Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Agentes da Guarda Municipal e Semob assistem palestra sobre Câncer de Próstata
12/11/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


“Muito interessante e importante porque precisamos vencer essa questão do preconceito masculino que ainda existe quanto à questão do exame da próstata. Sabemos que qualidade de vida passa pela prevenção, e o exame é algo necessário para que possamos vislumbrar uma melhor qualidade de vida para todos os nossos guardas que aqui se encontram.” Essa foi a impressão do guarda municipal Magalhães Lourenço sobre a palestra “Desmistificação dos exames de diagnósticos do câncer de próstata”, realizada nesta quinta-feira (12) na Sede da Guarda Municipal de Cabedelo, dentro da programação do Novembro Azul na cidade.

O evento, promovido pela Secretaria de Saúde (Sescab), através do Anexo II da Policlínica, reuniu agentes da Guarda e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para receberem orientações básicas sobre a enfermidade e os processos de prevenção disponíveis.

A palestra foi proferida por alunos da Faculdade de Enfermagem de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), integrantes da Liga de Urologia da Paraíba (Lupa). A iniciativa enfocou temáticas como hiperplasia prostática benigna (HPB), transformação maligna da próstata, conscientização quanto à necessidade dos exames preventivos a partir dos 40 anos, combate ao preconceito quanto ao exame de próstata e importância do acompanhamento médico.

“Em decorrência do Novembro Azul, resolvemos focar a Guarda Municipal e a Semob, onde efetivamente o nosso corpo de profissionais é majoritariamente do sexo masculino. É uma oportunidade de repassar as informações básicas sobre a saúde masculina e, também, para eles procurarem nossos serviços que estão disponíveis não só nesse período, mas em todos os meses do ano, para que façam os exames”, declarou o secretário da Saúde, Jairo Gama.

Além da palestra, foram disponibilizados testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV, realizados pela equipe do Hospital Clementino Fraga, de João Pessoa. Na ocasião, além do diagnóstico, feito em 15 minutos, os profissionais orientavam os pacientes quanto aos procedimentos posteriores.

Para o palestrante Vitor Lourenço Rolim Coelho, aluno do 9º ano de Medicina da Facene/Famene, o encontro é uma oportunidade de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

“Tentamos passar aqui uma conscientização sobre os paradigmas do passado, em que se achava que o homem seria menos homem se recebesse um toque, se buscasse esse tipo de prevenção. Tentamos enfatizar que não tem nada disso, que o importante é ter o acompanhamento para prevenir qualquer alteração que, no caso do câncer, pode ser fatal. Se houver uma conscientização estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e salvando vidas”, concluiu.

José Faustino da Silva, de 63 anos, assistiu atentamente a palestra e falou da importância da iniciativa. Depois dela, ele afirma que fará o exame de prevenção. 

“Achei muito importante. Apesar de não ter feito ainda o exame, na minha idade é necessário e eu vou ter que fazer. Nós temos que nos prevenir. Não tem que ter qualquer preconceito. Antes eu tinha aquele preconceito, hoje não tenho mais. Hoje a idade esta chegando e eu pretendo viver mais, não morrer”, finalizou.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180