Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Internacional da Animação exibe curtas metragens e leva entretenimento ao público de Cabedelo
29/10/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



A cidade de Cabedelo participou, nesta quarta-feira (28), do Dia Internacional da Animação (DIA) que, no Brasil, é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A iniciativa reuniu moradores no Teatro Santa Catarina que, durante duas horas, assistiram à exibição de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. 

A Mostra continuou nesta quinta-feira-feira (29), dessa vez com alunos da rede municipal de ensino. Foram exibidos, pela manhã e à tarde, 10 curtas-metragens de animação infantil, reunindo crianças do Ensino Fundamental I. 

O DIA foi promovido em Cabedelo através das Secretarias de Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). O evento aconteceu, simultaneamente, em mais de 200 cidades brasileiras, contando também com a adesão de mais de 40 países.

O projeto tem por objetivo difundir o cinema – proporcionando o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros – estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do público. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O diretor do núcleo audiovisual da Secom e da Cabedelo TV, Ismael Farias, foi o responsável por trazer o DIA à cidade, e falou sobre a importância do evento.

"É trazer o conhecimento da produção audiovisual à população cabedelense, principalmente para os estudantes, fomentando a prática e a técnica dos trabalhos feitos em filmes desse porte. Com isso estamos tentando montar, em Cabedelo, um grupo de pessoas que se interesse pela sétima arte e que, talvez, se torne profissionais ou gere conteúdos nessa área". 

Para quem participou da Mostra Oficial, na noite de ontem (28), ficou o reconhecimento à iniciativa e o prazer em conferir produções do Brasil e do mundo. 

"Parabenizo a Prefeitura por receber eventos como esse. É uma excelente oportunidade de promover um encontro de artes em que observamos a percepção dos artistas do mundo do cinema através de produções multiculturais", destaca a turismóloga cabedelense Beatrícia Pessoa.

Histórico - Em 28 de outubro de 1892, aconteceu em Paris, na França, a primeira exibição de desenhos animados no mundo. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Internacional da Animação. A data foi escolhida em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e, desde então, cidades do mundo inteiro realizam comemorações neste dia. 

No Brasil, a ABCA realiza o DIA desde 2004, e, este ano chega à 12ª edição abrangendo mais de 200 cidades em todos os estados brasileiros, alcançando o posto de maior evento de cinema simultâneo nacional.

A atração principal do evento é a Mostra Oficial, que exibie curtas metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior, com uma hora de filmes brasileiros e uma hora de filmes estrangeiros.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180