Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC promove curso de manipulação de alimentos até quinta-feira
26/10/2015 - Secretaria de Saúde

Antonio Suelinton


Teve início nesta segunda-feira (26) mais uma edição do Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, promovido pela Secretaria Saúde (Sescab) e pela Diretoria de Vigilância Sanitária do município de Cabedelo. A capacitação tem o objetivo de gerar uma conscientização entre os operadores do setor alimentício para a responsabilidade com a própria saúde e com a saúde da população.

O curso acontece no Auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e atraiu, para esta edição, cerca de 30 participantes que, até o próximo dia 29, terão oportunidade de aprender com os fiscais da Vigilância noções básicas de manipulação de alimentos. 

A iniciativa é voltada para pessoas que trabalham em indústrias de alimentos e bebidas, cozinha de hospitais, embalagens de alimentos, restaurantes, panificadoras, cozinhas industriais, supermercados e empresas de armazenamentos e transporte de alimentos.

“A importância maior da qualificação é amenizar qualquer tipo de risco para o consumidor, porque se um funcionário de cozinha estiver trabalhando de forma despreparada pode não observar certos cuidados, como a validade dos produtos e a mistura de alimentos cozidos com alimento crus, por exemplo, gerando assim uma contaminação cruzada. Tudo isso por inexperiência, pela falta de informação que pode ocasionar problemas bem sérios. E a Vigilância, pela experiência que tem, pelo conhecimento das leis, das resoluções com relação aos alimentos, bares restaurantes e congêneres, tem que cobrar à risca. Tenta-se, assim, ajudar o comerciante para que ele melhore o seu serviço e procure promover um bom trabalho para que os consumidores tenham a garantia de uma alimentação saudável e de qualidade”, explicou o inspetor sanitário Manoel Luciano de Macedo.

De acordo com Macedo, a instituição do curso segue as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é parte integrante do próprio processo de fiscalização através da disseminação de informação e emissão de certificados. O objetivo é de tornar públicos os procedimentos fundamentais exigidos pelas leis sanitárias e que são itens de fiscalização, a exemplo da manipulação, do acondicionamento, da observação dos prazos de validade dos produtos e alimentos preparados, dos riscos de contaminação e, até, do controle de pragas.  

Ana Luiza de Lima, funcionária de bar, falou de suas impressões sobre o curso.

“Procurei o curso porque gosto de cozinhar e trabalho no ramo há um bom tempo. O curso tem uma importância enorme para mim, porque ensina a mexer com os alimentos de uma forma mais cuidadosa. A primeira aula já foi muito interessante e eu aprendi muita coisa que não sabia”, declarou.  

Já para Luiz Alberto Lira de Brito, que trabalha como cozinheiro, o curso é um acréscimo ao seu desempenho profissional.

“É mais um estimulo para mim. Na minha área é muitos importante a gente ter conhecimento, saber como manusear o alimento adequadamente. Essa primeira aula foi excelente. Pelo que a professora passou para gente até aqui, acho até que é mais importante do que eu pensava. Tenho excelentes expectativas quanto ao curso”, acentuou.

O conteúdo programático do curso contempla os seguintes pontos:

 1) Conhecendo a RDC Nº 216 de 15 de setembro de 2004.
2) Definição de Doenças Transmitidas por Alimento (DTS).
3) O que é contaminação?
4) O que são micróbios?
5) Cuidados que devemos ter com a água
6) Higienização das mãos.
7) Destino do Lixo.
8) Armazenamento de alimentos.
9) Preparo, acondicionamento e Transporte de alimentos.
10) Manual de boas práticas e POP’s.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180