Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza Festival de Cultura Afro
25/11/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Antonio Suelinton



Cerca de 100 usuários, facilitadores e orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) reuniram-se, nesta terça-feira (24), no Teatro Santa Catarina, para a apresentação do I Festival de Cultura Afro. A iniciativa, organizada pelo programa assistencial, teve por objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos durante todo mês de novembro.  

A temática abordada no Festival é fruto do planejamento das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Reviver I e II, que trabalharam, neste mês, a cultura afro, em virtude da comemoração do Dia nacional da Consciência Negra – 20 de novembro.

“O SCFV trabalha o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. E a cada mês nós desenvolvemos um planejamento com uma temática dentro dos eixos pertinentes ao nosso trabalho - participação, direito de ser e convivência social. Dentro dessa temática, a gente trabalhou os direitos, a inclusão, a inserção social e o conhecimento de outras culturas”, destaca a coordenadora da Proteção Social Básica, Viviane Menezes. 

O I Festival de Cultura Afro contou com a apresentação dos elementos marcantes da cultura negra, desenhos, pinturas, poesia, grupo de percussão, rap, hip hop, capoeira e teatro.

Segundo o orientador social e facilitador da Oficina de Música e Percussão, David Gomes, trabalhar a temática com música, enriquece os usuários do programa culturalmente, e tem uma grande aceitação por parte das crianças.

“A percussão já é originalmente da África e fica fácil trabalhar essa temática a partir daí. Foi muito agradável trabalhar com as crianças. Nós começamos a ver de onde vieram os ritmos e os instrumentos. Depois, nós trabalhamos as músicas da Bahia, além dos ritmos que já vemos cotidianamente, como o samba, maracatu, ciranda e o afoxé, em conjunto com a coreografia, sempre buscando a valorização da cultura”.

Abordar a cultura afro através das oficinas, além de transmitir a mensagem da valorização da cultura negra e igualdade racial, facilita a compreensão das crianças, gerando aprendizado. 

“Foi muito bom. Eu aprendi que a gente não pode ter preconceito com os negros, e que o que os brancos podem ter, os negros também podem”. “Achei muito legal conhecer mais a cultura negra. Também aprendemos que não devemos ter racismo por causa da cor da pele da pessoa, e isso pode mudar muito o nosso jeito de agir” – afirmaram Diogo Victor e Carla Alane, ambos de 12 anos e usuários do Reviver II.

SCFV – O SCFV, antigo Peti de Cabedelo, funciona no Bairro Renascer III, à Rua São Gabriel, nº 617, e atende a cerca de 150 alunos, entre crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, que participam diariamente de oficinas de Artes, Informática, Recreação, Dança e Matemática. Atualmente, estão sendo atendidos 57 jovens pela manhã e 83 no turno da tarde. Cada um deles ainda recebe uma Bolsa Família ou “PetiBolsa” por mês.

No local, os alunos ainda dispõem de quadra poliesportiva, consultório odontológico e equipamentos de informática.

As atividades acontecem em horário oposto ao da frequência das aulas normais, e servem como um complemento e uma forma de ocupar o tempo de crianças e adolescentes com atividades de formação, para que eles não sejam obrigados a trabalhar.

Secom Cabedelo











Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180