Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Agentes da Guarda Municipal e Semob assistem palestra sobre Câncer de Próstata
12/11/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


“Muito interessante e importante porque precisamos vencer essa questão do preconceito masculino que ainda existe quanto à questão do exame da próstata. Sabemos que qualidade de vida passa pela prevenção, e o exame é algo necessário para que possamos vislumbrar uma melhor qualidade de vida para todos os nossos guardas que aqui se encontram.” Essa foi a impressão do guarda municipal Magalhães Lourenço sobre a palestra “Desmistificação dos exames de diagnósticos do câncer de próstata”, realizada nesta quinta-feira (12) na Sede da Guarda Municipal de Cabedelo, dentro da programação do Novembro Azul na cidade.

O evento, promovido pela Secretaria de Saúde (Sescab), através do Anexo II da Policlínica, reuniu agentes da Guarda e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para receberem orientações básicas sobre a enfermidade e os processos de prevenção disponíveis.

A palestra foi proferida por alunos da Faculdade de Enfermagem de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), integrantes da Liga de Urologia da Paraíba (Lupa). A iniciativa enfocou temáticas como hiperplasia prostática benigna (HPB), transformação maligna da próstata, conscientização quanto à necessidade dos exames preventivos a partir dos 40 anos, combate ao preconceito quanto ao exame de próstata e importância do acompanhamento médico.

“Em decorrência do Novembro Azul, resolvemos focar a Guarda Municipal e a Semob, onde efetivamente o nosso corpo de profissionais é majoritariamente do sexo masculino. É uma oportunidade de repassar as informações básicas sobre a saúde masculina e, também, para eles procurarem nossos serviços que estão disponíveis não só nesse período, mas em todos os meses do ano, para que façam os exames”, declarou o secretário da Saúde, Jairo Gama.

Além da palestra, foram disponibilizados testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV, realizados pela equipe do Hospital Clementino Fraga, de João Pessoa. Na ocasião, além do diagnóstico, feito em 15 minutos, os profissionais orientavam os pacientes quanto aos procedimentos posteriores.

Para o palestrante Vitor Lourenço Rolim Coelho, aluno do 9º ano de Medicina da Facene/Famene, o encontro é uma oportunidade de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

“Tentamos passar aqui uma conscientização sobre os paradigmas do passado, em que se achava que o homem seria menos homem se recebesse um toque, se buscasse esse tipo de prevenção. Tentamos enfatizar que não tem nada disso, que o importante é ter o acompanhamento para prevenir qualquer alteração que, no caso do câncer, pode ser fatal. Se houver uma conscientização estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e salvando vidas”, concluiu.

José Faustino da Silva, de 63 anos, assistiu atentamente a palestra e falou da importância da iniciativa. Depois dela, ele afirma que fará o exame de prevenção. 

“Achei muito importante. Apesar de não ter feito ainda o exame, na minha idade é necessário e eu vou ter que fazer. Nós temos que nos prevenir. Não tem que ter qualquer preconceito. Antes eu tinha aquele preconceito, hoje não tenho mais. Hoje a idade esta chegando e eu pretendo viver mais, não morrer”, finalizou.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180