Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desenvolver Cabedelo terá investimento de R$ 600 mil para pequenos empreendedores municipais
14/10/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana e o secretário da Indústria, Comércio e Portos, Hugo Braga, lançaram, nesta terça-feira (13), o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Desenvolver, que pretende movimentar R$ 600 mil ao ano em investimentos para os pequenos empreendedores cabedelenses, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável através de capacitação e financiamento. 
A solenidade aconteceu na sede do programa, que também foi apresentada à população na ocasião, localizada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo, próximo ao Varanda´s Dancing Bar.

O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e será voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

“É a oportunidade de fazer um trabalho dirigido aos comerciantes de Cabedelo. A pessoa física, hoje, não sobrevive no mercado porque o imposto é alto, assim como os encargos sociais. Então é preciso capacitar, trazer um profissional de contabilidade para mostrar ao cidadão suas opções mais viáveis e rentáveis. Temos que fazer esse investimento, essa conscientização, torná-los microempresários, porque aí eles terão as vantagens e os benefícios que merecem”, destacou Leto. 

O Desenvolver pretende atender o cidadão que tem o sonho de ter um negocio próprio, e também promover a regularização dos pequenos comerciantes que já atuam no mercado. O secretário Hugo Braga destacou a primeira ação já encaminhada do Programa – a Cooperativa de Costureiras – como exemplo de como o projeto deve atuar.

“Logo após a inauguração, iremos começar as atividades do Desenvolver Cabedelo com a Cooperativa de Costureiras, que hoje é atendida pela Secretaria de Politicas para as Mulheres. Iremos auxiliar essa iniciativa e otimizar o trabalho que já é muito bem feito. Nós iremos transformar a vida daquelas pessoas. Iremos financiar a aquisição de novas máquinas de costura para que cada microempresária da Cooperativa possa ter um equipamento moderno, de ponta, e assim possa otimizar os seus trabalhos tanto na questão do tempo como na qualidade do produto final que elas irão obter a partir de um maquinário mais moderno”, explicou.

O Programa visa aumentar as oportunidades de emprego aos cabedelenses, gerar capacitação e qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios; promover sistemas associados de produção; oferecer infraestrutura que facilite o acesso do microempresário no mercado e pesquisar e estudar novas alternativas de mercado.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza. 

Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice de Fátima Ferreira, o maior benefício do programa será a diminuição da informalidade na cidade. 

“O mais importante trazer as pessoas para formalidade, mostrando os benefícios que elas terão ao fazer isso. A partir do momento em que elas se formalizam, tornam-se um micro empresário individual (MEI), tendo acesso a alguns benefícios, como a previdência social, e direito a crédito nos bancos, por exemplo. Com o programa, o setor econômico vai estar girando e a qualidade de vida das pessoas vai melhorar e muito, porque elas vão crescer conosco e isso é muito importante para nós. A equipe está capacitada para dar o melhor atendimento e o melhor apoio a esses cidadãos”. 

Conselho Gestor - O programa Desenvolver Cabedelo deve ser regulado por um Conselho Gestor, que se reunirá trimestralmente. A primeira reunião aconteceu na tarde de ontem (13), e foram discutidos pontos de uma pauta de definições para a taxa de juros, teto de financiamento, e prazo de carência. O Conselho é composto pelo secretário de Indústria e Comércio, Hugo Braga; pelo secretário da Receita Municipal, José Mário; pelo secretário das Finanças, Nicodemus Trindade; pelo representante da Câmara Municipal, vereador Junior Datele; e pelo presidente da Associação de Comerciantes e Amigos Feirantes, Plínio.

Como funciona - Para participar do Programa Desenvolver Cabedelo, os interessados devem procurar a sede do programa a partir de hoje (14), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. 

Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós credito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180