Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab realiza mutirão de exames de prevenção ao câncer de próstata
10/11/2015 - Secretaria de Saúde

Antonio Suelinton



O Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart – Anexo promoveu, nesta terça-feira (10), um mutirão de exames para diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa realizou, ao todo, 120 exames clínicos do toque retal para pacientes pré-agendados e outros que buscaram o serviço através de exames sanguíneos de PSA. As atividades integram a programação do Novembro Azul na cidade.

O mutirão também promoveu exames de pressão arterial, testes rápidos para HIV e outras DSTs, buscando uma abordagem ampla das doenças típicas da saúde do homem. 

“Desde a campanha do ano passado, cresceu bastante a procura por essa prevenção nos serviços de saúde do município. O que é de grande importância, já que o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo, atrás apenas do de mama. E sabemos que seu diagnóstico precoce, quando o tumor ainda é pequeno, tem quase 100% de chance de cura. Pretendemos realizar, pelo menos, 500 exames apenas neste mês da campanha”, reforçou a diretora do Anexo, Elisandra Chaves. 

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) vem realizando, durante todo o mês, um esforço concentrado pela prevenção do câncer de próstata. Homens a partir dos 40 anos devem procurar qualquer Unidade de Saúde na cidade para receber as orientações necessárias para a realização dos exames indicados. 

“É preciso que se destaque que neste mês de novembro, devido à campanha mundial, temos essa preocupação como prioridade. Mas todos os exames de prevenção ao câncer de próstata estão disponíveis à população durante o ano todo”, ressalta Elisandra. 

Prevenção – José Antônio, de 63 anos, mora em Camalaú e, para ele, o exame da próstata já é uma rotina. Ele aproveitou o Mutirão no Anexo para realizar a prevenção pela quarta vez. 

“Graças a Deus ainda não encontramos nada e é pra isso que o exame serve: para prevenir a saúde da gente. É uma pena que algumas pessoas tenham medo ou vergonha, já que o exame é bem simples, sem dor nenhuma”, disse.
O português Emídio Cruz, de 64 anos, há alguns anos veio morar em Cabedelo, e também se previne contra o câncer de próstata. Durante a realização de mais um exame, ele elogiou as atividades promovidas na cidade portuária. 
 
“Isso é uma ação muito importante. Em Portugal não encontramos esse tipo de atendimento gratuitamente. Estou fazendo pela segunda vez aqui em Cabedelo e tenho gostado bastante do atendimento”, comentou.

Programação – Além do mutirão, estão previstas outras atividades durante o Novembro Azul. Nesta quinta-feira (12), haverá uma palestra com agentes da Guarda Municipal e da Semob sobre o tema: “Desmistificação dos exames de Diagnóstico do Câncer de Próstata”. 

No dia 17, o Anexo promove outra palestra, com alunos da Faculdade de Ciência Médicas, e a realização de consultas eletivas pré-agendadas. No dia 24, também haverá consultas eletivas no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180