Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
DEZEMBRO VERMELHO: Sescab realiza mutirão de exames para DSTs e Aids
8/12/2015 - Secretaria de Saúde



Com o objetivo de levar informação e prevenção para mais perto da população, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Anexo do Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica, realizou nesta segunda-feira (7) uma ciranda de serviços na Praça Getúlio Vargas. A ação fez parte da programação da campanha nacional do Dezembro Vermelho – mês dedicado à prevenção das DST’s/Aids. 

A iniciativa ofereceu à comunidade presente serviços de aferição de pressão arterial, glicose, testes rápidos de HIV, Hepatites e sífilis, além de distribuição de preservativos, panfletagem e corte de cabelos em parceria com a CP fios e formas.

Cerca de 80 pessoas tiveram a oportunidade de colocar a saúde em dia, participando das atividades. 

“A prevenção é a principal arma da medicina. Quando nós fazemos atividades preventivas, estamos promovendo qualidade de vida e minimizando os gastos com a saúde no futuro. E essas ações estão sendo realizadas com frequência no município, sendo intensificadas no Outubro Rosa, no Novembro Azul e no Dezembro Vermelho. Quanto mais investimos em prevenção, teremos mais saúde para os cabedelenses”, destacou o secretário de saúde, Jairo Gama. 

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a prevenção às DSTs, especialmente à Aids. A Sescab disponibiliza ferramentas para que os usuários possam fazer a sua parte na prevenção, conforme enfatiza a diretora do Anexo da Policlínica, Elisandra Chaves.

“Quando nós realizamos essas ações, buscamos aproximar o serviço de saúde da população, alertando sobre as ferramentas de proteção às DST’s, de fácil acesso e disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, como os preservativos masculinos e femininos. Embora a Aids seja a doença mais falada, existem muitas outras: umas têm cura, outras tratamentos que garantem qualidade de vida ao portador. Porém, o mais importante é a prevenção, para evitarmos as complicações”.  

A estudante Joana Karla, moradora do Portal do Poço, esteve presente à ciranda de serviços e destacou a importância da iniciativa.

“Está sendo muito bom, pois esclarece muito as pessoas que acham que é besteira. Tem que vir fazer o teste para saber se tem a doença ou não”. 

Serviço anual - Embora neste mês as atividades de prevenção estejam sendo intensificadas, durante todo o ano o Anexo da Policlínica e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) oferecem à população testes rápidos para DSTs e Aids, assim como as Unidades de Saúde da Família (USF’s), que disponibilizam o serviço de acordo com a programação de cada unidade.

O teste rápido de HIV é realizado por profissionais capacitados e treinados, e feito por meio de coleta sanguínea, em um procedimento simples cujo resultado é obtido em 10 ou 15 minutos. O procedimento é gratuito e indicado especialmente à população a partir dos 15 anos de idade. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180