Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
DEZEMBRO VERMELHO: Sescab realiza mutirão de exames para DSTs e Aids
8/12/2015 - Secretaria de Saúde



Com o objetivo de levar informação e prevenção para mais perto da população, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Anexo do Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica, realizou nesta segunda-feira (7) uma ciranda de serviços na Praça Getúlio Vargas. A ação fez parte da programação da campanha nacional do Dezembro Vermelho – mês dedicado à prevenção das DST’s/Aids. 

A iniciativa ofereceu à comunidade presente serviços de aferição de pressão arterial, glicose, testes rápidos de HIV, Hepatites e sífilis, além de distribuição de preservativos, panfletagem e corte de cabelos em parceria com a CP fios e formas.

Cerca de 80 pessoas tiveram a oportunidade de colocar a saúde em dia, participando das atividades. 

“A prevenção é a principal arma da medicina. Quando nós fazemos atividades preventivas, estamos promovendo qualidade de vida e minimizando os gastos com a saúde no futuro. E essas ações estão sendo realizadas com frequência no município, sendo intensificadas no Outubro Rosa, no Novembro Azul e no Dezembro Vermelho. Quanto mais investimos em prevenção, teremos mais saúde para os cabedelenses”, destacou o secretário de saúde, Jairo Gama. 

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a prevenção às DSTs, especialmente à Aids. A Sescab disponibiliza ferramentas para que os usuários possam fazer a sua parte na prevenção, conforme enfatiza a diretora do Anexo da Policlínica, Elisandra Chaves.

“Quando nós realizamos essas ações, buscamos aproximar o serviço de saúde da população, alertando sobre as ferramentas de proteção às DST’s, de fácil acesso e disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, como os preservativos masculinos e femininos. Embora a Aids seja a doença mais falada, existem muitas outras: umas têm cura, outras tratamentos que garantem qualidade de vida ao portador. Porém, o mais importante é a prevenção, para evitarmos as complicações”.  

A estudante Joana Karla, moradora do Portal do Poço, esteve presente à ciranda de serviços e destacou a importância da iniciativa.

“Está sendo muito bom, pois esclarece muito as pessoas que acham que é besteira. Tem que vir fazer o teste para saber se tem a doença ou não”. 

Serviço anual - Embora neste mês as atividades de prevenção estejam sendo intensificadas, durante todo o ano o Anexo da Policlínica e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) oferecem à população testes rápidos para DSTs e Aids, assim como as Unidades de Saúde da Família (USF’s), que disponibilizam o serviço de acordo com a programação de cada unidade.

O teste rápido de HIV é realizado por profissionais capacitados e treinados, e feito por meio de coleta sanguínea, em um procedimento simples cujo resultado é obtido em 10 ou 15 minutos. O procedimento é gratuito e indicado especialmente à população a partir dos 15 anos de idade. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180