Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Abertura do IV Balaio Circense contou com espetáculo e homenagem à atriz cabedelense
6/11/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



Nesta quinta-feira (5) o Brasil celebrou o Dia da Cultura. Em Cabedelo, a data foi marcada pela abertura da 4° edição do Balaio Circense – Festival de Comicidade 2015, promovido pela Trupe Arlequin em parceria com empresas privadas e Prefeituras. O evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e reuniu cerca de 150 espectadores, entre alunos das Escolas Municipais Rosa de Figueiredo e Adolfo Maia e a comunidade em geral.

O Balaio Circense é um projeto que busca a democratização e o acesso à arte circense através de espetáculos gratuitos. A abertura da 4ª edição foi feita pelo Grupo Trampulim, de Minas Gerais, com a peça “Acorda”. Este ano, o projeto homenageia a atriz cabedelense Madalena Accioly.

“O Balaio Circense é uma iniciativa que trabalha a arte do circo e veio para a cidade em um momento muito oportuno, quando estamos nos abrindo para esta vertente no nosso grupo de teatro. Além de aproveitarmos para comemorar com esse espetáculo o Dia Nacional da Cultura, uma data muito importante para os amantes da arte”, destacou o secretário de Cultura de Cabedelo, Walmarques Junior.

Para o coordenador Trupe Arlequin e idealizador do Balaio Circense, Diocélio Barbosa, nos primeiros anos as parcerias realizadas só permitiram a realização das apresentações em João Pessoa, mas propagar a arte pela Paraíba sempre fez parte do sonho. 

“Esse é um projeto que nasceu em 2009 como um sonho de democratizar o acesso à arte circense, de propagar a arte pelo estado. As três primeiras edições a gente só realizou em João pessoa, e eu sempre tive esse desejo de levar espetáculos para outras cidades. Foi quando, esse ano, tivemos a oportunidade de fazer uma parceria com o Grupo Trampulim, que está em circulação pelo Paraíba, e incluímos outras cidades no roteiro. E Cabedelo foi escolhida para estrear essa edição por ter uma filha da terra como homenageada, a atriz Madalena Accioly, que tem 30 anos de carreira como palhaça”. 

A homenagem a uma mulher na edição deste ano tem a intenção de ressaltar a valorização da presença feminina no circo, que também será tema de mesa redonda e oficinas que integram a programação.

Quem assistiu à abertura teve a oportunidade de se divertir bastante com a interatividade entre o grupo e a plateia. Os alunos que participaram não conseguiam esconder a satisfação e alegria.

“Achei bem interessante, divertido e criativo. Gostei muito da parte do bolo explosivo, foi bem agitada”, disse Nayara Rayssa, de 13 anos, aluna do Adolfo Maia. “Muito bom o trabalho deles, criativo. Rimos do início ao fim”, completou Maria Alice, de 12 anos, aluna da mesma escola.

IV Balaio Circense - O festival de comicidade 2015 acontece nas cidades de João pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Areia e Alagoa Grande entre os dias 5 e 14 de novembro. 

Dentro da programação estão 20 apresentações teatrais, e no módulo formação estão a realização de mesa redonda e três oficinas. A participação é gratuita. 

Mais informações sobre a programação no site ou pelos telefones (83) 9 8730-8183 / 9 8893-4244 / 9 9977-5838.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180