Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Rede de Proteção promove sensibilização em saúde mental
11/11/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Cabedelo promoveu, nesta terça-feira (10), uma sensibilização em saúde mental – crack, álcool e outras drogas. A mobilização, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), atendeu a uma solicitação do promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira, visando promover melhorias na prestação de serviços na cidade. 

Cerca de 25 pessoas participaram do evento que durou o dia todo, entre professores, gestores de escola e profissionais da Atenção Básica. Além deles, também estiveram presentes representantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidade de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Atendimento Psicosocial (Caps), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop) e Secretaria da Mulher. 

O curso foi ministrado pela psicóloga do NASF, Maria Bernadete Pessoa, especialista em saúde mental, álcool e outras drogas, e abordou a temática buscando trabalhar a política para a redução de danos. Além disso, foram debatidas formas de chegar e trabalhar com o usuário sob um olhar diferenciado, de forma a fazer com que ele sinta-se acolhido. 

“Esse curso surgiu com a iniciativa do Ministério Público, mas nós também vimos a necessidade de uma maior sensibilização desses profissionais com relação ao acolhimento a esses usuários, porque eles estão inseridos no município nas escolas, no Caps, Cras, Creas, nas USFs, e precisam de um acolhimento mais humanizado”, declarou a coordenadora do NASF em Cabedelo. Josenilma Araújo. 

Para a psicóloga do Centro POP, Thatiana Nóbrega, o que mais chamou a atenção nessa capacitação foi a forma como foi conduzida, mostrando as várias possibilidades de abordagem a um usuário do serviço.

“Foi um dia bastante proveitoso, interessante e dinâmico. Não foram palestras de maneira convencional, como estamos habituados, foram muitas dinâmicas e com o intuito de sensibilizar para um tema que é bastante recorrente no nosso dia a dia. E a gente pode usar isso no nosso cotidiano, ampliar os nossos horizontes e saber que há mais de um caminho a ser seguido com relação às drogas. Há saída para o usuário de drogas. Há um leque de serviços e possibilidades para essa população que tomou esse rumo, mas que não sabe sair sozinho”, pontuou. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180