Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretario de Saúde apresenta ações do Novembro Azul na Câmara Municipal
6/11/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama, participou, na noite de ontem (5), de uma sessão especial na Câmara Municipal, que marcou a abertura oficial da Campanha do Novembro Azul na cidade. A sessão chamou a atenção da população cabedelense, principalmente dos homens, para a conscientização da prevenção e combate do câncer de próstata.

A sessão especial, proposta pelo vereador Márcio Bezerra (Pros), contou com a presença de parlamentares, de agentes municipais de saúde e de populares que também acompanharam palestra proferida pelo enfermeiro Francisco Félix Filho, diretor de Educação em Saúde do Município, que fez um alerta sobre os índices da doença e a necessidade da prevenção.

Durante a solenidade, Gama apresentou as ações que a Secretaria de Saúde (Sescab) vai realizar durante todo o mês, a exemplo de mutirões de exames, palestras e atividades educativas sobre a doença. O secretário fez questão de ressaltar que o trabalho de prevenção realizado pela pasta ocorre diariamente e o ano inteiro.

"É importante lembrar que Novembro Azul é somente um mês em que intensificamos nossas ações, que são diárias e constantes. O grande mote da Sescab, hoje, é a prevenção. Nós temos que fazer de tudo para buscá-la e, assim, minimizar os custos da saúde. Tal como fizemos com as mulheres no Outubro Rosa, estaremos fazendo com os homens neste Novembro Azul. Para que eles usem todas as ofertas de saúde que dispomos. É qualidade de vida que estamos tentando dar para os munícipes de Cabedelo. E os homens precisam se prevenir, porque o câncer de próstata, realmente, é uma enfermidade que tem matado milhares de pessoas em todo país", destacou.

Programação no Anexo - Durante o Novembro Azul, o Anexo da Policlínica intensifica a atenção por conta da campanha. Mas a rotina do setor é prestar constantemente um serviço amplo, qualificado e humanizado para que os usuários se sintam bem atendidos e à vontade para contar seus problemas.

No dia 10, haverá um grande mutirão de prevenção ao câncer de próstata, com a realização de exames de verificação e prevenção, a exemplo do PSA e do toque, além de testes rápidos para HIV e outras DSTs, às 7h e às 13h.

Uma palestra sobre o câncer de próstata e a importância do exame preventivo também está na programação do Novembro Azul, e acontece no dia 12, na sede da Guarda Municipal, a partir das 8h. 

O Anexo da Policlínica conta com uma equipe de dois urologistas, sendo um da equipe profissional da Prefeitura e um da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Para se submeter aos exames, os interessados devem se dirigir à recepção do Anexo e realizar o cadastro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.7656. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180