Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia Campanha do Novembro Azul com palestras e exames
3/11/2015 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, nesta terça-feira (2), à Campanha do Novembro Azul, voltada à conscientização e ao combate do câncer de próstata. Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde (Sescab) vai realizar mutirões de exames, palestras e ações educativas acerca da doença. 

A abertura oficial da campanha será nesta quinta-feira (5), durante sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, a partir das 19h. As ações estão sendo promovidas no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonardo Mozart – Anexo II da Policlínica. Hoje (2), a população masculina presente pode realizar consultas eletivas e agendamento para exames de próstata. 

No dia 10, haverá um grande mutirão, também no Anexo, com a realização de exames de verificação e prevenção, a exemplo do PSA, às 7h e às 13h. Uma palestra sobre o câncer de próstata e a importância do exame preventivo também está na programação do Novembro Azul, e acontece no dia 12, no auditório da Guarda Municipal, a partir das 8h. 

“Nesse mês, chamado Novembro Azul, o Anexo da Policlínica intensifica a atenção por conta da campanha. É a oportunidade de lembrar aos homens sobre a preocupação que eles têm de ter com o câncer de próstata. Além disso, é o momento de contribuir com a quebra dos preconceitos, para que os homens encarem de forma realista os perigos da doença e, a partir dos 40 anos, tenham real preocupação com elas. Aqui no Anexo, as ações serão intensificadas durante todo o mês. Mas a rotina do setor é prestar constantemente um serviço amplo, qualificado e humanizado para que os usuários se sintam bem atendidos e à vontade para contar seus problemas. Contamos com uma equipe multiprofissional e buscamos sempre estar junto dos usuários, num corpo a corpo, para prestar um atendimento integral”, explicou a diretora do Anexo, Elisandra Gomes Chaves Santos. 

O Anexo da Policlínica conta com uma equipe de dois urologistas, sendo um da equipe profissional da Prefeitura e um da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Para se submeter aos exames, os interessados devem se dirigir à recepção do Anexo e realizar o cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.7656. 

Câncer de próstata – O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. 

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do mundo, e o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180