Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc realiza curso preparatório para gestores da educação do município
6/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou, nestas quinta e sexta-feira (5 e 6), o Curso Preparatório para Gestores e Gestores Adjuntos das Escolas Municipais. A atividade faz parte do processo de implantação da Lei 1759/2015, sancionada pelo prefeito Leto Viana no mês passado, que institui e disciplina a consulta pública para escolha de diretores e vice-diretores das escolas municipais.

Quarenta e quatro candidatos, das 20 unidades de ensino do município que formaram chapas para participar do processo de escolha democrática, se reuniram no Auditório da Seduc para receber, em sete palestras, noções gerais sobre os procedimentos, estratégias e rotinas que envolvem a administração escolar. De acordo com a Secretaria, apenas duas unidades não vão participar do processo de consulta.

“O curso atende aos requisitos da Lei aprovada no município e aborda vários temas relevantes para que os gestores e gestores adjuntos estejam realmente preparados para exercerem as suas funções nas unidades de ensino. Além da formação, os candidatos tiveram que comprovar através de documentos tudo que é exigido pela Lei. A Comissão analisou toda a parte documental e, a partir daí, considerou-os habilitados para fazerem o curso de formação”, explicou o secretario adjunto e presidente da Comissão que organiza a consulta pública, Alsony Meireles.
Para o professor Guilherme Jacinto de Lima Filho, da Escola Hidelbrando da Silva, do Salinas Ribamar, o curso de capacitação representa um aporte significativo nas atividades de gestão.

“A formação é de grande importância porque os palestrantes mostram como devem ser os procedimentos dos gestores, nos diz como devemos enfrentar os desafios da gestão no dia a dia, a exemplo das atribuições do gestor e função dele dentro do contexto da comunidade em relação aos alunos e aos pais; gerenciamento da merenda escolar; enfrentamento a evasão; e o estabelecimento de parcerias, com o chamado de reuniões, para verificação do andamento dos trabalhos com os pais... Tudo isso é importante. Em uma capacitação dessas verificamos a atualização dos conceitos e a perspectiva dela ser contínua a qualificar mais ainda”, avaliou.

Para estarem aptos a concorrer a consulta pública, os candidatos precisam obter nota média 7,0 (sete) no curso e terem uma frequência de 80% na capacitação. 

Programação - Na quinta-feira (5), o curso foi ministrado por técnicos da própria Seduc. No turno da manhã foram apresentados os seguintes temas: “O gestor escolar e suas múltiplas funções”, com a professora mestra Priscila Dias; “A gestão da merenda escolar”, com a nutricionista Suely Campos; e “O papel do gestor na gestão de conflitos”, com o professor especialista Alsony Meireles.  

À tarde, o curso prosseguiu com painéis temáticos sobre “A responsabilidade pedagógica do gestor na promoção de uma educação de qualidade social”, com o professor Doutor Neroaldo Pontes; “A importância dos Conselhos no processo educacional democrático”, com o professor especialista Renato Sá; e “A administração financeira e prestação de contas”, com o técnico Edson Veloso.  

Na sexta-feira (6), foi a vez da palestra da professora mestra  Rilma Suely, do Instituto Alpargatas,  sob o tema “A gestão escolar nos seus múltiplos olhares e trilhas educativas”.
 
 Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180