Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
59 ANOS CABEDELO: Escola Silvana Pontes recebe reforma com climatização de salas de aula e acessibilidade
10/12/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana entregou, nesta quarta-feira (9), a reforma da Escola Municipal Silvana Pontes, no Centro, que vai beneficiar os 214 alunos e funcionários da unidade. A solenidade – que fez parte do calendário de comemorações pelos 59 anos de Cabedelo – contou com a presença de vários secretários e vereadores do município, funcionários da Secretaria de Educação (Seduc) e convidados da comunidade escolar.

A reforma, que teve início no mês de outubro, durou aproximadamente dois meses, em um investimento de cerca de R$ 89.530,42. Foram realizadas diversas melhorias no prédio, como pintura, instalação de forro de PVC, telhado de fibrocimento, calha de aço galvanizado, cabos e luminárias, torneiras, trocas de portas e esquadrias. A reforma ainda contemplou a adequação de um banheiro acessível, climatização em todas as salas de aula, além da aquisição de um bebedouro novo e a criação do laboratório de informática.

“A educação tem sido uma das prioridades do nosso governo. Temos ultrapassado o índice obrigatório de 25% dos recursos provenientes dos impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino. No mês de outubro deste ano, chegamos a 28%. Uma grande preocupação é a questão da infraestrutura das escolas. Recebemos as unidades escolares com problemas sérios. Hoje, temos a alegria de entregar a reforma da escola Silvana Oliveira Pontes, com as adaptações que se fizeram necessárias. Uma casa foi alugada nesta mesma rua para que os alunos não ficassem sem aula. Peço a todos que cuidem da escola. Ela é de vocês: alunos, técnicos e professores”, ressaltou o prefeito Leto. 

O prédio onde funciona a escola recebeu sua última reforma há sete anos, quando ainda funcionava o anexo da escola Maria Pessoa. Durante esse tempo, foram feitos pequenos reparos que permitiam o funcionamento, mas não atendia as necessidades da comunidade escolar, que sofria muito com o calor e a estrutura precária.

“Ver a escola como está sendo entregue hoje, com as melhorias que foram implantadas, é uma grande alegria. E a reforma não é apenas uma questão de conforto, também favorece o processo de ensino-aprendizagem”, afirma a secretária de Educação, Clecy Alves.

Para a gestora da escola, Maria de Lourdes Calado - que trabalha no prédio desde 2004, quando funcionava o anexo da Escola Maria Pessoa -, a reforma é uma luta antiga, mas que valeu a pena. 

“A escola Silvana Pontes foi criada em dezembro de 2011, e há sete anos que não era reformada. Para nós, foi uma luta constante e, agora, agradecemos imensamente por essa conquista. Nós já estamos percebendo que a demanda por vagas na escola está aumentando, e embora não possamos atender a todos, temos a satisfação de oferecer aos nossos alunos uma melhor comodidade, uma escola com acessibilidade, laboratório de informática, salas climatizadas, pátio de recreação... A luta foi grande, mas agora chegou a hora de colher os frutos”.

Alunos e professores motivados - Para a professora Graça Coelho, as melhorias vão além da estrutura. Ela relembra os problemas e acredita que, a partir desse momento, o trabalho do professor deve ficar bem menos agitado e com melhor rendimento por parte dos alunos.

“Nós tínhamos muitos problemas na estrutura da escola. O calor deixava as crianças muito agitadas e também dificultava o nosso trabalho. Mas agora, no que depender da parte física, os problemas vão ser sanados, pois temos um ambiente satisfatório, favorecendo o aprendizado e que atende às nossas necessidades, inclusive com relação à acessibilidade”.

Edite Tomaz era uma das mães que ouvia queixas da filha, relacionadas principalmente ao calor, e ficou muito feliz com a reforma.

“Minha filha reclamava muito do calor e, agora, colocaram ar condicionado nas salas, ficou ótimo”.

As próximas escolas que receberão melhorias são a Edézio Rezende, Damásio França e Edilene Oliveira, respectivamente.

Programação– O calendário de atividades comemorativas ao aniversário de Cabedelo continua ao longo da semana. No sábado (12), uma grande festa vai marcar a data, com shows de Ramon Schnayder e da banda Forró Saudade, na Praia do Miramar. 

Dia: 10/12/2015 – QUINTA-FEIRA
9h – Inauguração das Vias de Acesso ao Mercado Público, juntamente com Ações da Secretaria de Saúde.
17h – Inauguração da Rua Poeta Hermes do Nascimento, na Praia do Miramar.

Dia: 11/12/2015 – SEXTA-FEIRA
9h00 – Entrega dos cheques aos Pequenos Empreendedores do Programa Desenvolver Cabedelo. 
10h30 – Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Camalaú

Dia: 12/12/2015 – SÁBADO
8h – Programação da Secretaria da Mulher com Aulão de Zumba e Fit Dance, em parceria com a Academia Visual Fitness, na  Praia do Mirama
19h – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Igreja Sagrado Coração de Jesus
22h00 – Shows na  Praia do Miramar

Dia: 13/12/2015 – DOMINGO
19h- Apresentação da Nau Catarineta (em comemoração ao Centenário da Nau Catarineta), no Teatro Santa Catarina

Dia: 22/12/2015 – TERÇA-FEIRA
9h –Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Renascer II.
10h30 – Inauguração da Reforma da Maternidade, Bloco Cirúrgico do Hospital Padre Alfredo Barbosa e do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180