Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cras realiza entrega de certificados dos cursos de Pintura em Tecido e Corte e Costura
3/12/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Cabedelo realizou, nesta quarta-feira (2), a entrega dos certificados para as participantes dos cursos de Pintura em Tecido e Corte e Costura. O evento, realizado na sede do Centro, no Recanto do Poço, contou com uma mostra dos trabalhos executados por elas no decorrer dos cursos. Ao todo, foram contempladas 60 mulheres, 30 em cada modalidade.

Os cursos tiveram início no mês de agosto, com duração de 60 horas/aula,  com o objetivo de capacitar as mulheres da comunidade para a geração de emprego e renda.

“É imprescindível a qualificação profissional que está sendo oferecida para essas mulheres. Estamos encerrando esses cursos que, com certeza, será de grande importância, porque através dessa profissão que elas estão abraçando nesse momento, poderão fortalecer a renda familiar, trazendo melhorias para a qualidade de vida”, destaca o secretário de Ação e Inclusão Social, Euzo Chaves. 

A capacitação de mão de obra é um dos serviços oferecidos pelo Cras, que atende famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo a coordenadora do Centro, Mônica Ervolino, a prioridade na oferta dos cursos são as pessoas com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

“Os cursos de capacitação são um complemento dos serviços oferecidos pelo Cras. São priorizadas as mulheres, principalmente as que têm filhos pequenos, pois elas acabam tendo uma maior dificuldade de adentrar no mercado de trabalho. Esses cursos representam uma estratégia de sobrevivência para que elas possam, por si mesmas, gerar renda e enfrentar as dificuldades”.

Os três meses de curso possibilitaram, além do aprendizado das técnicas, a interação entre as mulheres participantes, e fizeram surgir um novo projeto para a geração de renda e aperfeiçoamento da mão de obra. 

“Vamos criar um grupo de mulheres para continuar produzindo. Será dado seguimento ao aperfeiçoamento da mão de obra e da comercialização. Elas vão trabalhar de forma coletiva, porque não são todas que têm condições de comprar uma máquina de costura. O Cras vai dar esse apoio, e elas vão poder usar a máquina de costura daqui, produzir e comercializar até que possam adquirir suas máquinas e vender suas peças por elas mesmas”, completa Mônica. 

Para as mulheres, além da satisfação do aprendizado, o maior desejo é que a proposta da capacitação se realize e elas consigam ganhar dinheiro por conta própria e melhorar a renda familiar. 

“Aprendi a fazer almofada, fronha, lençol... Eu achei muito bom e fica melhor pra gente conseguir mais um dinheiro na costura. Pra mim foi ótimo”, relatou a dona de casa, Maria do Socorro Queiroz. 

Já para a também dona de casa, Maria das Dores dos Santos, o curso serviu, além de tudo, para realizar um desejo antigo. 

“Sempre tive vontade de pintar, achei muito bom. Aprendi algumas técnicas de pintura, fiz novas amizades. Aqui eu fiz uns paninhos de copa e pretendo continuar pintando para vender”. 

Sobre o Cras – Localmente, o Cras, em sua sede fixa, abriga serviços como o Bolsa Família, que tem cerca de sete mil famílias cadastradas; o Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF); o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço complementar ao PAIF para atender crianças, mulheres e idosos. O programa atua através de orientações e atendimento com uma equipe interdisciplinar de assistente social, psicólogo, educador e profissional em educação física.

Os atendimentos são feitos tanto das procuras espontâneas como dos encaminhamentos da rede do município, a partir das demandas da saúde, da educação e Conselho Tutelar, por exemplo. Além dos encaminhamentos, o Cras realiza buscas ativas no sentido de identificar casos de vulnerabilidade social e foca, também, a participação em eventos como uma estratégia de informar a população sobre a disponibilidade do serviço no município.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180