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Educadores e gestores participam de capacitação em Educação Inclusiva
26/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Educadores e gestores de Cabedelo participam, até esta sexta-feira (27), de uma capacitação em Educação Inclusiva, promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude da comarca de Cabedelo. A iniciativa, que teve início ontem (25), acontece em parceria com o Centro de Apoio Operacional (Caop) da Educação, a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad) e a Secretaria de Educação municipal (Seduc). 

Cerca de 60 gestores e professores das salas de recursos das escolas municipais e estaduais de Cabedelo estão participando da capacitação – que consta, basicamente, de mesa-redonda, oficinas, palestras e debates - e tem por objetivo aperfeiçoar esses profissionais para a inclusão de pessoas com deficiência em todas as etapas e modalidades de ensino.

O início da capacitação, que acontece no Auditório da Seduc, contou com a presença do assessor especial do Gabinete do prefeito, Fábio Araújo – representando o prefeito Leto Viana -  e dos secretários da Seduc, Clecy Alves, e da Ação e Inclusão Social (Semais), Euzo Chaves. Além deles, participaram, ainda,  representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Funad. 

Na ocasião, a secretária de educação, Clecy Alves, ressaltou a assistência prestada pelo município aos portadores de deficiência e a importância da qualificação dos profissionais para otimizar ainda mais esse serviço.

“Cabedelo vem crescendo e se destacando na assistência aos portadores de deficiência, e temos buscado não apenas cumprir a lei, mas prestar uma assistência de qualidade. Para isso, nós investimos em capacitações para os profissionais que lidam no dia a dia desses alunos. Essa agora é mais uma, e é muito bem-vinda, pois fará com que potencializemos ainda mais a nossa prioridade: oferecer o melhor no atendimento aos portadores de deficiência locais”. 

A pedagoga do Caop Educação, Valuce Alencar Bezerra, representante do MPPB, destacou que nas visitas às unidades escolares foram notados avanços na educação inclusiva oferecida no município. Porém, algumas fragilidades deverão ser temas de novas discussões. 

“Nós vimos grandes avanços em algumas unidades escolares, como sala de recursos bem organizadas e registro dos alunos. Contudo, uma das maiores fragilidades observadas foi com relação à avaliação dos alunos com deficiência. É necessário que se faça uma capacitação específica desse assunto, apresentando aos professores metodologias que possibilitem averiguar melhor o desenvolvimento do estudante”. 

Abordagem - No primeiro dia da capacitação foi realizada uma mesa redonda – mediada pela técnica pedagógica da Funad, Ana Paula Soares – que abordou a temática do fortalecimento das políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência. 

“Cabedelo é referência para o estado e vem desenvolvendo a educação inclusiva com profissionais qualificados, mas sempre podemos melhorar. É necessário qualificar esse serviço para torná-lo mais eficiente e garantir não apenas o acesso, mas a permanência desse aluno na escola, além de visualizar parcerias como essa com o MPPB e a Funad, como forma de reconhecimento e fortalecimento dessas políticas”, destacou Ana Paula.

Para a professora da Creche Pequeno Príncipe, Patrícia Dutra, a capacitação nessa temática é uma necessidade, pois sempre há coisas novas para aprender com especialistas que lidam cotidianamente com portadores de deficiência.

“É muito gratificante e importante vivenciar esse momento, pois a capacitação nos traz elementos que, muitas vezes, nós, educadores que estamos em sala de aula, desconhecemos. E a gente sabe da necessidade de trabalhar e fortalecer a inclusão dentro do município através dos professores, gestores e profissionais especializados”. 

Educação inclusiva em Cabedelo - A política municipal de educação inclusiva em Cabedelo tem três eixos de atuação: atendimento aos alunos, formação dos profissionais (gestores, supervisores, professores da sala regular e do atendimento educacional especializado – AEE) e atendimento aos pais.

A equipe multidisciplinar de apoio para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas é composta por 156 profissionais, entre eles pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arte-educador, mediadores (cuidadores) e professores e intérpretes de Libras, que atendem a 202 alunos com deficiência.

Além da inclusão do portador de deficiência na educação, visando uma melhor recepção aos portadores de deficiência nos órgãos públicos, estão sendo promovidos cursos de libras para os atendentes das secretarias municipais.

Secom Cabedelo



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