Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
MARIA EMPREENDEDORA: SEPM realiza oficina de trufas
26/11/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



Cerca de 30 mulheres participaram, nesta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM), de mais uma oficina do projeto Maria Empreendedora. Desta vez, foi oferecida às participantes uma aula assistida sobre o processo de confecção de trufas.
A aula, ministrada por Ana Cláudia Celestino, envolveu noções sobre escolha das matérias primas, utensílios utilizados no processo, manuseio dos ingredientes e etapas do preparo, além de noções de conservação e higiene.  

Para a secretária Mônica Pimentel, a oficina que deu sequência às ações do Maria Empreendedora segue a filosofia da SEPM e da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC): capacitar as mulheres cabedelenses para que elas consigam sua autonomia financeira.  

“Buscamos, com a sequência do Projeto, oferecer cursos e oficinas que sirvam para capacitar as mulheres, para que elas venham a aprender um oficio, porque um dos eixos da Secretaria é justamente lhes dar autonomia financeira. No momento em que a PMC oferece oficinas e cursos para capacitar essas mulheres, está mostrando a elas uma possibilidade de autonomia financeira, ou seja, propondo uma ação efetiva para despertar nelas o interesse de ganhar dinheiro e de contribuir com a renda doméstica”. 

Para Maria Aparecida da Silva, moradora do Monte Castelo -  e que também participou do minicurso para iniciantes em confeitaria, oferecido na semana passada - , a oficina de trufas é mais uma oportunidade para as mulheres.

“Estou participando porque, primeiramente, é uma oportunidade de aprender a fazer alguns doces. Mais a frente, esse saber pode até ser uma fonte de renda. Para nós, mulheres, é importante para quem está desempregada, para ser independente, para não depender do marido. Participo aqui da Zumba e, assim que divulgaram as oficinas, me interessei e estou achando o curso ótimo, dá para aprender bem e ganhar dinheiro”, comentou.

Empreendedorismo – As atividades do Maria Empreendedora terão prosseguimento na próxima quarta-feira (2), com a realização de uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada por Iza Heráclito. A iniciativa acontece no auditório do Gabinete do Prefeito (Gapre).

Para a secretária Mônica, essa é mais uma oportunidade de ampliar o universo de conhecimento das alunas.

“Não adianta apenas ensinar o ofício. É preciso também despertar nelas o empreendedorismo. A palestra é a ocasião de ensinar como vender, como transformar o ofício que se aprende em meio de vida, em fonte de renda”, destacou.

Ainda de acordo com Mônica, as ações da SEPM são para, cada vez mais, conseguir a realização de sonhos e a emancipação feminina.

“É uma satisfação saber que uma pasta que tem pouco tempo de existência está entre as Secretarias de Mulheres mais movimentadas da Paraíba. É satisfatório, como gestor, poder fazer o bem e viabilizar ações concretas. É chegar à praia, como já aconteceu, e ter uma pessoa vendendo docinho olhar a gente e dizer: ‘olha eu aprendi esse oficio lá numa oficina de doces que vocês fizeram e hoje eu ganho dinheiro’. Isso é que dá realmente satisfação e alegria”, concluiu.

Maria Empreendedora - O Maria Empreendedora é um projeto que visa a geração de renda e conquista de autonomia financeira de suas participantes. O projeto é idealizado por Iza Heráclito, diretora de Assistência à Mulher da SEPM, e tem como objetivo promover oficinas gratuitas para a profissionalização das mulheres cabedelenses, além de incentivá-las a ter iniciativas empreendedoras.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228. 8618. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180