Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aluno da Rosa Figueiredo é medalha de bronze em Olimpíada Brasileira de Matemática
4/12/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O aluno George Paulino de Souza Filho, da escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). George tem 12 anos e é aluno do 6°ano. Ele competiu com alunos do Brasil inteiro no nível 1, que abrange estudantes do 6° e do 7°ano. 

Ao todo, a Olimpíada inscreveu 17.970 estudantes de todo o país. Os alunos premiados, assim como George, serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. 

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para George, apesar de ter sido um desafio participar da competição, o fato dele gostar muito da disciplina o deixou confiante. 

“Pra mim foi difícil, mas eu sempre gostei muito de matemática, então eu já estava confiante. Estudei um pouco mais com a professora e em casa também. Fiquei surpreso quando eu cheguei e vi o meu nome aqui. Foi muito bom”.

Quem ajudou o aluno nessa caminhada foi a professora Gabriella Germoglio, que também foi premiada na OBMEP.

Para ela, o principal desafio era ajudar os estudantes participantes a entenderem a estrutura da prova que, apesar de abordar assuntos trabalhados em sala de aula, necessitam de um pouco mais de cuidado na interpretação.

“A Olimpíada, na primeira etapa, seleciona os 12 melhores alunos da escola; e com esses 12, nós formamos um grupo de estudo, fizemos aulas extras para que eles entendessem como seria a prova. A gente não sabia as questões, mas fizemos um roteiro para os alunos saberem mais ou menos como seria. Nesta segunda etapa foram questões discursivas, em que eles tinham que desenvolver a questão e demonstrar o conhecimento, não apenas apontar uma alternativa. O resultado que obtivemos com o George é muito satisfatório, demonstra que estamos no caminho certo”.

Escola e ensino campeões - A escola Rosa Figueiredo tem se destacado pela participação em competições estaduais e nacionais, com vários alunos premiados. O incentivo da unidade de ensino vem desde o período da inscrição, divulgado amplamente pela direção, ao apoio dado pelos professores com a formação de grupos de estudo. 

“Nós incentivamos nossos alunos a participarem de competições, estamos sempre procurando as que estão com inscrições abertas para divulgarmos. Formamos grupos de estudo para que eles tenham orientação quanto às provas, e isso tem dado resultado. Logo no início eram poucos alunos interessados em participar, mas à medida que eles foram vendo os resultados, eles mesmos passaram a procurar pelas datas de inscrição”, destacou a gestora adjunta Simone Magali.

Os resultados trazem satisfação não apenas para a escola, mas também para o município, que tem sido bem representado em competições nacionais e estaduais. 

“Quando acontecem as provas, nós ficamos na expectativa para saber se algum aluno daqui foi contemplado. Para nós, um resultado como esse é uma satisfação incomparável; e o nosso reconhecimento por parte da sociedade tem sido traduzido pelo aumento na procura por vagas na escola”, finaliza Simone. 

Além de George, a Rosa Figueiredo ainda leva na bagagem de conquistas, um 2º lugar na Olimpíada Paraibana de Matemática – por meio da aluna Laís Oliveira, do 9º ano, orientada pelo professor Auremir Silva; e uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia – com a aluna Mariana Abreu, do 8º ano – e uma de bronze – com André Luiz, do 9º ano. Ambos orientados pelo professor de Geografia Alex Tomaz. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180