Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Mostra Tia Beta movimenta alunos da Escola Municipal Antônio Viana
15/10/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Resgatar aspectos da cultura do povo cabedelense, através do imaginário e do universo criativo da educadora Tia Beta, valorizando as várias expressões da arte-educativa. Com base nesses valores, a Escola Municipal Antônio Viana realizou. nesta quarta-feira(14), uma Mostra Cultural sobre a vida e a obra da contadora de estórias, homenageada com o Ano Cultural na cidade. 

O evento reuniu professores e alunos da unidade de ensino, que apresentaram os trabalhos produzidos ao longo do ano, em categorias como Desenho, Música e Apresentação Teatral. 

“Estamos muito gratificados pela oportunidade de aprofundarmos nossos conhecimentos no universo criativo de Tia Beta, que foi uma importante educadora cabedelense. Desde junho, toda a equipe pedagógica vem desenvolvendo trabalhos em diversas linguagens, com todo o corpo de alunos. E hoje é o momento de culminância, de apresentarmos os resultados tanto para o alunado, como para seus familiares e visitantes”, comentou a diretora da Escola, Jane Pereira de Sena.

Valorizando a leitura escrita, sempre baseada nos temas criados e publicados por Tia Beta, cada turma escolheu uma forma de expressão. Em alguns casos, os textos receberam uma releitura por parte dos alunos, que parodiaram musicalmente o tema pesquisado.

“A riqueza do legado de Tia Beta, seu universo imaginário, a própria figura dela tão próxima do ambiente escolar, já traz boa parte do estímulo a esse tipo de trabalho. Assim, nossos alunos puderam se expressar em peças teatrais, teatro de bonecos, canções, cantigas de roda e desenhos”, detalhou Raquel Ferreira de Lima, vice-diretora da escola. 

Os trabalhos pedagógicos apresentados na Mostra serão oportunamente julgados e premiados ao final da programação do Ano Cultural Tia Beta, que acontece no final do ano letivo.

A Escola Municipal Antônio Viana atua na Educação Infantil com 79 alunos de 4 a 5 anos, pela manhã; no Ensino Fundamental I, com 92 alunos, dos 6 aos 10 anos de idade, além de turmas do Ensino Regulamentar Noturno para jovens e adultos.

Ano Cultural Tia Beta - O Ano Cultural Tia Beta foi instituído pelo decreto n° 15/2015, assinado pelo prefeito Leto Viana e tem como objetivo a valorização do saber e da cultura e a educação integral através do estudo da vida e da obra de uma personalidade marcante no crescimento educacional, social e cultural do município.

Durante todo ano letivo são desenvolvidos projetos culturais/educativos, nas escolas da rede municipal, envolvendo toda a comunidade escolar, incentivando a pesquisa, a contextualização, a comunicação verbal e escrita e o trabalho criativo e artístico. Esses trabalhos serão apresentados em Mostras Culturais da comunidade escolar com referência aos famosos “saraus de Tia Beta”.
 
Além dessas ações, o Ano Cultural prevê ainda o Concurso Cultural Prêmio Tia Beta, com a modalidade 1 para alunos da rede municipal e 2, voltada aos cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local.

Elizabeth Ferreira da Silva (1924 – 2003), a Tia Beta, nasceu em Cabedelo no dia 22 de março de 1924, e lá viveu durante quase toda a vida. Exerceu papel marcante na cultura e nas práticas educacionais. Contadora de histórias de casos, usava a criatividade, despertando a atenção, o interesse e o senso de descoberta de seus alunos. Era ao mesmo tempo erudita e popular, sendo conhecidos seus saraus, e também os grupos de lapinha/pastoril que organizava com alunos das escolas e da catequese, apresentando nos fins de ano.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180