Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Educadores físicos de Cabedelo participam de curso promovido pelo Ministério dos Esportes
10/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), através do Setor de Projetos Educacionais e da Coordenação de Educação Física, e em parceria com a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), promoveu, nestas segunda e terça-feira (9 e 10), o Curso de Extensão Esporte da Escola. A iniciativa tem por objetivo qualificar os professores/monitores de educação física para a sistematização do esporte nas escolas, visando o incentivo e a inclusão dos alunos nas práticas esportivas.  

A abertura do curso - que faz parte da política integrada dos Ministérios dos Esportes (ME) e da Educação (MEC) - aconteceu no Ginásio Poliesportivo, em Camalaú, e reuniu um público de cerca de 100 participantes, entre professores de Educação Física das Redes Municipal e Estadual e alunos graduandos do Curso de Educação Física do Unipê.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador da equipe colaboradora 3 do ME, José Pereira de Melo, o objetivo fundamental da atividade é qualificar pedagogicamente as ações desenvolvidas no Programa Mais Educação.

“Quando o Ministério pensou esse curso foi para qualificar pedagogicamente o professor onde ele estiver. A ideia é que ele leve para escola os ensinamentos que está recebendo aqui. O que se espera, ao final, é o impacto dessa formação na intervenção pedagógica desses professores quando eles retornaram para as escolas. O impacto é na qualidade de ensino. Queremos que ele leve lá para a base, um ensino de esporte e de educação física de qualidade a partir desse curso".

O curso de extensão - cujos objetivos são o incentivo à pratica esportiva nas escolas, a acessibilidade e a inclusão de todos os segmentos - é composto por duas partes, compondo um total de 40 horas-aula. A primeira, de modo presencial, acontece nesses dois dias e compõe uma carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em conteúdos teóricos e práticos.

Nessa primeira etapa, estão sendo oferecidas nove oficinas pedagógicas, distribuídas em vários esportes (esporte de marca, de invasão, de rede e de aventura). As aulas encerram-se com um planejamento pensado para a volta dos professores e monitores às suas unidades de ensino. A segunda parte, também com 20 horas-aula, será ministrado no formato educação a distância.

“Essa capacitação é de fundamental importância para Cabedelo porque, em primeiro lugar, é formação e todo profissional deve estar continuadamente em formação, até porque o aprendizado é contínuo, não finda. Então, os nossos profissionais vão ter trocas de experiências entre eles e entre os profissionais do Ministério dos Esportes e de outras instituições de ensino. Essa troca de experiências vai fazer com que haja novos aprendizados, e esses aprendizados vão ser emitidos em sala de aula. No fim, quem ganha com tudo isso é o aluno”, declarou a secretaria de Educação, Clecy Vasconcelos.

Para o secretário de Esportes, Emerson Lucena, o curso de extensão, além de ser uma ação pioneira no município, tem uma importância vital para o fortalecimento da prática do esporte nas escolas, a partir da qualificação dos professores.

“Acho que sempre que puder haver troca de experiências que sejam uma forma de melhorar cada vez mais a prática esportiva dentro das escolas será muito importante para a cidade. Esperamos sempre que essas experiências façam com que os nossos professores tenham uma condição melhor de, cada vez mais, transmitir, capacitar e treinar nossos alunos. Isso vai ser de suma importância não só para o dia a dia, mas também para o futuro dessas crianças”, salientou.

A professora Áurea Silva, das escolas Rosa Figueiredo e João Roberto Borges, acredita que curso traz para os profissionais uma nova motivação.

“Há nessas oportunidades uma motivação e uma expectativa quanto ao que podemos e vamos aprender. Ouvi comentários que em outra cidade, o curso foi um sucesso. Tenho certeza que sairemos daqui renovados em conhecimento e muito motivados para aplicá-lo em nosso trabalho".

Ronismar de Andrade, professor da escola Rosa Figueiredo, também destacou o aspecto de aprendizado e da possibilidade de inovações depois do curso de extensão.

“Estamos aqui para aprender, e o tema esporte na escola é muito importante. É sempre bom a gente poder implementar novas práticas na aprendizagem e no ensino da Educação Física na escola”.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180