no comportamento social e atlético dos alunos foi o mais positivo. “Foi um momento muito proveitoso para estimular os alunos a querer buscar o esporte como meio de crescimento, não só social, como também como lição para a vida. Perceber, sobretudo, que nada é impossível, que é preciso acreditar no sonho e ir em busca dele”. 

“Herói olímpico” – Vicente Lenílson é natural de Currais Novos (RN), e um dia pensou em ser jogador de futebol, mas foram as pistas de atletismo que realmente o seduziram. Foi nas aulas de educação física da escola onde estudava que seu talento nato para o esporte foi revelado. 

Mas ele se tornou velocista por acaso. Depois de perder o emprego de mecânico de motocicletas, resolveu tentar a vida como jogador de futebol. Mas no Potiguar Seridoense, clube de Currais Novos, a pista de atletismo que cercava o gramado do Estádio Municipal Coronel José Bezerra  chamou a atenção do rapaz que, pouco tempo depois, já se tornava o maior velocista do RN nos Jogos Escolares. A carreira, iniciada na terra natal, o levou a treinar no Rio de Janeiro e depois em Presidente Prudente (SP), onde integrou a equipe de revezamento 4x100, coordenado pelo técnico Jaime Neto.

Em 15 anos de carreira, Vicente acumulou muitas medalhas, quase todas em defesa da Seleção Brasileira. No revezamento 4x100, formou equipes com Claudiney Quirino, André Domingos, Edson Luciano e Cláudio Roberto, considerados os "heróis do atletismo". Entre suas conquistas estão uma prata olímpica, um vice-campeonato mundial e um bicampeonato pan-americano.

Na primeira vez em que usou a camisa da Seleção Brasileira, em 1997, Vicente se firmou como o velocista brasileiro com a melhor largada no revezamento. Foi no Campeonato Mundial de Atenas, quando a equipe dos 4x100 foi à final e ficou com o sexto lugar. Depois, ele esteve nos Mundiais de Sevilha (Espanha – 1999), de Edmonton (Canadá – 2001) e de Paris (França 2003).

Mas o ano mais marcante de sua carreira foi, sem dúvidas, o de 2004, quando foi considerado o melhor atleta da América do Sul nos 100m, com o tempo de 1013", e nos 200m, com 2049".

Vicente Lenilson encerrou a carreira em 2011, mas não deixou de se dedicar ao esporte, proferindo palestras sobre superação e perspectivas de vida, como a realizada nesta sexta para os  alunos cabedelenses.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180