Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aulão de Zumba e serviços de saúde marcam encerramento do Outubro Rosa
28/10/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


Entusiasmo, alegria e compromisso com a saúde da mulher cabedelense marcaram a festa de encerramento da campanha do Outubro Rosa no município, nesta quarta-feira (28). O evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas e reuniu mais de 200 mulheres em um Aulão de Zumba, organizado pela Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPM), através do projeto Mulher Saudável. 

A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Secretaria de Saúde (Sescab), que preparou um espaço para as participantes cuidarem da saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia, dentre outros serviços. 

Na Policlínica da cidade, só durante a Campanha, foram realizadas 320 Mamografias Digitais, o mais importante recurso de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e que há um ano está disponível à população. 

“Nossa gestão pode se orgulhar do trabalho realizado até aqui e que tantas transformações e benefícios têm trazido à população cabedelense, especialmente às mulheres e pessoas mais carentes no município. Após um ano, já podemos comemorar 1.400 Mamografias Digitais realizadas gratuitamente, imaginando quantas vidas puderam ter sido salvas a partir desse recurso hoje disponível”, destacou a primeira dama do município, Jacqueline Monteiro, que fez questão de participar do Aulão. 

Durante todo o mês, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Para o secretário de Saúde, Jairo Gama, a Campanha superou as expectativas de atendimento e conscientização.

“É com alegria que comemoramos o conjunto de ações desenvolvidas de mãos dadas com outras Secretarias, fazendo com que atingíssemos metas acima do previsto. Também é hora de comemorarmos o bom andamento da reestruturação que estamos promovendo em nossas instalações hospitalares, desde os prédios até os equipamentos de última geração, bem como a capacitação dos nossos profissionais de saúde. Estamos trabalhando em busca de humanização, qualidade e eficiência dos serviços de saúde prestados no município". 

A secretária executiva da SEPM, Geusa Ribeiro, destacou que o trabalho da pasta, através de projetos de saúde desenvolvidos na atual gestão da secretária Mônica Pimentel, também ajudam no bem estar da cabedelense, contribuindo para a sua autoestima e para que se cuidem mais. 

“O Projeto Mulher Saudável tem nos orgulhado muito. Dentre várias ações, oferece orientações nutricionais, capacitações profissionais e um leque de atividades estimulantes da prática de vida saudável. As aulas de Zumba induzem a prática de exercícios físicos tão importantes para o bem-estar físico e mental, ajudando na recuperação e manutenção da autoestima da mulher”, explica. 
 
Saúde em dia - Todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Hospitais e setores ligados à Vigilância em Saúde multiplicaram esforços no Outubro Rosa,  oferecendo, gratuitamente, exames citológicos, clínicos, vacinações e assistência social.

"Todas as ações desenvolvidas no Outubro Rosa, na verdade, são de rotina e continuam ininterruptamente durante todo o ano. Aproveito para convidar a população masculina da cidade para  fazer o seu preventivo do Câncer da Próstata, por ocasião da Campanha do Novembro Azul, que começa já na semana que vem", finaliza Jairo. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180