Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desenvolver Cabedelo terá investimento de R$ 600 mil para pequenos empreendedores municipais
14/10/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana e o secretário da Indústria, Comércio e Portos, Hugo Braga, lançaram, nesta terça-feira (13), o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Desenvolver, que pretende movimentar R$ 600 mil ao ano em investimentos para os pequenos empreendedores cabedelenses, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável através de capacitação e financiamento. 
A solenidade aconteceu na sede do programa, que também foi apresentada à população na ocasião, localizada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo, próximo ao Varanda´s Dancing Bar.

O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e será voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

“É a oportunidade de fazer um trabalho dirigido aos comerciantes de Cabedelo. A pessoa física, hoje, não sobrevive no mercado porque o imposto é alto, assim como os encargos sociais. Então é preciso capacitar, trazer um profissional de contabilidade para mostrar ao cidadão suas opções mais viáveis e rentáveis. Temos que fazer esse investimento, essa conscientização, torná-los microempresários, porque aí eles terão as vantagens e os benefícios que merecem”, destacou Leto. 

O Desenvolver pretende atender o cidadão que tem o sonho de ter um negocio próprio, e também promover a regularização dos pequenos comerciantes que já atuam no mercado. O secretário Hugo Braga destacou a primeira ação já encaminhada do Programa – a Cooperativa de Costureiras – como exemplo de como o projeto deve atuar.

“Logo após a inauguração, iremos começar as atividades do Desenvolver Cabedelo com a Cooperativa de Costureiras, que hoje é atendida pela Secretaria de Politicas para as Mulheres. Iremos auxiliar essa iniciativa e otimizar o trabalho que já é muito bem feito. Nós iremos transformar a vida daquelas pessoas. Iremos financiar a aquisição de novas máquinas de costura para que cada microempresária da Cooperativa possa ter um equipamento moderno, de ponta, e assim possa otimizar os seus trabalhos tanto na questão do tempo como na qualidade do produto final que elas irão obter a partir de um maquinário mais moderno”, explicou.

O Programa visa aumentar as oportunidades de emprego aos cabedelenses, gerar capacitação e qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios; promover sistemas associados de produção; oferecer infraestrutura que facilite o acesso do microempresário no mercado e pesquisar e estudar novas alternativas de mercado.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza. 

Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice de Fátima Ferreira, o maior benefício do programa será a diminuição da informalidade na cidade. 

“O mais importante trazer as pessoas para formalidade, mostrando os benefícios que elas terão ao fazer isso. A partir do momento em que elas se formalizam, tornam-se um micro empresário individual (MEI), tendo acesso a alguns benefícios, como a previdência social, e direito a crédito nos bancos, por exemplo. Com o programa, o setor econômico vai estar girando e a qualidade de vida das pessoas vai melhorar e muito, porque elas vão crescer conosco e isso é muito importante para nós. A equipe está capacitada para dar o melhor atendimento e o melhor apoio a esses cidadãos”. 

Conselho Gestor - O programa Desenvolver Cabedelo deve ser regulado por um Conselho Gestor, que se reunirá trimestralmente. A primeira reunião aconteceu na tarde de ontem (13), e foram discutidos pontos de uma pauta de definições para a taxa de juros, teto de financiamento, e prazo de carência. O Conselho é composto pelo secretário de Indústria e Comércio, Hugo Braga; pelo secretário da Receita Municipal, José Mário; pelo secretário das Finanças, Nicodemus Trindade; pelo representante da Câmara Municipal, vereador Junior Datele; e pelo presidente da Associação de Comerciantes e Amigos Feirantes, Plínio.

Como funciona - Para participar do Programa Desenvolver Cabedelo, os interessados devem procurar a sede do programa a partir de hoje (14), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. 

Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós credito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Vivendo Cabedelo-Um Novo Olhar Para A Cidade
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180