Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Programa Desenvolver Cabedelo realiza palestra para mulheres empreendedoras
23/10/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio


O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Desenvolver Cabedelo, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Portos (SEICP) realizou, nesta quinta-feira (22), uma palestra informativa com pequenas empreendedoras de Cabedelo. O evento foi uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM). 

A iniciativa aconteceu no auditório do gabinete da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – Casa do Alemão – e reuniu cerca de 60 participantes, entre pequenas empreendedoras e comerciantes informais vinculadas à SEPM. A palestra focou na necessidade de formalização do empreendimento através do programa de Microempreendedor Individual (MEI). 

“Uma pesquisa interna nossa, junto com a SEPM, apontou que muitas mulheres empreendedoras trabalham na informalidade. Então, tomamos essa iniciativa, que é o primeiro passo para que possamos ajudá-las a ter seu próprio negócio e tenham a chance de serem beneficiadas pelo Desenvolver. O programa visa fomentar o comércio, beneficiando as pessoas que estão trabalhando na informalidade e também facilitando o investimento para quem já está regularizado,  tenha CNPJ e não esteja negativado”, destacou a coordenadora geral do Desenvolver, Geovanice de Fátima. 

A coordenadora ressaltou, ainda, que o principal objetivo do Desenvolver não é a obtenção de lucros, e sim o fomento do comércio. Segundo ela, "a palestra integra a etapa informativa do Programa. Após as inscrições, serão desenvolvidas as fases de capacitação, de plano de negócios e de visitas e, enfim, a finalização do processo com o recebimento do crédito".

Para a palestrante Cândida Medeiros, consultora credenciada do Sebrae, a iniciativa do evento foi bastante positiva. 

"Nós abordamos as vantagens da formalização, na qual o microempresário começa com os benefícios da previdência, contribuindo apenas com 5% de um salário mínimo e ainda fica acobertado em seus direitos. Demonstramos que a partir daí ele começa, realmente, a ter cidadania. Na palestra, percebemos que as maiores dúvidas são relacionadas ao direito à previdência, pois a legislação é muito complexa e rigorosa. Essa iniciativa do Desenvolver é de grande benefício e extremamente importante para o município, uma vez que a difusão da informação sobre a necessidade de formalização pode fazer com que as pessoas garantam benefícios como aposentadoria e auxílio doença, além de gerar emprego e renda, resgatando a cidadania dos cabedelenses".

Mulheres empreendedoras - Público alvo dessa primeira palestra, as mulheres empreendedoras já iniciaram o processo de "reciclagem". Dentre elas, estava a artesã Maria Lourdes, moradora do bairro de Camalaú, que destacou a importância da iniciativa.  

"Achei muito importante porque, realmente, esclareceram várias coisas que eu não sabia. Agora eu preciso procurar o Desenvolver para dar continuidade. O meu interesse é ter meu cantinho, tudo certinho, para vender minhas coisas. Hoje já foi um primeiro passo". 

Muitas das mulheres participantes trabalharam a vida toda na informalidade e nunca tiveram benefícios trabalhistas. É o caso da costureira Maria da Glória, moradora da comunidade Vila Maria, que pretende, com o Desenvolver, formalizar suas atividades. 

"Eu trabalho desde os meus 14 anos, fazendo costura. Já fiz muito fardamento, roupas pra Igrejas... E eu queria botar meu próprio negócio e passar meus conhecimentos para quem já trabalha comigo. Gostei muito dessa primeira palestra”. 

Desenvolver - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza. 

Para participar do Programa Desenvolver Cabedelo, os interessados devem procurar a sede do programa, localizada ao lado do Varanda’s Dancing Bar, no horário das 9h às 14h. Após fazer o cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180