Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia Campanha do Novembro Azul com palestras e exames
3/11/2015 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, nesta terça-feira (2), à Campanha do Novembro Azul, voltada à conscientização e ao combate do câncer de próstata. Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde (Sescab) vai realizar mutirões de exames, palestras e ações educativas acerca da doença. 

A abertura oficial da campanha será nesta quinta-feira (5), durante sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, a partir das 19h. As ações estão sendo promovidas no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonardo Mozart – Anexo II da Policlínica. Hoje (2), a população masculina presente pode realizar consultas eletivas e agendamento para exames de próstata. 

No dia 10, haverá um grande mutirão, também no Anexo, com a realização de exames de verificação e prevenção, a exemplo do PSA, às 7h e às 13h. Uma palestra sobre o câncer de próstata e a importância do exame preventivo também está na programação do Novembro Azul, e acontece no dia 12, no auditório da Guarda Municipal, a partir das 8h. 

“Nesse mês, chamado Novembro Azul, o Anexo da Policlínica intensifica a atenção por conta da campanha. É a oportunidade de lembrar aos homens sobre a preocupação que eles têm de ter com o câncer de próstata. Além disso, é o momento de contribuir com a quebra dos preconceitos, para que os homens encarem de forma realista os perigos da doença e, a partir dos 40 anos, tenham real preocupação com elas. Aqui no Anexo, as ações serão intensificadas durante todo o mês. Mas a rotina do setor é prestar constantemente um serviço amplo, qualificado e humanizado para que os usuários se sintam bem atendidos e à vontade para contar seus problemas. Contamos com uma equipe multiprofissional e buscamos sempre estar junto dos usuários, num corpo a corpo, para prestar um atendimento integral”, explicou a diretora do Anexo, Elisandra Gomes Chaves Santos. 

O Anexo da Policlínica conta com uma equipe de dois urologistas, sendo um da equipe profissional da Prefeitura e um da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Para se submeter aos exames, os interessados devem se dirigir à recepção do Anexo e realizar o cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.7656. 

Câncer de próstata – O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. 

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do mundo, e o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180