Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab orienta gestantes sobre Microcefalia
24/11/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet


A microcefalia é uma má formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, ou seja, os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 centímetros.

O Ministério da Saúde ainda investiga a causa de tantos bebês nascerem, nos últimos meses, com microcefalia. Uma das hipóteses é a infecção por Zika vírus, que causa uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, como o Aedes aegypti, o mesmo da Dengue.

Diante de tantos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (Sescab) solicita que todas as gestantes fiquem atentas aos riscos, e com isso que tentem se previnam contra a doença, através das orientações abaixo: 

- As gestantes devem ter a sua gestação acompanhada em consultas pré-natal nas Unidades de Saúde da Família, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;
- É importante a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde: A rede pública do SUS oferece vacinas eficazes e gratuitas, verifique quais são recomendadas para sua faixa etária e idade gestacional;
 - Não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas; 
- Não utilizar medicamentos sem a orientação médica; 
- Evitar contato com pessoas com febre, infecções ou exantemas (erupções cutâneas vermelhas no corpo); 
- Adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, com a eliminação de criadouros (retirar recipientes que tenham água parada e cobrir adequadamente locais de armazenamento de água); 
- Proteger-se de mosquitos. Manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes indicados para gestantes. Permanecer, principalmente, no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis.

Se alguma alteração for detectada em algum exame, a gestante será encaminhada para serviço de referência através das Unidades Saúde da Família. 

Para maiores informações, a Sescab disponibiliza os telefones (83) 3250.3141 e (83) 3250.3124. 

Sescab
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180