Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Mostra Cultural apresenta trabalhos desenvolvidos nas creches de Cabedelo
27/11/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, realizou, nesta sexta-feira (27), a IX Mostra Cultural das Creches Municipais. Com o tema central “Descobrindo a cultura e a infância de Cabedelo”, crianças de nove creches municipais ocuparam o palco do Teatro Santa Catarina, em apresentações temáticas sobre aspectos culturais do município.

Ao todo, 1.500 crianças e cerca de 500 educadores, entre professores, auxiliares de sala, cuidadores, supervisores e gestores, participaram do processo de preparação da Mostra. Durante dois meses, cada unidade trabalhou um assunto relativo à temática central, explorando particularidades referentes à natureza e à sociedade de Cabedelo.

“A importância de todo projeto pedagógico é o desenvolvimento das habilidades das crianças. Além disso, há o desenvolvimento da socialização, a integração com outros espaços. Hoje, temos nove creches apresentando o que elas construíram de melhor em cada unidade. É um momento de troca de experiências e isso é muito relevante para eles: o contato social, o contato com o teatro, incentivo ao hábito de trazer as crianças ao teatro, esse espaço de cultura. Tudo isso é muito relevante dentro do projeto”, acentuou a coordenadora de educação infantil, Nadja Santos Araújo.

Cada uma das apresentações foi precedida de exibição de vídeo mostrando o processo de produção e do depoimento de um educador detalhando o trabalho realizado.

Creches e temas - O Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) apresentou o tema “Minha cidade, nossos atletas”; a creche Pequeno Príncipe -  “A criança cidadã de Cabedelo”; a Ádamo Klinger -  “Resgatando as brincadeiras de Cabedelo”; a Pequena Princesa - “A criança e a literatura de Cabedelo”; a Santa Catarina -  “Os pontos Turísticos de Cabedelo”; a Santa Bárbara -  “A criança e a arte cabedelense”; a Tarik Anthony - “O legado musical de Cabedelo”; a Alexia Luana - “Frio e calor – o clima de Cabedelo”; e a Josefa Regis -  “As danças típicas de Cabedelo”.

Conhecimento e emoção – Susana Maria da Silva, gestora da creche Pequeno Príncipe, que trouxe para a mostra o tema “A criança cidadã de Cabedelo”, falou sobre o processo de preparação da apresentação.

“Ficou muito fácil e prático trabalhar os direitos da criança cidadã cabedelense. É um trabalho de muito amor e é muito importante ver as crianças absorverem esses direitos, principalmente os mais importantes para eles, que é o brincar e estudar. Eles dizem bem direitinho os direitos, sobretudo aqueles que mais exploramos, como o direito a educação, a brincar, saúde e cultura. Percebemos aqui,na mostra das creches, que cada uma deu o seu melhor”, pontuou.

Já Jessiane Soares, educadora da Creche Santa Catarina - que destacou os pontos turísticos da cidade - ressaltou o método aplicado no trabalho pedagógico.

“Trabalhamos muito o lúdico com as crianças, procurando trazer para eles algo atrativo. Nesse projeto, foi bem interessante a criança poder conhecer os pontos turísticos da nossa cidade, porque muitas vezes a gente mesmo que mora em Cabedelo não dá tanto valor assim. Como eles conheceram, a gente via no olhar delas o entusiasmo. É bom mostrar à criança, desde a educação infantil, o valor de nossa cultura, o valor que devemos dar aos pontos turísticos de nossa cidade e a história dela". 

Para Edlene Francisco da Silva, moradora de Camboinha II e mãe de Davi Fernandes da Silva, aluno da creche Pequena Princesa, a Mostra é a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do filho.

“Desde o primeiro aninho que ele está na creche. Minha satisfação é ver que ele é bem tratado. Gosto de todas as professoras, e quando tem uma apresentação assim é muito gratificante para mães como eu, que gostam de participar de tudo o que o filho participa. Sou uma mãe bem presente, eu e o pai sempre estamos junto participando de tudo. Sou orgulhosa de tudo que ele faz”, finalizou.

Secom Cabedelo

 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180