Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Internacional da Animação exibe curtas metragens e leva entretenimento ao público de Cabedelo
29/10/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



A cidade de Cabedelo participou, nesta quarta-feira (28), do Dia Internacional da Animação (DIA) que, no Brasil, é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A iniciativa reuniu moradores no Teatro Santa Catarina que, durante duas horas, assistiram à exibição de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. 

A Mostra continuou nesta quinta-feira-feira (29), dessa vez com alunos da rede municipal de ensino. Foram exibidos, pela manhã e à tarde, 10 curtas-metragens de animação infantil, reunindo crianças do Ensino Fundamental I. 

O DIA foi promovido em Cabedelo através das Secretarias de Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). O evento aconteceu, simultaneamente, em mais de 200 cidades brasileiras, contando também com a adesão de mais de 40 países.

O projeto tem por objetivo difundir o cinema – proporcionando o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros – estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do público. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O diretor do núcleo audiovisual da Secom e da Cabedelo TV, Ismael Farias, foi o responsável por trazer o DIA à cidade, e falou sobre a importância do evento.

"É trazer o conhecimento da produção audiovisual à população cabedelense, principalmente para os estudantes, fomentando a prática e a técnica dos trabalhos feitos em filmes desse porte. Com isso estamos tentando montar, em Cabedelo, um grupo de pessoas que se interesse pela sétima arte e que, talvez, se torne profissionais ou gere conteúdos nessa área". 

Para quem participou da Mostra Oficial, na noite de ontem (28), ficou o reconhecimento à iniciativa e o prazer em conferir produções do Brasil e do mundo. 

"Parabenizo a Prefeitura por receber eventos como esse. É uma excelente oportunidade de promover um encontro de artes em que observamos a percepção dos artistas do mundo do cinema através de produções multiculturais", destaca a turismóloga cabedelense Beatrícia Pessoa.

Histórico - Em 28 de outubro de 1892, aconteceu em Paris, na França, a primeira exibição de desenhos animados no mundo. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Internacional da Animação. A data foi escolhida em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e, desde então, cidades do mundo inteiro realizam comemorações neste dia. 

No Brasil, a ABCA realiza o DIA desde 2004, e, este ano chega à 12ª edição abrangendo mais de 200 cidades em todos os estados brasileiros, alcançando o posto de maior evento de cinema simultâneo nacional.

A atração principal do evento é a Mostra Oficial, que exibie curtas metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior, com uma hora de filmes brasileiros e uma hora de filmes estrangeiros.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180