Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo abre Semana da Consciência Negra e homenageia Zumbi e Dandara
18/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A cidade de Cabedelo comemora o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro - com uma extensa programação, repleta de atividades culturais, feiras de artesanato, palestras e shows musicais com artistas da terra, resgatando e valorizando as heranças dos afro-brasileiros. As atividades foram abertas nesta terça-feira (17) no Teatro Santa Catarina, com o lançamento da Semana de Consciência Negra. A data, aliás, foi instituída, através da Lei Municipal nº 1.763/2015 como o Dia Municipal da Consciência Negra na cidade portuária. 

Promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), a Semana tem como tema “Cabedelo Celebra Zumbi e Dandara, resgatando e valorizando a cultura negra”. As atividades já começaram hoje (21) no Reviver II, no Renascer, com a Mostra Cultural, apresentação de afro reggae grupo de capoeira, além de exibição de artesanato. No Cabedelo Clube ainda houve a palestra “Mulher negra e Identidade”, com Dandara Correia. 

A solenidade de abertura da Semana promoveu o encontro de autoridades municipais, líderes comunitários, agentes culturais, educadores e estudantes, que tiveram a oportunidade de assistir apresentações artísticas e palestras. O evento contou com apresentações do grupo de capoeira Angola Palmares, sob o comando do mestre Adeilson Morais, e do grupo de percussão de crianças do Centro de Convivência Reviver II. Além disso, também houve exposições artesanais das associações comunitárias da cidade. 

“Celebrar Zumbi, Dandara e todos que representam a luta pela conscientização negra é algo muito importante. Eles fazem parte de nossa cultura e exaltar seu valor é algo que Cabedelo vem fazendo com muita responsabilidade. Essa é a primeira vez que temos uma Semana inteira dedicada à causa, e será uma semana repleta de atividades e beleza, além, claro, de debates em torno do fim do racismo e da importância dos negros em nossa sociedade”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

A representante da Seduc, Mônica Ribeiro, lembrou as atividades que são desenvolvidas no âmbito educacional durante todo o ano, buscando a conscientização sobre a raça negra, sua história e importância. 

“Após a criação da Lei Federal, o trabalho de valorização da cultura negra, que já vinha sendo disseminado nas nossas escolas, foi ampliado. São desenvolvidas atividades com material didático específico que é recebido e trabalhado pelos professores de arte e história. Além disso, visamos durante o ano inteiro trabalhar a conscientização da população de Cabedelo para dizer ‘não’ ao preconceito racial”. 

Racismo na Sociedade Brasileira – O tema da Semana da Consciência Negra na cidade é “Cabedelo celebra Zumbi e Dandara, resgatando e valorizando a cultura negra”, que foi abordado durante a abertura do evento através da palestra de Daniele Dias, professora mestra em Estudos Culturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“É necessário desenvolver a consciência das pessoas com relação à negritude, principalmente porque vivemos ainda num país racista e precisamos reconhecê-lo como tal, para que, então, tenhamos maneiras diferentes de convivência, em que ele não assole a população negra. É importante que o negro se reconheça como negro, e percebendo que tem condições amplas de mercado e de crescimento, no sentido de aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas, mas, sobretudo, na busca de espaços para que outros irmãos negros possam também explorar essas oportunidade com o seu potencial, competência e diferença”, afirmou Daniele.

A professora, moradora de Cabedelo, também destacou a importância do evento e das atividades desenvolvidas na cidade.

“Eu posso dizer, hoje, que me sinto orgulhosa em morar em uma cidade  onde se tem como diálogo a questão do negro. Uma cidade que pensa no espaço na mulher negra na sociedade. É muito importante que Cabedelo tenha aberto as portas para essa conversa, principalmente com a preocupação de levar esse diálogo para as escolas. Então que as pessoas comecem a pensar diferente a respeito da presença do negro na sociedade e comecem a valorizar e perceber que todos formamos uma comunidade única”. 

Dandara e Zumbi – Homenageados em Cabedelo, eles são os ícones da consciência negra na história do Brasil e na luta pela libertação dos escravos do período colonial. A luta de Dandara e Zumbi pela libertação do povo negro no Brasil, principalmente em Palmares (PE), se reflete até os dias de hoje. Zumbi foi o último e maior dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial em toda América. Dandara foi esposa de Zumbi. Com ele, ela teve três filhos e foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII e auxiliou o companheiro quanto às estratégias e planos de ataque e defesa do quilombo. 

Programação – Na quinta-feira (19), a Praia do Miramar vai receber a programação da Semana da Consciência Negra com os Jogos pela Igualdade. A partir das 17h, nas areias da praia, acontecem competições de vôlei de praia e futebol de areia. Ainda na quinta, às 20h, a Câmara Municipal de Cabedelo abre espaço para a discussão, em uma sessão especial com a participação da professora Mestre Simone Cavalcante, sob o tema “Racismo Institucional”. 

No Dia Nacional da Consciência Negra (20) é a vez da beleza negra mostrar sua força, com a Mostra Beleza Negra, à 14h, no Teatro Santa Catarina. Além dos desfiles, a programação do dia ainda inclui apresentações culturais e artesanato. 

Dia da Consciência - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519 de 2011. O texto prevê a comemoração anual, em 20 de novembro, e lembra a data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrido em 1695. A data entrou para o calendário oficial de comemorações no país sem obrigatoriedade do feriado.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180