Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
ANO CULTURAL TIA BETA: Alunos expõem trabalhos desenvolvidos em sala de aula
26/10/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) e a Escola Municipal Marizelda Lira da Silva realizaram, na última sexta-feira (23), mostras culturais referentes ao ano Cultural Tia Beta. As atividades fazem parte do calendário de apresentações escolares para o Ano Cultural, e representam os resultados dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula ao longo do período letivo.

No CIEI, as cinco turmas da unidade - compostas por uma média de 70 alunos - prepararam apresentações de Contos e Cantigas de Roda, modalidades antecipadamente trabalhadas com as crianças em dinâmicas com as letras das músicas e a interpretação dos contos. 

Já na Escola Marizelda, foram três  apresentações, envolvendo Teatro, com a encenação de texto concebido pelos alunos sobre o tema “A beata e o lobisomem”; o conto “O Batatão”; a música “Baião de Tia Beta”, uma paródia de musica “Baião”, de Luiz Gonzaga; além de um painel de redações sobre a vida e obra de contadora de estórias. 

A supervisora pedagógica do CIEI, Elizenilda Moraes, destacou o trabalho que é desenvolvido com as crianças na unidade escolar acerca da vida e da obra de Tia Beta, a partir da temática central que é trabalhada semanalmente.

“Tudo que a criança desenvolve no faz-de-conta é criar ídolos, mitos, assim como num conto de fadas. Tia Beta vira um personagem de conto de fadas para eles. E isso é muito importante para que as crianças comecem a aprender, porque através dos contos, das brincadeiras, das cantigas de roda e outras atividades lúdicas eles aprendem. Não trabalhamos exatamente com conteúdo, mas a partir dessas atividades as crianças absorvem conteúdos indiretamente, dentro da faixa etária deles. As crianças adoram, elas querem contar histórias do jeito que as educadoras contam, mas do jeito delas”, afirmou.

Para a supervisora da Escola Marizelda Lira, Kátia Falcão, a instituição do Ano Cultural tem uma influência decisiva no trabalho desenvolvido dentro das escolas sobre a cultura da cidade.

“É muito importante porque estamos ressaltando personalidades culturais e artistas da terra para construir a identidade do aluno, para que eles, se valorizando, valorizem melhor o lugar onde vivem. Recentemente fizemos um trabalho destacando a comunidade, enfocando as raízes. O Ano Cultural Tia Beta é importante, também, por esse aspecto. Ela foi professora, contadora de estórias, uma personalidade que tem tudo a ver com o ambiente escolar. Toda equipe da escola se empenha com afinco para dar vida a esse espetáculo maravilhoso de hoje”, ressaltou.
Quem participou das Mostras, como a aluna Ana Lívia Alves, de 16 anos, da Escola Marizelda Lira, garante que o aprendizado é mais atrativo e eficiente. 

“É maravilhoso participar. Para mim é sempre um desafio, pois mesmo treinados, temos que improvisar na hora da apresentação, e isso é muito legal. Com um tema assim a gente aprende muito também. Eu, inclusive, não conhecia a historia de Tia Beta e comecei a conhecer através desse trabalho, assim como no ano passado em que aprendi muito sobre Altimar Pimentel e hoje admiro muito o trabalho dos dois.”

Já Lucas de Brito Soares, de 14 anos, também aluno da escola, destacou o incentivo que o trabalho e as apresentações dão para o conhecimento.

“É legal participar porque a gente aprende muitas coisas. Às vezes a gente não conhece a história e, a partir do estudo, vai conhecendo e gostando. A apresentação é uma forma de incentivar as pessoas a conhecer mais, a ler mais, a aprender mais sobre sua própria cultura”. 

A dupla, que participou e ficou em 1º lugar no Prêmio Cultural do Ano Passado, se prepara para a edição deste ano, que acontece em 26 de novembro, com o “Baião de Tia Beta”.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180