Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Abertura do IV Balaio Circense contou com espetáculo e homenagem à atriz cabedelense
6/11/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



Nesta quinta-feira (5) o Brasil celebrou o Dia da Cultura. Em Cabedelo, a data foi marcada pela abertura da 4° edição do Balaio Circense – Festival de Comicidade 2015, promovido pela Trupe Arlequin em parceria com empresas privadas e Prefeituras. O evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e reuniu cerca de 150 espectadores, entre alunos das Escolas Municipais Rosa de Figueiredo e Adolfo Maia e a comunidade em geral.

O Balaio Circense é um projeto que busca a democratização e o acesso à arte circense através de espetáculos gratuitos. A abertura da 4ª edição foi feita pelo Grupo Trampulim, de Minas Gerais, com a peça “Acorda”. Este ano, o projeto homenageia a atriz cabedelense Madalena Accioly.

“O Balaio Circense é uma iniciativa que trabalha a arte do circo e veio para a cidade em um momento muito oportuno, quando estamos nos abrindo para esta vertente no nosso grupo de teatro. Além de aproveitarmos para comemorar com esse espetáculo o Dia Nacional da Cultura, uma data muito importante para os amantes da arte”, destacou o secretário de Cultura de Cabedelo, Walmarques Junior.

Para o coordenador Trupe Arlequin e idealizador do Balaio Circense, Diocélio Barbosa, nos primeiros anos as parcerias realizadas só permitiram a realização das apresentações em João Pessoa, mas propagar a arte pela Paraíba sempre fez parte do sonho. 

“Esse é um projeto que nasceu em 2009 como um sonho de democratizar o acesso à arte circense, de propagar a arte pelo estado. As três primeiras edições a gente só realizou em João pessoa, e eu sempre tive esse desejo de levar espetáculos para outras cidades. Foi quando, esse ano, tivemos a oportunidade de fazer uma parceria com o Grupo Trampulim, que está em circulação pelo Paraíba, e incluímos outras cidades no roteiro. E Cabedelo foi escolhida para estrear essa edição por ter uma filha da terra como homenageada, a atriz Madalena Accioly, que tem 30 anos de carreira como palhaça”. 

A homenagem a uma mulher na edição deste ano tem a intenção de ressaltar a valorização da presença feminina no circo, que também será tema de mesa redonda e oficinas que integram a programação.

Quem assistiu à abertura teve a oportunidade de se divertir bastante com a interatividade entre o grupo e a plateia. Os alunos que participaram não conseguiam esconder a satisfação e alegria.

“Achei bem interessante, divertido e criativo. Gostei muito da parte do bolo explosivo, foi bem agitada”, disse Nayara Rayssa, de 13 anos, aluna do Adolfo Maia. “Muito bom o trabalho deles, criativo. Rimos do início ao fim”, completou Maria Alice, de 12 anos, aluna da mesma escola.

IV Balaio Circense - O festival de comicidade 2015 acontece nas cidades de João pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Areia e Alagoa Grande entre os dias 5 e 14 de novembro. 

Dentro da programação estão 20 apresentações teatrais, e no módulo formação estão a realização de mesa redonda e três oficinas. A participação é gratuita. 

Mais informações sobre a programação no site ou pelos telefones (83) 9 8730-8183 / 9 8893-4244 / 9 9977-5838.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180