Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Educadores físicos de Cabedelo participam de curso promovido pelo Ministério dos Esportes
10/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), através do Setor de Projetos Educacionais e da Coordenação de Educação Física, e em parceria com a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), promoveu, nestas segunda e terça-feira (9 e 10), o Curso de Extensão Esporte da Escola. A iniciativa tem por objetivo qualificar os professores/monitores de educação física para a sistematização do esporte nas escolas, visando o incentivo e a inclusão dos alunos nas práticas esportivas.  

A abertura do curso - que faz parte da política integrada dos Ministérios dos Esportes (ME) e da Educação (MEC) - aconteceu no Ginásio Poliesportivo, em Camalaú, e reuniu um público de cerca de 100 participantes, entre professores de Educação Física das Redes Municipal e Estadual e alunos graduandos do Curso de Educação Física do Unipê.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador da equipe colaboradora 3 do ME, José Pereira de Melo, o objetivo fundamental da atividade é qualificar pedagogicamente as ações desenvolvidas no Programa Mais Educação.

“Quando o Ministério pensou esse curso foi para qualificar pedagogicamente o professor onde ele estiver. A ideia é que ele leve para escola os ensinamentos que está recebendo aqui. O que se espera, ao final, é o impacto dessa formação na intervenção pedagógica desses professores quando eles retornaram para as escolas. O impacto é na qualidade de ensino. Queremos que ele leve lá para a base, um ensino de esporte e de educação física de qualidade a partir desse curso".

O curso de extensão - cujos objetivos são o incentivo à pratica esportiva nas escolas, a acessibilidade e a inclusão de todos os segmentos - é composto por duas partes, compondo um total de 40 horas-aula. A primeira, de modo presencial, acontece nesses dois dias e compõe uma carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em conteúdos teóricos e práticos.

Nessa primeira etapa, estão sendo oferecidas nove oficinas pedagógicas, distribuídas em vários esportes (esporte de marca, de invasão, de rede e de aventura). As aulas encerram-se com um planejamento pensado para a volta dos professores e monitores às suas unidades de ensino. A segunda parte, também com 20 horas-aula, será ministrado no formato educação a distância.

“Essa capacitação é de fundamental importância para Cabedelo porque, em primeiro lugar, é formação e todo profissional deve estar continuadamente em formação, até porque o aprendizado é contínuo, não finda. Então, os nossos profissionais vão ter trocas de experiências entre eles e entre os profissionais do Ministério dos Esportes e de outras instituições de ensino. Essa troca de experiências vai fazer com que haja novos aprendizados, e esses aprendizados vão ser emitidos em sala de aula. No fim, quem ganha com tudo isso é o aluno”, declarou a secretaria de Educação, Clecy Vasconcelos.

Para o secretário de Esportes, Emerson Lucena, o curso de extensão, além de ser uma ação pioneira no município, tem uma importância vital para o fortalecimento da prática do esporte nas escolas, a partir da qualificação dos professores.

“Acho que sempre que puder haver troca de experiências que sejam uma forma de melhorar cada vez mais a prática esportiva dentro das escolas será muito importante para a cidade. Esperamos sempre que essas experiências façam com que os nossos professores tenham uma condição melhor de, cada vez mais, transmitir, capacitar e treinar nossos alunos. Isso vai ser de suma importância não só para o dia a dia, mas também para o futuro dessas crianças”, salientou.

A professora Áurea Silva, das escolas Rosa Figueiredo e João Roberto Borges, acredita que curso traz para os profissionais uma nova motivação.

“Há nessas oportunidades uma motivação e uma expectativa quanto ao que podemos e vamos aprender. Ouvi comentários que em outra cidade, o curso foi um sucesso. Tenho certeza que sairemos daqui renovados em conhecimento e muito motivados para aplicá-lo em nosso trabalho".

Ronismar de Andrade, professor da escola Rosa Figueiredo, também destacou o aspecto de aprendizado e da possibilidade de inovações depois do curso de extensão.

“Estamos aqui para aprender, e o tema esporte na escola é muito importante. É sempre bom a gente poder implementar novas práticas na aprendizagem e no ensino da Educação Física na escola”.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180