Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab realiza mutirão de exames de prevenção ao câncer de próstata
10/11/2015 - Secretaria de Saúde

Antonio Suelinton



O Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart – Anexo promoveu, nesta terça-feira (10), um mutirão de exames para diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa realizou, ao todo, 120 exames clínicos do toque retal para pacientes pré-agendados e outros que buscaram o serviço através de exames sanguíneos de PSA. As atividades integram a programação do Novembro Azul na cidade.

O mutirão também promoveu exames de pressão arterial, testes rápidos para HIV e outras DSTs, buscando uma abordagem ampla das doenças típicas da saúde do homem. 

“Desde a campanha do ano passado, cresceu bastante a procura por essa prevenção nos serviços de saúde do município. O que é de grande importância, já que o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo, atrás apenas do de mama. E sabemos que seu diagnóstico precoce, quando o tumor ainda é pequeno, tem quase 100% de chance de cura. Pretendemos realizar, pelo menos, 500 exames apenas neste mês da campanha”, reforçou a diretora do Anexo, Elisandra Chaves. 

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) vem realizando, durante todo o mês, um esforço concentrado pela prevenção do câncer de próstata. Homens a partir dos 40 anos devem procurar qualquer Unidade de Saúde na cidade para receber as orientações necessárias para a realização dos exames indicados. 

“É preciso que se destaque que neste mês de novembro, devido à campanha mundial, temos essa preocupação como prioridade. Mas todos os exames de prevenção ao câncer de próstata estão disponíveis à população durante o ano todo”, ressalta Elisandra. 

Prevenção – José Antônio, de 63 anos, mora em Camalaú e, para ele, o exame da próstata já é uma rotina. Ele aproveitou o Mutirão no Anexo para realizar a prevenção pela quarta vez. 

“Graças a Deus ainda não encontramos nada e é pra isso que o exame serve: para prevenir a saúde da gente. É uma pena que algumas pessoas tenham medo ou vergonha, já que o exame é bem simples, sem dor nenhuma”, disse.
O português Emídio Cruz, de 64 anos, há alguns anos veio morar em Cabedelo, e também se previne contra o câncer de próstata. Durante a realização de mais um exame, ele elogiou as atividades promovidas na cidade portuária. 
 
“Isso é uma ação muito importante. Em Portugal não encontramos esse tipo de atendimento gratuitamente. Estou fazendo pela segunda vez aqui em Cabedelo e tenho gostado bastante do atendimento”, comentou.

Programação – Além do mutirão, estão previstas outras atividades durante o Novembro Azul. Nesta quinta-feira (12), haverá uma palestra com agentes da Guarda Municipal e da Semob sobre o tema: “Desmistificação dos exames de Diagnóstico do Câncer de Próstata”. 

No dia 17, o Anexo promove outra palestra, com alunos da Faculdade de Ciência Médicas, e a realização de consultas eletivas pré-agendadas. No dia 24, também haverá consultas eletivas no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180