Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
59 ANOS CABEDELO: Escola Silvana Pontes recebe reforma com climatização de salas de aula e acessibilidade
10/12/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana entregou, nesta quarta-feira (9), a reforma da Escola Municipal Silvana Pontes, no Centro, que vai beneficiar os 214 alunos e funcionários da unidade. A solenidade – que fez parte do calendário de comemorações pelos 59 anos de Cabedelo – contou com a presença de vários secretários e vereadores do município, funcionários da Secretaria de Educação (Seduc) e convidados da comunidade escolar.

A reforma, que teve início no mês de outubro, durou aproximadamente dois meses, em um investimento de cerca de R$ 89.530,42. Foram realizadas diversas melhorias no prédio, como pintura, instalação de forro de PVC, telhado de fibrocimento, calha de aço galvanizado, cabos e luminárias, torneiras, trocas de portas e esquadrias. A reforma ainda contemplou a adequação de um banheiro acessível, climatização em todas as salas de aula, além da aquisição de um bebedouro novo e a criação do laboratório de informática.

“A educação tem sido uma das prioridades do nosso governo. Temos ultrapassado o índice obrigatório de 25% dos recursos provenientes dos impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino. No mês de outubro deste ano, chegamos a 28%. Uma grande preocupação é a questão da infraestrutura das escolas. Recebemos as unidades escolares com problemas sérios. Hoje, temos a alegria de entregar a reforma da escola Silvana Oliveira Pontes, com as adaptações que se fizeram necessárias. Uma casa foi alugada nesta mesma rua para que os alunos não ficassem sem aula. Peço a todos que cuidem da escola. Ela é de vocês: alunos, técnicos e professores”, ressaltou o prefeito Leto. 

O prédio onde funciona a escola recebeu sua última reforma há sete anos, quando ainda funcionava o anexo da escola Maria Pessoa. Durante esse tempo, foram feitos pequenos reparos que permitiam o funcionamento, mas não atendia as necessidades da comunidade escolar, que sofria muito com o calor e a estrutura precária.

“Ver a escola como está sendo entregue hoje, com as melhorias que foram implantadas, é uma grande alegria. E a reforma não é apenas uma questão de conforto, também favorece o processo de ensino-aprendizagem”, afirma a secretária de Educação, Clecy Alves.

Para a gestora da escola, Maria de Lourdes Calado - que trabalha no prédio desde 2004, quando funcionava o anexo da Escola Maria Pessoa -, a reforma é uma luta antiga, mas que valeu a pena. 

“A escola Silvana Pontes foi criada em dezembro de 2011, e há sete anos que não era reformada. Para nós, foi uma luta constante e, agora, agradecemos imensamente por essa conquista. Nós já estamos percebendo que a demanda por vagas na escola está aumentando, e embora não possamos atender a todos, temos a satisfação de oferecer aos nossos alunos uma melhor comodidade, uma escola com acessibilidade, laboratório de informática, salas climatizadas, pátio de recreação... A luta foi grande, mas agora chegou a hora de colher os frutos”.

Alunos e professores motivados - Para a professora Graça Coelho, as melhorias vão além da estrutura. Ela relembra os problemas e acredita que, a partir desse momento, o trabalho do professor deve ficar bem menos agitado e com melhor rendimento por parte dos alunos.

“Nós tínhamos muitos problemas na estrutura da escola. O calor deixava as crianças muito agitadas e também dificultava o nosso trabalho. Mas agora, no que depender da parte física, os problemas vão ser sanados, pois temos um ambiente satisfatório, favorecendo o aprendizado e que atende às nossas necessidades, inclusive com relação à acessibilidade”.

Edite Tomaz era uma das mães que ouvia queixas da filha, relacionadas principalmente ao calor, e ficou muito feliz com a reforma.

“Minha filha reclamava muito do calor e, agora, colocaram ar condicionado nas salas, ficou ótimo”.

As próximas escolas que receberão melhorias são a Edézio Rezende, Damásio França e Edilene Oliveira, respectivamente.

Programação– O calendário de atividades comemorativas ao aniversário de Cabedelo continua ao longo da semana. No sábado (12), uma grande festa vai marcar a data, com shows de Ramon Schnayder e da banda Forró Saudade, na Praia do Miramar. 

Dia: 10/12/2015 – QUINTA-FEIRA
9h – Inauguração das Vias de Acesso ao Mercado Público, juntamente com Ações da Secretaria de Saúde.
17h – Inauguração da Rua Poeta Hermes do Nascimento, na Praia do Miramar.

Dia: 11/12/2015 – SEXTA-FEIRA
9h00 – Entrega dos cheques aos Pequenos Empreendedores do Programa Desenvolver Cabedelo. 
10h30 – Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Camalaú

Dia: 12/12/2015 – SÁBADO
8h – Programação da Secretaria da Mulher com Aulão de Zumba e Fit Dance, em parceria com a Academia Visual Fitness, na  Praia do Mirama
19h – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Igreja Sagrado Coração de Jesus
22h00 – Shows na  Praia do Miramar

Dia: 13/12/2015 – DOMINGO
19h- Apresentação da Nau Catarineta (em comemoração ao Centenário da Nau Catarineta), no Teatro Santa Catarina

Dia: 22/12/2015 – TERÇA-FEIRA
9h –Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Renascer II.
10h30 – Inauguração da Reforma da Maternidade, Bloco Cirúrgico do Hospital Padre Alfredo Barbosa e do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180