Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito assina lei de desafetação de área para implantação do Grupo Carajás em Cabedelo
13/11/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana assinou, nesta sexta-feira (13), a Lei 1.765, que dispõe sobre a desafetação da área destinada à implantação do empreendimento do Grupo Carajás em Cabedelo. Através da Lei, a área em questão - uma vez desafetada de uso do bem comum do povo -  é incorporada à área do Grupo para a construção do empreendimento. Em contrapartida, a empresa se compromete a construir uma obra pública na cidade.

A solenidade, que aconteceu no Gabinete do prefeito, contou com a presença do empresário Abílio Neto, do Grupo Carajás que, na ocasião, apresentou detalhes do projeto da futura loja em Cabedelo. A reunião também contou com a presença do procurador geral do Município, Antonio do Vale; e dos secretários Hugo Braga, da Indústria e Comercio; Rodrigo Martinez, da Habitação; Érica Gusmão, da Infraestrutura; além de vereadores da base do prefeito.

O processo de desafetação implica na concessão, por parte do poder público, de área de uso comum do povo para utilização em empreendimento de empresa privada, mediante contrapartida em obras ou benefícios à população. 

“Teremos uma obra que viabilizará uma geração de 500 empregos para Cabedelo e sua população. E o importante é que essa mão de obra é de pessoas ligadas à cidade, e isso é uma oportunidade ímpar. Além de tudo, o município ainda vai receber, em contrapartida, uma obra de aproximadamente R$ 900 mil. A Prefeitura fez o que pôde para agilizar esse investimento. É tanto que o empresário está hoje em Cabedelo agradecendo à gestão e também aos vereadores pela sensibilidade e a vontade de querer essa parceria com a Carajás”, destacou o prefeito Leto Viana.

O empresário Abílio Neto destacou a recepção e a sensibilidade do poder público de Cabedelo para o projeto de implantação da loja na cidade. Salientou, sobretudo, a disponibilidade do gestor e a celeridade com que a Câmara Municipal aprovou o projeto.

“Como empresário, nos sentimos muito lisonjeados em sermos recebido numa cidade que tem um progresso a olhos vistos. Vemos isso com muita satisfação, porque se percebe que existe um poder público inteirado com os interesses da comunidade. O país tem passado por situações difíceis, e é importante que o poder público dê as mãos ao poder privado para que se consiga progresso e desenvolvimento, como está acontecendo aqui em Cabedelo. Chegamos ao prefeito Leto e relatamos que estávamos precisando de uma velocidade maior, até porque, com o país passando por dificuldades, temos que correr atrás das oportunidades. Através dele e da Câmara dos Vereadores, que teve o gesto de apreciar e aprovar um projeto como o nosso, tivemos realmente uma prova de quem quer fazer uma Cabedelo diferente". 

Na próxima terça-feira (16), a Câmara deve apreciar o pedido de autorização para a concretização da permuta. A partir daí, o processo segue com a indicação das obras que a empresa realizará em contrapartida na cidade.

O empreendimento – De acordo com Abílio Neto, a unidade da Carajás em Cabedelo introduz uma nova concepção em termos de projeto de loja. O prédio  ocupará uma área de aproximadamente 35 mil m², contendo uma loja com 11. 500 m² e um estacionamento com 300 a 400 vagas. Será a segunda unidade do grupo na Paraíba sob o conceito de loja combo.

A loja, que terá um prazo de construção de 180 dias, será montada em dois pavimentos, sendo o térreo com 6.500 m² e o primeiro andar com 5 mil m², para comportar um volume de aproximadamente 55 mil itens comercializáveis no segmento de home center. Além disso, o conceito de loja incorpora também inovações, como a oferta de workshops para a população.

De acordo com estudos iniciais, o empreendimento gerará cerca de 100 empregos diretos durante a construção da obra. Na inauguração, a perspectiva é absorver 500 novos empregos diretos e cerca de 800 indiretos.  

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180